Eu formatei acidentalmente meu cartão SD antes de fazer backup das minhas fotos e vídeos, e agora estou tentando descobrir quais são minhas opções reais de recuperação. O cartão tinha arquivos pessoais importantes, e preciso de ajuda para entender se devo usar um software de recuperação de cartão SD, parar completamente de usar o cartão ou levá-lo a um serviço profissional de recuperação de dados.
Já passei por isso uma vez com um cartão de câmera, e a resposta curta é sim, os arquivos muitas vezes ainda estão lá.
O que geralmente acontece depois de formatar um cartão SD é uma formatação rápida, seja na câmera, no drone ou no computador. O cartão não é apagado de uma vez só. O que é limpo primeiro é o índice de arquivos, meio que a parte que o dispositivo usa para saber o que está onde. Os dados de fotos e vídeos muitas vezes permanecem no cartão até que novas gravações sejam salvas por cima.
Então a primeira coisa é parar de usar o cartão agora. Tire-o do aparelho. Não grave outro clipe. Não copie nada para ele. Cada nova gravação aumenta as chances de os dados antigos serem sobrescritos, e quando isso acontece, as chances de recuperação caem rápido.
Se você quiser o caminho mais prático, use um software de recuperação. Eu usei Disk Drill em uma situação parecida, e ele fez um trabalho melhor do que as ferramentas aleatórias que eu tinha testado antes. Recuperação de vídeo é onde muitos aplicativos falham. Clipes grandes muitas vezes acabam divididos em partes pelo cartão, então algumas ferramentas encontram fragmentos e entregam arquivos que não abrem. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery voltado para gravações de câmeras e drones, que é a parte que eu tentaria primeiro se os arquivos ausentes forem vídeos.
O que eu faria, passo a passo:
- Coloque o cartão SD no computador com um leitor de cartões decente. Leitores ruins fazem você perder tempo e geram erros estranhos.
- Instale o Disk Drill no disco interno do computador. Não instale nada no cartão SD.
- Abra o programa, selecione o cartão formatado e inicie a varredura. Se forem gravações de drone ou câmera, use o Advanced Camera Recovery.
- Espere a varredura terminar. Visualize o que ele encontrar para verificar se os arquivos abrem e parecem estar intactos.
- Recupere os arquivos para o disco do computador, não de volta para o cartão SD. Gravar arquivos recuperados no mesmo cartão é como as pessoas arruínam a recuperação no último segundo.
Se você quiser outras opções, o PhotoRec é um que muita gente menciona por um motivo. É gratuito e de código aberto, e realmente consegue extrair dados de cartões danificados ou formatados. A parte ruim é a interface. Ela parece antiga, carregada de texto, e não vai devolver a estrutura original de pastas nem os nomes normais dos arquivos, então organizar tudo depois da recuperação é um saco. O R-Studio é outra opção séria, embora eu tenha achado mais difícil de usar, a menos que você já esteja familiarizado com ferramentas de armazenamento. Além disso, a versão gratuita dele é inútil para arquivos de vídeo grandes por causa do limite de tamanho.
Mais uma coisa. Se o cartão nem aparecer, ou se as gravações forem importantes o suficiente para você não querer arriscar uma tentativa em casa, pule o caminho do software e procure um laboratório de recuperação. Esses lugares usam métodos diretos de hardware e ferramentas em nível de chip. Custa mais, claro, mas muitas empresas decentes só cobram se recuperarem alguma coisa.
Então, sem pânico por enquanto. Se o cartão foi apenas formatado e não foi usado desde então, suas chances ainda são boas.
Se o cartão foi formatado uma vez e não foi usado depois, suas chances ainda são razoáveis. @mikeappsreviewer está certo no ponto principal, pare todas as gravações. Só discordo um pouco de partir direto para uma varredura e torcer pelo melhor. Primeiro faça uma imagem byte a byte do cartão SD se o seu computador o reconhecer. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma varredura travar ou o cartão começar a falhar, você ainda terá uma tentativa limpa restante.
Use USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd se você souber usar. Salve a imagem na unidade do seu PC.
Depois teste apps de recuperação na imagem. Disk Drill é uma escolha sólida, especialmente para fotos e vídeos de câmera. Se ele encontrar a estrutura dos arquivos, ótimo. Se não, ferramentas de file carving frequentemente recuperam arquivos JPG, MP4, MOV, CR3, NEF e RAW apenas pelas assinaturas. A desvantagem é perder nomes de arquivos e pastas.
Uma verdade difícil. Uma formatação completa em algumas câmeras apaga mais do que as pessoas esperam. O TRIM em alguns cartões SD e leitores também prejudica a recuperação rapidamente. Nem toda formatação é igual. Se isso aconteceu em um telefone, drone ou dispositivo mais novo, suas chances diminuem.
Se o cartão montar com tamanho incorreto, pedir para formatar novamente ou apresentar erros de I/O, pare de tentar por conta própria e envie para um laboratório.
