Precisa de ajuda para encontrar a ferramenta de recuperação de pen drive mais fácil

Minha unidade flash USB parou de abrir de repente depois que movi arquivos de trabalho importantes e fotos de família para ela, e agora meu computador diz que ela precisa ser formatada. Eu realmente preciso de ajuda para encontrar a ferramenta de recuperação de unidade flash mais fácil e segura para recuperar dados de uma unidade USB corrompida sem piorar as coisas.

Já vi essa bagunça mais vezes do que eu gostaria. Meus próprios pendrives, sobras de escritório, o pen drive de um colega com documentos de imposto nele, o drive de um amigo cheio de fotos de família. Na maioria das vezes, o padrão é o mesmo. O Windows diz que o drive precisa ser formatado, ou ele abre e mostra uma pasta vazia, como se os arquivos tivessem arrumado as malas e ido embora durante a noite.

Depois de recuperações suficientes, parei de tratar todo pendrive com problema como um cadáver. Muitos deles não estão mortos. Estão danificados, ilegíveis, instáveis, ou o sistema de arquivos está corrompido. Grande diferença. Outra coisa que aprendi da pior forma é que seu aplicativo de recuperação importa mais do que as pessoas pensam. Testei as opções gratuitas, as de código aberto, as ferramentas caras de técnico, tudo isso. Algumas ferramentas lidam bem com armazenamento flash. Outras só fazem você perder tempo.

Faça estas duas coisas primeiro

1. Pare de gravar qualquer coisa na unidade USB. Se os arquivos foram excluídos ou a tabela de arquivos foi corrompida, seus dados ainda podem estar lá intocados. Novas gravações reduzem suas chances.
  2. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Use a unidade do seu PC, um SSD externo, qualquer coisa, menos o mesmo pendrive USB.

Essa parte parece óbvia. As pessoas ainda ignoram isso. Depois, acabam piorando a situação.

Aquele com o qual eu geralmente começo

Eu sempre volto ao Disk Drill. Para mim, ele chega ao meio-termo menos irritante entre resultados sólidos de recuperação e uma interface que pessoas comuns conseguem usar sem precisar ler três tópicos de fórum antes.

Eu já o usei em arquivos do Word excluídos, pendrives que as pessoas formataram por acidente, unidades flash com partições corrompidas e cartões SD que começaram a apresentar erros de leitura sem motivo claro. Em vários desses casos, ele encontrou mais do que eu esperava.

O recurso de visualização ajuda muito. Eu não gosto de recuperar 40 GB de arquivos inúteis para só depois descobrir que metade está corrompida. Ver se uma foto abre ou se um documento parece intacto antes da recuperação economiza tempo. A ferramenta de backup byte a byte é a outra parte em que eu confio. Quando um pendrive começa a desconectar a cada poucos minutos, eu tento criar uma imagem dele primeiro e trabalhar a partir da cópia. Muito mais seguro. Aprendi isso depois que uma unidade instável piorou durante verificações repetidas. Nada divertido.

Se você conhece bem as ferramentas de armazenamento

O R-Studio é para onde eu vou quando preciso de mais controle e estou disposto a lidar com uma configuração mais complexa. É poderoso. Mas sem rodeios, a interface parece ter sido feita para técnicos, não para alguém em pânico às 23h30 tentando salvar fotos de casamento de um pen drive com falha.

Se você entende de partições, sistemas de arquivos, intervalos de varredura, metadados do sistema de arquivos e todos os casos extremos estranhos relacionados a mídias danificadas, vai entender por que as pessoas o avaliam tão bem. Ele oferece mais opções de ajuste. Às vezes essas opções importam. Às vezes só confundem as pessoas. Depende de quem está no teclado.

Se você precisa de uma opção gratuita

O PhotoRec ainda merece seu lugar. Já tive casos em que o sistema de arquivos estava tão danificado que as ferramentas normais de recuperação quase não conseguiram trazer nada útil de volta, e o PhotoRec ainda conseguiu extrair arquivos por varredura de assinatura.

Tem um porém. Alguns, para ser sincero.

Você geralmente perde os nomes originais dos arquivos. A estrutura de pastas também. Então, se o seu pen drive tinha dez anos de documentos misturados, imagens, PDFs e exportações aleatórias, espere ter trabalho para organizar tudo após a recuperação. A interface também é direta e antiquada. Se você nunca mexeu em um utilitário baseado em texto antes, a primeira execução parece um pouco hostil. Ainda assim, grátis é grátis, e em casos complicados ele entrega mais do que se espera.

