Meu cartão SD de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos depois que o removi da câmera, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado. Estou tentando encontrar um software confiável de recuperação de cartão SD que possa recuperar com segurança arquivos excluídos ou inacessíveis sem piorar a situação. Qualquer conselho sobre as melhores ferramentas de recuperação de dados ou os passos a seguir ajudaria muito.
Eu passei exatamente por essa confusão com um cartão SD de uma viagem de fim de semana. Coloquei no meu computador e, em vez das fotos, apareceu o adorável aviso para formatar a unidade. Em outra ocasião, o cartão foi montado, mas as pastas estavam vazias. Se o seu cartão não estiver fisicamente destruído, você ainda tem uma boa chance de recuperar seus arquivos em casa em vez de pagar um laboratório.
Aqui está a lista curta que eu indicaria, com base no tipo de recuperação que você está tentando fazer.
- Disk Drill é o que eu usaria primeiro na maioria dos casos. Usei no Windows e no Mac, e ele deu menos trabalho do que a maioria das opções dessa categoria. Onde ele se destacou para mim foi em gravações de câmera. Fotos RAW, clipes de drone, arquivos da GoPro, vídeo de câmeras mirrorless, coisas assim, muitas vezes acabam divididos em fragmentos pelo cartão. Muitos aplicativos de recuperação extraem essas partes como lixo corrompido que você não consegue abrir. O Disk Drill tem um modo de Recuperação Avançada de Câmera criado para remontar esses fragmentos em um arquivo que você consiga reproduzir ou editar. Essa parte importou mais do que a interface bonita. Você pode escanear e visualizar gratuitamente e, no Windows, há um limite de recuperação gratuita de 100 MB, então você consegue testar antes de pagar.
- No Windows, CardRecovery vale a pena considerar se você quer algo mais específico e simples. Ele parece mais antigo, e digo isso de um jeito bom e ruim ao mesmo tempo. O foco dele é em cartões de memória e ele lida bem com formatos comuns de foto, além de vários tipos de RAW. Se o seu objetivo for apenas imagens e vídeo, ele não atrapalha. Se você precisar recuperar documentos, PDFs ou qualquer coisa fora de mídia, ele não vai ajudar. Além disso, não há nível gratuito de recuperação, apenas uma varredura de visualização antes da compra.
- Recuva é a opção gratuita para Windows se o seu caso for simples e sem complicações. Arquivos excluídos em um cartão saudável, claro, vale tentar. Já usei para recuperação básica e ele é fácil o bastante. O problema é que o sistema de arquivos ainda precisa fazer sentido. Se o cartão estiver corrompido, aparecer como RAW ou cheio de gravações de câmera fragmentadas, os resultados costumam piorar bastante. Boa ferramenta, uso limitado.
O software importa, mas a forma como você lida com o cartão importa mais. É aqui que as pessoas acabam destruindo a própria recuperação sem perceber.
- Pare de usar o cartão imediatamente. Excluído ou formatado nem sempre significa apagado. Muitos dos dados antigos ainda estão lá até que algo novo seja gravado por cima. Se você continuar tirando fotos ou gravando clipes, estará preenchendo esses mesmos espaços com dados novos. Se o seu cartão tiver uma trava de bloqueio, ative-a agora. É um detalhe pequeno, mas ajuda a evitar gravações acidentais.
- Se o cartão estiver instável, crie uma imagem primeiro. Aprendi isso da forma mais irritante. Se o cartão desconecta, apresenta erros de leitura ou trava o computador, não force com varreduras repetidas. Crie primeiro uma imagem byte a byte ou um backup e depois trabalhe a partir do arquivo de imagem em vez do próprio cartão. Algumas ferramentas, incluindo o Disk Drill, oferecem suporte a isso. Isso força menos um hardware que já está nas últimas.
- Não recupere os arquivos de volta no mesmo cartão SD. Salve os arquivos recuperados no seu disco interno ou em outro disco externo. Se você gravar os dados recuperados de volta no cartão danificado enquanto a varredura ainda estiver em andamento, corre o risco de sobrescrever os arquivos que está tentando salvar. Parece óbvio depois que acontece. No momento, as pessoas ainda fazem isso.
Use um leitor de cartão decente, conecte o cartão e faça a varredura com cuidado. Vá passo a passo. Se o cartão ainda puder ser lido de alguma forma, há uma boa chance de você recuperar pelo menos parte dos seus arquivos.
Se o cartão mostrar “precisa ser formatado”, eu pularia o Recuva primeiro. Ele vai bem em exclusões simples, mas sistemas de arquivos RAW ou danificados são outra história. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer nisso, principalmente na prioridade. Para esse sintoma, eu começaria com o PhotoRec ou o R-Studio antes de mexer com ferramentas mais leves.
