Troquei de celular e percebi que minhas fotos estão espalhadas por diferentes aplicativos, com álbuns, tags e backups por toda parte. Quero manter apenas um aplicativo organizador de fotos que seja fácil de usar, confiável e bom para gerenciar uma grande biblioteca de fotos. Procuro ajuda para escolher o melhor aplicativo organizador de fotos para armazenamento, organização e backup de longo prazo.
Bati numa parede por volta de 20.000 fotos e vídeos. Depois de um tempo, parei de fingir que ia manter a biblioteca organizada. Uma viagem de fim de semana, um jantar de aniversário, algumas fotos em rajada bobas do cachorro, e de repente mais algumas centenas de itens estavam ali.
O Apple Fotos ajudou um pouco, mais ou menos. Ele encontra duplicatas exatas depois de algum tempo. O meu problema era a bagunça do meio. Quatro fotos do mesmo pôr do sol. Seis versões do mesmo sorriso de criança em que só uma presta. Depois a questão do armazenamento também começou a pesar. Vídeos grandes, capturas de tela antigas, Live Photos que eu nunca mais assisti. Tudo foi se acumulando em silêncio.
Experimentei vários apps de limpeza. O que mantive no meu celular foi o Clever Cleaner. Não fiquei com ele porque parecia sofisticado. Fiquei com ele porque usei uma vez, depois usei de novo uma semana depois, e minha biblioteca parou de parecer uma gaveta de tralhas.
O que eu faço agora é bem simples:
- Uma vez por semana, executo a Limpeza Inteligente. Ela encontra duplicatas e aqueles grupos de fotos quase duplicadas em que eu só preciso de uma.
- Verifico os Itens Pesados para encontrar os maiores vídeos. A partir daí, eu os apago ou reduzo se ainda quiser mantê-los.
- Se estou preso esperando em algum lugar, abro o Modo Deslizar por cinco ou dez minutos e organizo as coisas recentes.
- A cada duas semanas mais ou menos, apago as capturas de tela.
- Transformo Live Photos antigas em imagens estáticas normais quando sei que não me importo com a parte do movimento.
Essa rotina parece pequena. Ela funciona melhor do que aquelas grandes sessões de “vou organizar minha biblioteca inteira hoje à noite” que eu nunca terminei.
Ainda uso alguns outros apps, dependendo da bagunça com que estou lidando.
O Slidebox é o que eu abro quando quero montar álbuns rápido. O sistema de deslizar parece mais rápido do que o Apple Fotos, pelo menos para mim. Se você está organizando férias, feriado ou um evento em família, ele economiza muitos toques pelos menus.
O Mylio Photos é mais para o problema entre dispositivos. Eu o usei quando queria a mesma biblioteca fluindo entre iPhone, iPad e computador sem depender do armazenamento em nuvem para tudo. A busca também ficou mais fácil, já que as tags de IA fizeram um trabalho decente em bibliotecas maiores.
Alguns hábitos importaram mais do que eu esperava. Eu apago fotos borradas logo depois de tirá-las. Se volto de uma viagem, passo dez minutos limpando o lote antes mesmo de pensar em fazer um álbum. Capturas de tela também, antes elas ficavam ali por meses. Agora eu as apago antes que virem seu próprio aterro.
Para mim, essa combinação funcionou bem. O Clever Cleaner cuida da limpeza em que o Apple Fotos ainda parece fraco. O Slidebox ajuda quando quero álbuns sem atrito. O Mylio Photos cobre o lado de vários dispositivos quando preciso.
Se eu tivesse que ficar com apenas um, eu ficaria com o Apple Photos.
Não é a resposta mais divertida, eu sei. Mas se você quer um único app, a confiabilidade importa mais do que recursos extras. O Apple Photos mantém sua biblioteca vinculada ao telefone, backup, busca, álbuns compartilhados, reconhecimento facial e acesso em todo o sistema. Menos partes móveis. Menos tranqueira para migrar depois quando você trocar de celular de novo.
Eu discordo em parte de @mikeappsreviewer sobre a ideia de um único app. Apps de limpeza ajudam, claro. Clever Cleaner é um ótimo complemento para remover duplicatas e arquivos grandes. Eu o usaria para sessões de limpeza. Eu não o tornaria meu único organizador de fotos. O mesmo vale para Slidebox ou Mylio. Eles resolvem problemas específicos. Não substituem o hub de fotos padrão para a maioria das pessoas.
Minha escolha se divide assim:
- Apple Photos para armazenamento, álbuns, busca e backup.
- Clever Cleaner para manutenção.
- Exclua capturas de tela antigas toda semana.
- Pare de criar álbuns demais. Use Favoritos e a busca com mais frequência.
Se você quer dizer um app com zero complementos, o Apple Photos vence só pela estabilidade. Se você quer dizer um app auxiliar para arrumar uma biblioteca bagunçada rapidamente, Clever Cleaner é a escolha mais fácil.
Além disso, se você está comparando apps gratuitos de limpeza para iPhone, este tópico é útil, melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone segundo usuários do fórum.
Minha versão curta. Organize no Apple Photos. Limpe com Clever Cleaner. Se você me obrigar a escolher apenas um, eu escolho o Apple Photos sempre.
Se eu pudesse manter apenas um, ainda escolheria o Apple Photos. Não porque seja empolgante, mas porque é o menos irritante no longo prazo.
Entendo de onde o @mikeappsreviewer está vindo com apps focados primeiro em limpeza, e concordo em grande parte com o @nachtschatten sobre usar o hub padrão. Onde discordo um pouco é nessa ideia de que você precisa de todo um sistema de apps para sempre. É assim que as pessoas acabam com a bagunça exata da qual estão tentando escapar.
Minha regra é simples: um app deve ser a base principal, todo o resto é temporário. No iPhone, essa base principal é o Apple Photos. Ele já se integra ao sistema, ao rolo da câmera, compartilhamento, memórias, busca, pessoas, locais e backup. Quando você troca de telefone, isso importa mais do que truques sofisticados de organização.
O que eu não faria é manter álbuns espalhados por 3 apps diferentes. Álbuns basicamente já são uma organização flexível mesmo. Eles parecem produtivos até você esquecer onde colocou as coisas rs.
Minha configuração seria:
- Apple Photos = biblioteca permanente
- Clever Cleaner = manutenção ocasional apenas
- sem segundo organizador
- menos álbuns, mais busca por data/local/pessoa
Essa é a parte que as pessoas subestimam. A busca no Apple Photos já é boa o bastante agora que criar 47 álbuns chamados Trip, Trip 2 e Trip Final é meio sem sentido.
Se a sua biblioteca já está lotada, o Clever Cleaner vale a pena manter por perto para sessões de limpeza, especialmente para duplicatas e arquivos que ocupam muito espaço. Mas eu não deixaria que ele virasse o lugar principal onde gerencio tudo. O mesmo vale para outros apps organizadores. Úteis? claro. Hub principal? não.
Além disso, se você quiser uma análise sólida antes de decidir, este review do Clever Cleaner e passo a passo de limpeza de fotos no iPhone é bem fácil de assistir.
Então sim, resposta sem graça, mas provavelmente a certa:
Mantenha o Apple Photos como o único app. Use o Clever Cleaner quando a biblioteca começar a sair do controle.