Eu já mexi com vários discos WD My Passport, e “os arquivos desapareceram” geralmente não significa que os dados morreram. Na maioria das vezes, vi uma de três coisas: o sistema de arquivos quebrou, a partição foi corrompida ou alguém apagou coisas por engano.
A primeira coisa que eu faria é verificar se o Windows ainda reconhece a unidade.
Abra o Gerenciamento de Disco e encontre o WD My Passport na lista de discos. Eu ignoraria a letra da unidade por enquanto. O que importa primeiro é simples: o Windows detecta o dispositivo, e o tamanho parece próximo do que a unidade deveria ter.
Se ele aparecer com a capacidade correta, eu consideraria isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows o chama de RAW, Não alocado ou mostra um aviso para formatar, a recuperação ainda funciona muitas vezes porque a unidade ainda está se comunicando com o sistema.
Se ele não aparecer, continuar desconectando ou começar a fazer sons estranhos de clique ou rotação, eu pararia e trataria isso primeiro como um problema de hardware.
Depois de confirmar que a unidade está visível, pare de gravar qualquer coisa nela. Aprendi isso da pior forma. Se os arquivos foram excluídos não faz muito tempo, ou se a partição de repente parou de abrir, novas gravações podem acabar rapidamente com as chances de recuperação de dados.
Antes de usar ferramentas de recuperação, verifique se os arquivos ausentes já não estão em outro lugar. Já vi gente entrar em pânico e depois encontrar a pasta no OneDrive, Google Drive, Dropbox ou em algum local de sincronização automática que esqueceram que haviam ativado. Leva cinco minutos. Economiza horas.
Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Em discos My Passport, Disk Drill é uma das ferramentas que costumo testar logo no início porque lida com arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW sem muita complicação. Também funciona com NTFS e exFAT, que são comuns nessas unidades. A ferramenta de visualização importa mais do que as pessoas pensam, já que dá uma forma rápida de saber se o arquivo ainda está intacto.
Este é o fluxo que eu geralmente sigo:
Instale o software no seu PC, não na unidade WD.
Conecte o My Passport e espere a ferramenta detectá-lo.
Se a unidade estiver instável, faça primeiro um backup byte a byte e escaneie o arquivo de imagem em vez do disco original.
Execute uma verificação completa.
Analise os resultados e visualize os arquivos com os quais você se importa.
Restaure os arquivos recuperados em outra unidade.
A parte de visualização é um dos melhores sinais que você vai ter. Se uma foto abre, um vídeo reproduz ou um documento carrega na visualização, eu me sentiria bem mais confiante em conseguir uma recuperação limpa.
Depois de recuperar os arquivos de que precisa, configure algum tipo de backup antes de voltar a confiar na unidade. Unidades externas são boas para armazenamento. Eu ainda as uso. Mas eu nunca manteria a única cópia de algo importante em uma delas. Histórico de Arquivos, Acronis, sincronização em nuvem, o que se encaixar na sua configuração. A segunda cópia é o que salva você quando a próxima unidade também começa a agir de forma estranha.