O PhotoRec parece feio, mas funciona muito bem. Ele ignora o sistema de arquivos corrompido e recupera arquivos por assinatura. É melhor quando você quer recuperar fotos e vídeos rápido. A desvantagem é que nomes de arquivos e pastas geralmente se perdem. O R-Studio é mais forte se a tabela de partição ou o sistema de arquivos foi destruído, e oferece mais controle, mas é menos amigável para iniciantes.
O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida se você quiser algo mais fácil de usar e com visualizações melhores. Para software de recuperação de cartão SD, é uma das instalações iniciais mais seguras. Faça a varredura primeiro, recupere para o seu PC, não para o cartão. Se o cartão perder a conexão ou ler devagar pra caramba, clone-o primeiro e analise a imagem.
Além disso, se isso veio de uma câmera, tente a própria câmera via USB antes de um leitor de cartão barato. Estranhamente, já tive dois cartões lidos assim quando o Windows continuava reclamando.
Este tutorial de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos é curto e fácil de seguir.
Ainda não formate. Mesmo que o Windows continue insistindo. Esse aviso é uma armadilha lol.
Essa mensagem de que “precisa ser formatado” geralmente significa que o sistema de arquivos foi corrompido, não que suas fotos sumiram instantaneamente. Na verdade, eu até contestaria um pouco a ideia de ir direto para o PhotoRec, a menos que você esteja ok com uma pilha enorme de arquivos recuperados com nomes totalmente aleatórios. Funciona, claro, mas para pessoas comuns pode ser um saco organizar tudo depois.
Minha ordem seria:
-
Disk Drill primeiro
Melhor equilíbrio entre facilidade de escaneamento, visualização e recuperação realmente útil para cartões SD. Se você quer um software de recuperação de cartão SD confiável sem passar a noite inteira aprendendo menus, este provavelmente é o ponto de partida mais seguro. -
R-Studio em segundo
Melhor se você se sente à vontade com coisas mais técnicas e acha que a própria partição ou o sistema de arquivos está danificado. -
PhotoRec como último recurso
Ótimo para recuperação bruta, péssimo para organização.
Uma coisa que eu não vi receber destaque suficiente: verifique as informações de tamanho e integridade do cartão se ele ainda aparecer no Gerenciamento de Disco. Cartões SD falsos ou com falha fazem muito isso. Se o cartão mostrar capacidade errada, desconectar aleatoriamente ou escanear de forma absurdamente lenta, o software talvez só consiga recuperar parte dos seus arquivos.
Além disso, tente um leitor diferente e outra porta USB antes de fazer qualquer coisa mais séria. Leitores baratos são suspeitos.
Para um bom resumo, vale dar uma olhada neste guia sobre melhores softwares de recuperação de cartão SD testados em casos reais de perda de dados.
@mikeappsreviewer e @voyageurdubois levantaram pontos sólidos, eu só acho que o Disk Drill é a melhor primeira tentativa se você quiser menos bagunça e visualizações melhores. Ainda não formate o cartão.
Eu dividiria isso em dois problemas diferentes: corrupção lógica vs hardware morrendo. @voyageurdubois tem razão ao dizer que a recuperação por assinatura tem seu lugar, mas eu discordo um pouco de usar isso cedo demais, a menos que o cartão esteja totalmente ilegível. Se o controlador ainda estiver expondo o cartão normalmente, uma ferramenta que consegue analisar restos do sistema de arquivos muitas vezes dá resultados mais limpos.
Para isso, Disk Drill é uma primeira tentativa razoável.
Prós do Disk Drill
- fácil de usar
- bom suporte a pré-visualização
- lida bem com cartões SD
- pode funcionar a partir de uma imagem de disco, o que é mais seguro se o cartão estiver instável
Contras do Disk Drill
- a recuperação gratuita é limitada no Windows
- não é a opção mais forte para destruição severa do sistema de arquivos
- varreduras mais profundas podem retornar muitos duplicados
Onde eu divirjo um pouco de @caminantenocturno e @mikeappsreviewer é o seguinte: não fique obcecado com o melhor aplicativo primeiro, fique obcecado com se o cartão está estável o suficiente para ser analisado. Verifique o comportamento parecido com SMART indiretamente observando:
- velocidade de leitura despencando
- cartão desaparecendo no meio da varredura
- capacidade sendo exibida incorretamente
- erros de E/S no Visualizador de Eventos
Se qualquer uma dessas coisas acontecer, pare a varredura e crie uma imagem do cartão ou passe para um laboratório profissional. O software não pode consertar memória flash com defeito.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se isso foi usado em uma câmera, tente uma máquina Linux ou até mesmo uma sessão live por USB. O Linux às vezes monta cartões exFAT/FAT danificados que o Windows recusa e permite copiar arquivos sem nenhum software de recuperação.
Então a minha opinião é:
- cartão estável: Disk Drill primeiro
- estrutura danificada, usuário avançado: R-Studio
- estrutura ilegível, não se importa com nomes de arquivos: PhotoRec
- hardware instável: clonagem ou laboratório, não varreduras repetidas
E sim, definitivamente não formate o cartão ainda.