Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu SSD em um PC com Windows 11, e eles não estavam na Lixeira. Estou tentando descobrir se há alguma chance real de recuperar arquivos excluídos de um SSD, especialmente com o TRIM possivelmente envolvido. Preciso de ajuda para encontrar opções seguras de recuperação, porque alguns desses arquivos são realmente importantes e não consigo substituí-los facilmente.
Encontrei isso uma vez no Windows 11 e, sim, aquela sensação de frio na barriga é real. Um arquivo marcado como excluído permanentemente nem sempre desapareceu de vez. Se o Windows ainda não reutilizou esses setores, a recuperação ainda tem chance.
A primeira coisa que fiz, e que você também deve fazer, foi parar de usar a unidade o máximo possível. Nada de instalar aplicativos. Nada de downloads grandes. Nada de mover arquivos de um lado para o outro. Cada gravação dá ao Windows outra chance de sobrescrever os dados excluídos. Em SSDs, isso piora rápido porque o TRIM pode apagar os blocos excluídos em segundo plano. Se o seu arquivo estava em um SSD, o tempo importa ainda mais.
Antes de mexer em ferramentas de recuperação, eu verificaria primeiro as coisas mais básicas porque isso economiza tempo quando funciona:
## Lugares rápidos para verificar
- OneDrive
- Histórico de Arquivos
- Versões Anteriores
- Qualquer backup em nuvem que você esqueceu que estava ativo
- Um disco externo antigo
Já vi pessoas passarem uma hora escaneando um disco e depois encontrarem o arquivo na lixeira do OneDrive ou em uma pasta de backup que esqueceram que existia. Comece por aí.
## Se os backups falharem
Quando essas verificações não dão em nada, eu passaria para um software de recuperação.
Disk Drill geralmente é o primeiro que eu tentaria. O que mais me chamou atenção foi a frequência com que ele mantinha os nomes originais dos arquivos e os caminhos das pastas. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Ficar separando 4.000 arquivos chamados file000123.jpg cansa bem rápido.
## Fluxo básico de recuperação
1. Instale o Disk Drill em outra unidade, se você tiver uma.
2. Escaneie a unidade onde o arquivo foi excluído.
3. Passe pelos resultados e use a busca ou os filtros para restringir.
4. Visualize os arquivos com os quais você se importa.
5. Recupere-os para outra unidade, não de volta para a mesma.
No Windows, ele permite escanear e visualizar sem limites, e o limite de recuperação gratuita é de 100 MB.
## Outras ferramentas que valem a pena considerar
Se o problema for maior do que um arquivo excluído, eu olharia para outras opções.
### DiskGenius
Este me ajudou mais quando a bagunça envolvia uma partição perdida, uma partição RAW ou danos no sistema de arquivos.
### Windows File Recovery
A própria ferramenta da Microsoft. Gratuita. Mas sem interface gráfica. Você digita comandos no terminal, então parece meio bruta se você quer apontar e clicar.
## Quando eu pararia e não tentaria fazer sozinho
Há casos em que eu não continuaria mexendo na unidade:
- Ela faz barulhos estranhos
- Ela fica offline aleatoriamente
- O Windows para de detectá-la
- Os dados são importantes o suficiente para que falhar não seja aceitável
Nesse ponto, eu tenderia a procurar um serviço profissional de recuperação antes de causar mais danos com varreduras repetidas ou tentativas aleatórias de reparo.
A versão curta é simples. Use menos a unidade. Verifique os backups primeiro. Se for escanear, recupere para uma unidade diferente. Quanto antes você fizer isso, melhores costumam ser suas chances.
Se os arquivos foram excluídos de um SSD, suas chances dependem do TRIM. Essa é a parte chata. Em muitos sistemas com Windows 11, assim que o TRIM é executado, os blocos excluídos são limpos rapidamente. Às vezes em minutos, às vezes após uma reinicialização, às vezes mais tarde. Então eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto: uma varredura longa nem sempre é o primeiro passo em SSDs. Primeiro, verifique se ainda vale a pena escanear a unidade.
Faça o seguinte:
1. Pare de usar o PC.
2. Desligue-o.
3. Se os arquivos perdidos forem muito importantes, remova o SSD e conecte-o a outra máquina como unidade secundária, em modo somente leitura se possível.
4. Abra o Prompt de Comando e execute:
fsutil behavior query DisableDeleteNotify
Se retornar 0, o TRIM está ativado. As chances de recuperação caem bastante.
Outra verificação:
winsat diskformal
ou use o CrystalDiskInfo para ver a saúde do SSD. Se o SMART parecer ruim, não continue mexendo nele.
Se você quiser um caminho rápido, o Disk Drill ainda é uma das opções mais limpas para recuperação de arquivos em SSD no Windows 11, principalmente porque visualizar e classificar os resultados é menos doloroso do que em muitas outras ferramentas. Mas se o TRIM já limpou os blocos, nenhum aplicativo vai fazer mágica no espaço vazio.
