Excluí acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD antes de fazer backup deles, e agora estou tentando descobrir qual é a melhor ferramenta de recuperação para usar. Se você recuperou com sucesso vídeos excluídos do cartão SD, qual software funcionou para você e o que devo evitar?
Vídeo excluído de um cartão SD, o que eu faria primeiro
Já perdi gravações vezes suficientes para pular o discurso motivacional. A versão curta é esta: a recuperação geralmente funciona se você parar de mexer no cartão rápido o suficiente.
Quando uma câmera exclui um vídeo, ela muitas vezes não apaga os dados na hora. Ela marca o espaço como livre. Seu clipe antigo fica ali até que novas gravações sejam feitas por cima. Então sim, ainda há uma chance, mas ela diminui cada vez que você usa o cartão de novo.
Primeiro passo
Pare de usar o cartão SD agora.
Nada de novos clipes. Nada de fotos. Nada de formatar. Se o Windows mostrar uma mensagem pedindo para corrigir ou formatar o cartão, deixe quieto. Cada gravação no cartão reduz suas chances.
Se o cartão ainda aparece no seu computador
Se o seu PC ou Mac detecta o cartão, mesmo como RAW, ou se o Windows diz que ele precisa ser formatado, eu começaria com Disk Drill.
Por que esse primeiro? Já vi verificações normais de recuperação trazerem de volta pedaços de vídeo corrompidos, arquivos com o nome certo mas sem reprodução, ou metade de um clipe com o resto faltando. Gravações de câmera são bagunçadas em cartões de armazenamento. Muitos dispositivos dividem o vídeo em fragmentos espalhados pelo cartão inteiro. Isso inclui câmeras de ação, drones, dashcams e câmeras comuns também.
O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery feito para essa bagunça. Ele tenta remontar esses fragmentos em um vídeo utilizável em vez de simplesmente jogar restos aleatórios em uma pasta. Para gravações de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e equipamentos parecidos, isso importa mais do que muita gente pensa.
Etapas que eu seguiria
- Baixe o Disk Drill no site oficial da CleverFiles. Escolha Windows ou macOS.
- Instale e abra o programa.
- Conecte o cartão SD por meio de um leitor de cartões. Já tive menos problemas estranhos de conexão fazendo assim.
- No Disk Drill, encontre o cartão SD na lista de dispositivos.
- Clique em “Search for lost data.”
- Quando ele pedir um método, escolha Advanced Camera Recovery.
- Deixe a varredura rodar. Cartões pequenos terminam rápido. Cartões grandes ou com problemas demoram mais.
- Clique em “Review found items” no canto superior direito se quiser ver os resultados antes de a varredura terminar totalmente.
- Use filtros para reduzir o lixo. Tipo de arquivo, tamanho, data, tudo isso ajuda.
- Visualize os vídeos. Não pule isso. Um nome de arquivo recuperado não significa nada se o clipe não abrir.
- Selecione o que quiser e clique em “Recover.”
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar, no seu disco interno ou em outro disco externo.
- Não grave eles de volta no mesmo cartão SD.
- Abra os arquivos recuperados depois que o processo terminar e verifique-os no seu reprodutor de mídia normal.
Pequeno detalhe que as pessoas ignoram
No Windows, o Disk Drill recupera até 100 MB de graça. No Mac, você pode primeiro escanear e visualizar, depois decidir se quer pagar pela recuperação.
Depois da recuperação, seus arquivos aparecem normalmente no Explorador de Arquivos no Windows ou no Finder no macOS.
Se a gravação importa muito
Antes de escanear, eu pensaria em criar primeiro uma imagem completa do cartão.
Isso significa uma cópia byte a byte do cartão SD. Você trabalha a partir da cópia, não do original. Já vi gente dar um clique errado, executar uma ferramenta do jeito errado ou piorar o estado de um cartão instável. Uma imagem te dá um ponto de partida mais seguro.
