Meu iPad está com pouco espaço de armazenamento e parece mais lento após uma atualização recente. Já limpei o que pude, mas ainda estou lidando com arquivos inúteis e não tenho certeza de qual aplicativo gratuito de limpeza para iPad é realmente seguro e eficaz. Estou procurando recomendações reais sobre o melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad para aumentar o armazenamento e o desempenho.
Eu já testei um monte de apps de limpeza para iPad ao longo do tempo, e ainda acabo voltando para o Clever Cleaner.
O que me fez continuar usando foi simples. Ele vai atrás das coisas em um iPad que normalmente ocupam o armazenamento primeiro. Para mim, quase sempre eram fotos e vídeos. Não caches antigos de apps, não lixo falso do sistema, não categorias sem sentido com 200 MB nelas. Minha biblioteca era o problema, e este app focava nisso.
As partes que eu mais usei foram estas:
- Limpeza Inteligente, para remover fotos duplicadas e quase duplicadas
- Pesados, para identificar vídeos enormes rapidamente
- Compressão de Vídeo, para reduzir arquivos de vídeo em vez de apagá-los
- Conversão de Live Photo, para manter a imagem enquanto remove os dados extras de movimento
- Modo Deslizar, para passar pelas fotos rapidamente sem ficar procurando no app Fotos
O que me convenceu foi o resultado. Liberei uma boa quantidade de espaço sem apagar nada com que eu me importasse. A correspondência de fotos foi melhor do que eu esperava. Ele encontrou aquelas fotos em sequência quase idênticas e imagens repetidas que eu tinha esquecido que estavam lá. Depois, Pesados me mostrou alguns vídeos parados ali ocupando vários gigabytes. Eu não apaguei a maioria deles. Eu os comprimi e recuperei armazenamento dessa forma.
Outra coisa de que gostei, e não digo isso com frequência sobre apps de limpeza, é o quão pouca fricção havia. Tudo permanecia no iPad. Minhas fotos não eram enviadas para outro lugar. Nenhum anúncio aparecendo a cada poucos toques. Nenhuma insistência constante com paywall. Para um app gratuito, fiquei meio surpreso com isso.
Se o seu objetivo é liberar armazenamento em um iPad sem passar a noite inteira organizando arquivos manualmente, este é o primeiro app que eu indicaria.
Eu não confio na maioria dos apps de limpeza no iPad, já que o iPadOS não dá a eles acesso profundo ao sistema. Então, se um app afirma que remove lixo do sistema, eu pularia. Muitos deles são só firula.
Concordo em parte com @mikeappsreviewer. Se o seu problema de armazenamento são fotos e vídeos, o Clever Cleaner é um dos poucos apps gratuitos de limpeza para iPad que vale a pena testar. Ele foca nas coisas que os usuários controlam, que é onde normalmente estão os maiores ganhos. Isso importa mais do que varreduras falsas de cache.
Para a lentidão, eu faria duas coisas fora de qualquer app:
- Verifique Armazenamento do iPad e descarregue apps grandes que você não usa.
- Reinicie e depois deixe carregando no Wi-Fi por um tempo após as atualizações. A indexação costuma deixar tudo mais lento por um ou dois dias.
O melhor app gratuito de limpeza para iPad para liberar armazenamento rápido ainda provavelmente é algo como o Clever Cleaner, principalmente para limpar mídia. Para um exemplo rápido, isto mostra uma maneira mais rápida de liberar armazenamento no iPhone e iPad sem apagar tudo.
Resumindo: use um limpador para fotos. Use os ajustes do iPad para apps. Ignore qualquer app que prometa remoção mágica de lixo.
Concordo com @caminantenocturno em uma coisa: qualquer app de iPad que afirma conseguir limpar lixo do sistema está basicamente vendendo pó de fada. O iPadOS simplesmente não permite isso. Então eu avalio esses apps pelo fato de ajudarem ou não a remover as coisas que realmente lotam o armazenamento.
Dito isso, discordo um pouco de @mikeappsreviewer apenas porque não acho que um app de limpeza deva ser sua primeira opção para lentidão. Para armazenamento, claro. Para travamentos depois de uma atualização, não muito. Muitas vezes isso é indexação, análise de fotos em segundo plano, recacheamento de apps etc.
Se você quer uma opção grátis que seja realmente útil, o Clever Cleaner provavelmente é a aposta mais segura no momento. Não porque ele faça mágica, mas porque se limita à limpeza de mídia, que é onde a maioria das pessoas realmente recupera espaço. Eu o usaria principalmente como organizador de fotos e vídeos, não como algum consertador milagroso de desempenho.
O que me ajudou mais do que qualquer app de limpeza:
- limpeza dos dados de sites do Safari
- excluir arquivos baixados antigos no app Arquivos
- remover anexos do Mensagens
- verificar downloads offline em apps de streaming
- desativar a Atualização em 2º Plano para apps inúteis
Também vale a pena ler esta análise detalhada da limpeza de armazenamento do Clever Cleaner se você quiser ver o que ele realmente faz antes de instalar.
Versão curta: Clever Cleaner para limpeza grátis de armazenamento, app Ajustes para o resto. Qualquer coisa que prometa limpeza profunda no iPad geralmente é bobagem.
Opinião polêmica: discordo um pouco de @caminantenocturno, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer em apenas um ponto. As pessoas dizem que “apps mais limpos não ajudam no desempenho”, mas podem ajudar indiretamente se o seu iPad estiver quase cheio. O iPadOS fica instável quando o espaço livre está muito apertado.
Então, entre os apps realmente gratuitos, o Clever Cleaner é um dos poucos que eu sequer me daria ao trabalho de testar.
Prós:
- bom para fotos duplicadas e quase duplicadas
- ajuda a encontrar vídeos enormes rapidamente
- útil se o seu problema de armazenamento for a sua biblioteca de mídia
- a versão gratuita é realmente utilizável
- não vende bobagem falsa de “aumento de RAM”
Contras:
- não vai remover lixo real do sistema porque o iPadOS não permite isso
- menos útil se o seu problema de armazenamento for apps, Mensagens ou Arquivos
- a correspondência de fotos nunca é perfeita, então confira duas vezes antes de apagar
- não vai corrigir magicamente a lentidão relacionada a atualizações da noite para o dia
Minha visão: antes de apagar qualquer coisa, verifique os downloads do Apple Books, episódios de podcast, pacotes de som do GarageBand, exportações de time-lapse do Procreate e anexos antigos do Mail. Esses são consumidores sorrateiros de armazenamento no iPad, e as pessoas se esquecem deles.
Então sim, Clever Cleaner para fotos/vídeos, mas eu não esperaria milagres. Se o seu iPad estiver lento logo após uma atualização, dê um tempo a ele também.