Posso corrigir o erro Com.apple.diskmanagement.disenter 49218 sem apagar?

Meu drive externo parou de montar de repente no meu Mac, e o Utilitário de Disco mostra o erro com.apple.diskmanagement.disenter 49218. Preciso dos arquivos que estão nele e quero corrigir o disco sem apagar nem perder dados. Alguém já lidou com esse erro de montagem de disco no Mac e encontrou um método de reparo seguro?

Enfrentei isso com um SSD externo no mês passado. O Utilitário de Disco via a unidade, o Finder não fazia nada, e o erro estava ligado a “com.apple.DiskManagement.disenter”. No meu caso, o significado era bem simples. O macOS sabia que o hardware estava lá, mas não conseguia montar o sistema de arquivos.

Algumas coisas costumam causar isso. Ejeções incorretas. Um sistema de arquivos danificado. Um formato que o macOS lê mal. Às vezes, um processo de reparo começa em segundo plano e depois fica travado ali como uma aba morta.

O que eu faria, em ordem:

1. Interrompa a verificação do sistema de arquivos travada

Após uma desconexão insegura, o macOS frequentemente inicia o fsck em segundo plano. Se ele travar, o disco fica ali em um limbo. Já vi isso acontecer mais com unidades externas maiores e exFAT.

Abra o Terminal e execute:

sudo pkill -f fsck

Digite sua senha. Você não verá caracteres enquanto digita. Essa parte é normal.

Se a montagem acontecer logo depois, ainda não confie na unidade. Eu copiaria primeiro tudo o que for importante. Nada de limpeza, nada de experimentar, nada de gravações extras se puder evitá-las.

2. Verifique o layout completo do disco no Utilitário de Disco

O Utilitário de Disco oculta partes da árvore do dispositivo, a menos que você diga para não fazer isso. Abra-o, clique em Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.

Você deve ver toda a cadeia, geralmente o disco físico, depois um contêiner, se houver, e então o volume.

Execute os Primeiros Socorros nessa ordem, de cima para baixo. Comece com o disco físico. Depois o contêiner. Depois o volume.

Eu não pararia depois de uma passagem com falha. Já tive uma segunda execução corrigindo lixo de diretório que a primeira pulou, e uma vez foram necessárias três tentativas antes de o volume voltar. Parece bobo, mas funcionou assim mesmo.

3. Redefina a sessão antes de culpar a unidade

Às vezes, o Gerenciamento de Disco fica estranho por conta própria. Já vi um logout/login resolver isso. Se você tiver outra conta de usuário no mesmo Mac, teste nela também.

Se o disco montar normalmente na outra conta, o seu perfil principal faz parte do problema. Configurações em cache, permissões, preferências antigas, algo nesse sentido.

4. Desative o Time Machine por um momento

Se esta unidade já foi usada com o Time Machine, o macOS às vezes continua mexendo nela como se ainda fosse dono dela. Eu desativaria os backups automáticos nos Ajustes do Sistema e depois tentaria montar a unidade novamente.

Isso parece aleatório. Eu sei. Ainda assim, vale a pena tentar porque leva cerca de um minuto.

5. Pare de forçar reparos se o Primeiros Socorros continuar falhando

Quando o Utilitário de Disco começa a mostrar os mesmos erros repetidamente, eu paro por aí. Tentativas repetidas de reparo em um sistema de arquivos danificado são a forma de transformar um dia ruim em algo pior.

Nesse ponto eu mudo para a recuperação. Disk Drill é uma opção. Ele pode escanear um disco mesmo quando o Finder não consegue montá-lo, e lê os dados brutos bem o suficiente para recuperar arquivos ou reconstruir pastas em alguns casos.

Regra simples, mas não a quebre. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não na que está com problema. Eu fiz isso errado uma vez, anos atrás, e, sim, foi uma semana bem burra.

6. Apague e reformate somente depois que os dados estiverem seguros

Depois de colocar seus arquivos em outro lugar, apague a unidade no Utilitário de Disco. Selecione o disco físico em si e depois clique em Apagar.

A escolha do formato importa:

APFS se a unidade ficar com Macs.
Mac OS Expandido (Com Registro Cronológico) se você precisar de suporte para Macs mais antigos.
exFAT se você mover arquivos entre macOS e Windows.

Tive menos problemas estranhos com exFAT quando a formatação foi feita no Mac que eu planejava usar, em vez de algum PC aleatório ou uma TV box, ou qualquer outra coisa, que o tivesse formatado antes.

O que eu teria em mente

A ordem importa mais do que as pessoas pensam. Tire os arquivos primeiro. Formate depois. Se o disco voltar a montar depois de qualquer uma dessas etapas, trate-o como se estivesse com o tempo contado até você copiar suas coisas.

E sim, ejete a unidade antes de desconectá-la. Parece frescura até você perder um fim de semana com limpeza. Já passei por isso, com erro de digitação e tudo, não foi nada divertido.