Mais um lugar que as pessoas deixam passar é o histórico específico de aplicativos:
autosaves do Photoshop, arquivos temporários do Office, nuvem da Adobe, histórico de downloads do navegador, cache de anexos de e-mail, pastas de exportação do Zoom ou Teams. Já vi documentos excluídos ainda parados ali.
Veja também este guia curto com etapas de recuperação de arquivos em SSD no Windows 11:
veja o passo a passo de recuperação de arquivos em SSD no Windows 11
Se o arquivo for algo comercial, jurídico ou de família que você não pode substituir, pare de tentar por conta própria depois de uma passada. A recuperação em SSD piora rapidamente.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @voyageurdubois disseram: se este era o SSD do seu sistema, o Windows 11 também pode ter removido vestígios de áreas temporárias e caches de aplicativos mais rápido do que as pessoas esperam, então eu verificaria a **recuperação em nível de aplicativo** antes de fazer várias varreduras profundas.
Coisas que eu procuraria e que muita gente deixa passar:
- painel de Recuperação de Documentos do Office
- pastas temporárias `%AppData%` e `%LocalAppData%`
- salvamento automático/arquivos recentes da Adobe
- backups de sessão do Bloco de Notas ou do editor
- pastas/histórico de downloads do navegador
- caches de anexos do cliente de e-mail
Além disso, discordo um pouco do conselho comum de fazer varredura repetidamente com ferramentas de comparação. Em SSDs isso pode apenas desperdiçar tempo e, às vezes, sobrecarregar uma unidade que já tem desgaste ruim de NAND. Uma passada sólida é mais inteligente do que dez passadas desesperadas.
Se você quiser experimentar um software, o **Disk Drill** é uma opção razoável porque facilita identificar o que realmente é recuperável em vez de despejar uma pilha gigante de lixo em você. Mas se o TRIM já limpou os blocos, mesmo o melhor software de recuperação de SSD do Windows 11 não vai fazer milagres. Essa é a verdade irritante.
Outro passo subestimado: verifique se o arquivo existia em uma forma diferente. Procure por:
- nomes de arquivo duplicados
- exportações mais antigas como PDF/JPG
- anexos ZIP
- cópias sincronizadas dentro de mensageiros como Teams/Slack/Discord
E se você usa a Pesquisa do Windows, tente isto no Explorador de Arquivos:
`content:keyword`
Às vezes o arquivo ainda está lá e só foi movido/renomeado. Parece bobo, mas eu já vi isso acontecer. Duas vezes rs.
Se você quiser leitura adicional, este tópico é bem relevante: discussão sobre recuperação de arquivos em SSD no Windows 11 e dicas para arquivos excluídos
Versão curta: pare de gravar no SSD, verifique salvamentos em nível de aplicativo e cópias sincronizadas, depois tente o Disk Drill uma vez, recupere para outra unidade e não espere mágica se o TRIM já tiver sido acionado.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só sugeriram de leve: **verifique o Volume Shadow Copy / Versões Anteriores na pasta pai**, não apenas o Histórico de Arquivos de forma global. Em algumas configurações do Windows 11, um instantâneo da pasta sobrevive mesmo quando o arquivo em si foi excluído permanentemente. Clique com o botão direito na pasta onde ele estava, Propriedades, Versões Anteriores. É sem graça, mas já vi isso poupar as pessoas de uma varredura.
Pequena discordância com o conselho de remover o SSD imediatamente em todos os casos: se for um laptop moderno com BitLocker, drivers OEM estranhos ou sem outra máquina disponível com facilidade, removê-lo fisicamente pode criar novos problemas. Se a unidade estiver estável, eu primeiro inicializaria o mínimo possível e faria uma imagem dela, se você tiver as ferramentas.
Minha ordem seria:
1. Verificar a lixeira da web do OneDrive e as versões anteriores para esse nome de arquivo exato.
2. Verificar as Versões Anteriores da pasta pai.
3. Se os dados forem valiosos, fazer primeiro uma imagem setorial do SSD.
4. Fazer a varredura na imagem, não no SSD em uso.
Essa última parte importa mais do que as pessoas imaginam. Recuperar a partir de uma imagem é mais seguro do que martelar o disco original com várias varreduras.
Sobre o **Disk Drill**:
**Prós**
- fácil de organizar por tipo, data e caminho
- a visualização prévia é realmente útil
- menos irritante do que muitos aplicativos de recuperação para encontrar um arquivo específico
**Contras**
- se o TRIM já tiver zerado os blocos, não vai ajudar
- varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados/brutos
- não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
Então sim, concordo com @voyageurdubois, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer sobre interromper as gravações rapidamente, mas minha principal sugestão é: **faça uma imagem primeiro, se possível**. Na recuperação de SSD, preservar o estado atual às vezes é a única vantagem real que ainda resta.