Além disso, se você quiser mais contexto, esta discussão sobre recuperação de cartão SD formatado com soluções reais de usuários vale a pena ver.
Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @sognonotturno realmente enfatizaram o suficiente: verifique que tipo de formatação realmente aconteceu. Isso importa muito mais do que as pessoas pensam.
Se foi uma formatação rápida em uma câmera ou PC, a recuperação muitas vezes é bem possível. Se o dispositivo fez uma reinicialização mais profunda, ou se o cartão/leitor de cartão suporta TRIM e passou esse comando adiante, a janela pode se fechar rapidamente. Então sim, existem opções reais, mas elas não são todas iguais.
Minha opinião:
- Não monte o cartão repetidamente só para ver.
- Se o cartão ainda é lido normalmente, recupere o quanto antes.
- Se ele começar a desconectar, mostrar 0 bytes, capacidade errada ou pedir para formatar de novo, pare de mexer nele.
Discordo um pouco da ideia de que fazer uma imagem é sempre o primeiro passo para todo mundo. É o ideal, claro, mas para um cartão SD normal e saudável que foi apenas formatado rapidamente, ir direto para uma varredura somente leitura com algo como o Disk Drill costuma ser mais rápido e menos intimidador para pessoas comuns. Se o cartão estiver instável, aí sim, imagem primeiro. Sem discussão.
Além disso, não julgue a recuperação apenas pelos nomes dos arquivos. Depois da formatação, você pode obter nomes feios e nenhuma pasta, mas as fotos/vídeos ainda podem estar perfeitamente utilizáveis. Isso assusta as pessoas sem motivo.
Para alinhar as expectativas:
- Fotos JPG/PNG: geralmente as melhores chances
- Fotos RAW: muitas vezes chances decentes
- Vídeos MP4/MOV: variável, depende da fragmentação
- Clipes grandes em 4K: mais complicados do que as pessoas pensam
Se você quiser uma visão geral prática, esta análise do Disk Drill para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD provavelmente é mais útil do que ler páginas de marketing.
Versão curta: se você formatou uma vez e parou de usar o cartão, ainda tem uma chance. Se o cartão estiver agindo de forma estranha, pare com o faça você mesmo antes de piorar a situação.
A principal coisa que eu acrescentaria ao que @sognonotturno, @jeff e @mikeappsreviewer já abordaram: a qualidade da recuperação importa tanto quanto o sucesso da recuperação.
Muita gente comemora quando um software encontra 2.000 arquivos, depois percebe que metade dos vídeos está corrompida, as miniaturas estão quebradas ou os arquivos RAW abrem com erros. Então, ao avaliar suas opções, não pergunte apenas pode encontrar arquivos? Pergunte pode recuperar arquivos que realmente abrem?
Meu ranking prático:
-
Melhor caso para fazer por conta própria
O cartão foi formatado rapidamente uma vez, não foi reutilizado e ainda é lido normalmente no computador.
É aqui que ferramentas como Disk Drill fazem sentido. -
Caso arriscado para fazer por conta própria
O cartão aparece, mas está lento, desconecta ou apresenta erros de leitura.
Na verdade, eu discordo um pouco do pessoal do é só escanear neste caso. Mídias flash instáveis podem piorar enquanto são forçadas por leituras repetidas. -
Caso ruim
Capacidade errada, não é detectado corretamente, pede reformatação toda vez ou veio de um dispositivo que pode emitir TRIM.
Nesse ponto, o software muitas vezes vira aposta.
Para o Disk Drill, prós e contras reais:
Prós
- Fácil o suficiente para usuários não técnicos
- Bom suporte de visualização para formatos comuns de foto e vídeo
- Melhor do que muitas ferramentas básicas ao lidar com mídia de câmera
- Fluxo de trabalho mais limpo do que o de muitos utilitários gratuitos
Contras
- Não faz milagres se os metadados sumiram e os arquivos estão fragmentados
- Pode encontrar muitos arquivos com nomes genéricos, o que vira bagunça rapidamente
- Recuperação paga para uso completo
- Em cartões muito danificados, software em geral pode não ser a ferramenta certa
Uma coisa que as pessoas ignoram: depois da recuperação, verifique amostras de cada tipo de arquivo. Abra alguns JPGs, vários vídeos de datas diferentes e alguns RAWs, se você os tinha. Não presuma que o lote inteiro está bom só porque a varredura terminou.
Então, suas opções reais são bem simples:
- cartão saudável: recuperação por conta própria
- cartão instável: fazer imagem primeiro ou parar
- cartão com falha e dados valiosos: laboratório profissional
Se o cartão estiver legível e isso foi apenas uma formatação acidental, Disk Drill é uma primeira tentativa razoável. Se ele começar a se comportar de forma estranha, pare antes que a curiosidade cause mais danos do que a formatação causou.