A versão curta

Se você quer a resposta fácil, comece com Disk Drill. Se você encontrar um obstáculo e souber o que está fazendo, passe para o R-Studio. Se o seu orçamento for zero ou a unidade estiver tão danificada que a verificação usual não encontra muita coisa, deixe o PhotoRec como reserva.

Depois de recuperar seus arquivos

Configure backups. Ignorei isso por mais tempo do que deveria, e toda vez que um drive USB falhava eu pagava por isso com estresse.

A regra 3-2-1 ainda é a abordagem mais simples que conheço. Mantenha 3 cópias dos seus dados. Use 2 tipos de armazenamento. Mantenha 1 cópia em outro lugar. PC local mais drive externo mais nuvem funciona bem para a maioria das pessoas. Você não precisa de uma configuração sofisticada. Você precisa de algo que vai continuar fazendo.

Se você quer o caminho mais fácil, comece com o Disk Drill. É uma das poucas ferramentas que pessoas comuns não passam a odiar depois de 5 minutos. Layout limpo. Verificação rápida. Pré-visualização de arquivos. Isso importa quando você precisa de fotos e documentos de trabalho, não de uma pilha de arquivos corrompidos.

Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma coisa. Eu tentaria primeiro a Verificação de Erros do Windows apenas se a unidade ainda mostrar o tamanho correto e não fizer cliques, travar ou desconectar. Às vezes o sistema de arquivos está bagunçado e um reparo o restaura. Se a unidade estiver instável, pule o reparo e faça primeiro uma varredura com um software de recuperação.

Minha lista curta:

1. Disk Drill pela facilidade de uso.
  2. Recuva se o problema foi uma exclusão simples, não corrupção.
  3. UFS Explorer se o Disk Drill não encontrar tudo e você estiver ok com uma interface mais carregada.

No seu caso, “precisa ser formatado” geralmente significa dano no sistema de arquivos, não armazenamento vazio. Então o Disk Drill é uma boa primeira tentativa. Instale no seu PC, não no USB. Recupere os arquivos para uma unidade diferente.

Se você quiser um resumo simples das opções de software de recuperação de dados para USB, isto ajuda:
guia em vídeo do melhor software de recuperação de dados USB

Ainda não formate o pendrive. Essa é a principal coisa da qual as pessoas se arrependem.

Não formate. Esse pop-up é basicamente o Windows dizendo “não consigo ler o sistema de arquivos”, não “seus arquivos sumiram”. Diferença pequena, mas importante.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de tentar ferramentas de reparo primeiro. Em pendrives, “consertar” o sistema de arquivos às vezes pode deixar a recuperação mais bagunçada se a unidade já estiver instável. Se os dados importam, eu faria uma varredura antes de deixar o Windows “ajudar”.

Se você quer a ferramenta de recuperação de pendrive mais fácil de usar, o Disk Drill provavelmente é o ponto de partida mais seguro para uma pessoa comum. O motivo não são poderes mágicos de recuperação, e sim que a interface é simples, as prévias são fáceis, e ele não faz você se sentir como se precisasse de uma certificação de TI só para começar. Isso faz muita diferença quando você está estressado e só quer seus arquivos de trabalho e fotos de família de volta.

Minha opinião:

1. Conecte o USB e pare de clicar em formatar.
  2. Instale o Disk Drill no seu computador, não no pendrive.
  3. Faça a varredura no USB.
  4. Visualize os arquivos importantes primeiro, se possível.
  5. Recupere tudo para o seu PC ou outra unidade, nunca de volta para o mesmo USB.

Uma coisa que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram o suficiente: verifique se o pendrive fica anormalmente quente, desconecta aleatoriamente ou mostra o tamanho errado. Se sim, isso aponta mais para falha de hardware do que apenas corrupção do sistema de arquivos. Nesse caso, faça menos tentativas de varredura, não mais.

Se você quiser uma comparação sólida de software de recuperação de USB e outras opções que as pessoas realmente discutem, este tópico é útil:
discussão sobre o melhor programa de recuperação USB e comparações de ferramentas

Versão curta: Disk Drill primeiro pela facilidade, depois passe para uma ferramenta mais avançada só se ele não encontrar tudo. O Recuva é bom para exclusões simples, mas para um pendrive pedindo para ser formatado, eu não faria dessa a minha primeira tentativa, para ser sincero.