Quando eu pararia e enviaria para um profissional
Software funciona bem em muitos casos, mas eu não arriscaria se qualquer uma destas situações aparecer:
- O cartão SD está rachado, torto, encharcado ou fisicamente danificado de alguma outra forma.
- Seu computador não o detecta de jeito nenhum.
- Ele fica desconectando durante as varreduras.
- Ele esquenta rápido depois que você o conecta.
- A câmera relata erros de mídia ou falhas de hardware.
- A gravação tem valor jurídico, profissional ou pessoal sério.
Nesse ponto, ficar cutucando com software de recuperação repetidamente começa a parecer burrice.
Minha regra prática
Se o Disk Drill ainda enxerga o cartão e ele não está fisicamente danificado, vale a pena tentar a recuperação por software primeiro. O tempo importa mais do que as pessoas gostariam de ouvir. Quanto menos você usar o cartão depois da exclusão, melhores são suas chances.
Se o cartão ainda monta, eu testaria o PhotoRec antes de gastar dinheiro. Ele é feio, mas recupera bem dados brutos de vídeo, especialmente se o sistema de arquivos foi corrompido. O lado ruim é que nomes de arquivos e pastas geralmente se perdem. Você fica com um monte de clipes e precisa organizar tudo por conta própria.
Se quiser algo mais fácil, o Disk Drill é uma escolha razoável. O @mikeappsreviewer já cobriu a parte focada em câmera, então não vou repetir isso. Discordo um pouco sobre começar por ele toda vez. Para casos simples de exclusão, o Recuva ou o PhotoRec às vezes recuperam o suficiente sem muito trabalho. Para filmagens 4K fragmentadas, o Disk Drill tende a se sair melhor pelo que vi.
Minha ordem seria:
- Pare de usar o cartão. Totalmente.
- Tente primeiro criar uma imagem somente leitura se a filmagem for importante.
- Execute o PhotoRec.
- Se os resultados estiverem bagunçados ou os clipes estiverem corrompidos, execute o Disk Drill.
- Salve os arquivos recuperados no seu PC, nunca de volta no cartão SD.
Mais uma coisa: se sua câmera gravou em MP4 ou MOV, visualize todos os arquivos antes de comemorar. Já recuperei arquivos aparentemente bons antes que estavam corrompidos demais.
Além disso, vale a pena dar uma olhada neste guia rápido sobre como recuperar vídeos apagados do cartão SD:
assista a esta dica rápida de recuperação de vídeos de cartão SD
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @yozora realmente insistiram o suficiente: verifique se sua câmera usa exFAT e grava clipes muito grandes. Nesse caso, alguns aplicativos de recuperação fáceis encontram a entrada do arquivo, mas não toda a cadeia do vídeo, então o arquivo parece recuperado, mas não reproduz depois de alguns segundos. Por isso, eu normalmente avalio uma ferramenta pelas prévias reproduzíveis, não pela quantidade de nomes de arquivo que ela cospe.
Se você quer ter o mínimo de dor de cabeça, o Disk Drill ainda é uma das melhores opções para recuperação de vídeo de cartão SD porque lida com cartões de mídia melhor do que muita opção barata. Eu também testaria o R-Studio se o Disk Drill deixar passar partes da gravação. É menos amigável para iniciantes, meio nerd para ser sincero, mas às vezes é melhor quando o sistema de arquivos do cartão está parcialmente detonado.
Uma coisa da qual eu meio que discordo: partir direto para o Recuva para vídeo nem sempre vale a pena. Serve para fotos simples, mas impressiona menos com gravações fragmentadas de câmera.
Além disso, se os vídeos apagados forem muito importantes, clone primeiro o cartão SD com algo como USB Image Tool ou ddrescue, depois escaneie o clone. Isso já me salvou uma vez depois que um leitor de cartão instável começou a perder a conexão no meio da varredura.
E se você quiser mais opiniões do mundo real, este é um tópico decente sobre recuperar vídeos caseiros apagados de um cartão SD.
O principal: não grave mais nada nesse cartão. Sério. Até um vídeo de teste pode te ferrar.