Sim, às vezes você corrige o erro disenter 49218 sem apagar. Eu não começaria apagando.

Uma coisa que eu acrescentaria além do que @mikeappsreviewer listou é tentar uma montagem manual pelo Terminal. O Utilitário de Disco costuma ocultar o erro real.

Execute:
diskutil list

Encontre o identificador do volume externo, como disk4s1, depois execute:
diskutil mount readOnly /dev/disk4s1

Somente leitura importa. Isso reduz gravações extras enquanto você tenta salvar os dados. Se a montagem falhar, execute:
log show --last 10m | grep -i diskmanagement

Esse log costuma mostrar se o bloqueio é permissões, dano no sistema de arquivos ou erros de I/O do gabinete.

Além disso, troque o cabo e a porta antes de fazer mais trabalho de reparo. Parece bobo, mas resolve mais casos do que as pessoas admitem. Hubs USB também costumam causar problemas.

Se a unidade mostrar problemas SMART, ou se os logs do Console mencionarem erros de I/O, pare de tentar reparos. Nesse ponto, concentre-se primeiro na recuperação. O Disk Drill é uma opção sólida para isso, já que escaneia bem unidades não montadas no macOS.

Se depois você precisar apagar, este guia sobre formatar uma unidade com problema no Terminal no Mac é mais fácil de seguir do que a maioria dos posts em texto.

Pequena discordância quanto a repetir o Primeiros Socorros várias vezes. Uma passada extra, tudo bem. Três ou mais em um disco com falha parece arriscado para mim. Copie os arquivos primeiro se a unidade montar mesmo que seja uma vez.

Sim, às vezes você consegue corrigir o erro com.apple.DiskManagement.disenter 49218 sem apagar, mas eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer com tentativas repetidas de reparo. Se o sistema de arquivos já estiver instável, “consertar” demais pode transformar algo recuperável em algo perdido.

O que eu faria e que ainda não foi mencionado:

• Teste em outro Mac se puder. Não apenas em outra conta. Um Mac totalmente diferente vai dizer rapidamente se o problema está na sua pilha de sistema ou na própria unidade.
  • Se for uma unidade NTFS, o macOS consegue lê-la, mas pode ficar estranho quando ferramentas NTFS de terceiros estão instaladas ou parcialmente corrompidas. Paragon, Tuxera, kexts auxiliares antigos, coisas assim. Já vi isso causar erros disenter.
  • Em Informações do Sistema > USB ou Thunderbolt, verifique se o gabinete está negociando corretamente. Se a placa bridge estiver falhando, o Utilitário de Disco ainda pode “ver” o disco enquanto a montagem continua falhando.
  • Se a unidade montar nem que seja por 30 segundos, ignore os reparos e copie os dados primeiro. Sério. Não banque o corajoso.

Também gosto de verificar isto no Terminal:

diskutil verifyDisk /dev/diskX
diskutil verifyVolume /dev/diskXsY

Isso verifica sem pular direto para o modo de reparo. Na minha opinião, é melhor começar por aí.

Se o volume não montar, mas o disco ainda estiver legível, o Disk Drill é um próximo passo sólido no Mac porque ele pode escanear uma unidade externa não montada e recuperar arquivos para outro disco. Provavelmente é a rota mais segura antes de apagar/reformatar.

Além disso, este guia sobre como corrigir erros Mac DiskManagement disenter como o 49218 e códigos relacionados é uma referência rápida decente.

Versão curta: sim, é possível sem apagar. Mas se a unidade tiver problemas reais de hardware/gabinete, você não vai sair dessa “reparando”.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só mencionaram de leve: veja se o volume está simplesmente marcado como “não montar automaticamente” ou se tem um registro de montagem desatualizado, porque isso pode gerar erros do disenter sem que o sistema de arquivos esteja completamente perdido.

Tente isto no Terminal depois de diskutil list:

diskutil info /dev/diskXsY

Verifique estas linhas:

• Personalidade do Sistema de Arquivos
  • Tipo (Bundle)
  • Mídia Somente Leitura
  • Espaço Total do Volume
  • Ponto de Montagem
  • Uso Apenas pelo SO da Mídia
  • Protocolo

Se os detalhes do disco parecerem normais, mas ele ainda se recusar a montar, tente:

sudo mkdir /Volumes/testmount
sudo mount -t exfat /dev/diskXsY /Volumes/testmount

Ou, se for HFS+:

sudo mount -t hfs /dev/diskXsY /Volumes/testmount

Eu sei que @reveurdenuit já sugeriu uma montagem manual, mas eu iria um passo além e testaria uma montagem direta do sistema de arquivos assim, porque às vezes isso informa mais do que diskutil mount. Se isso retornar “argumento inválido” ou “arquivo especial desconhecido”, o mapa de partição pode ser o problema real, e não o volume em si.

Outra verificação útil:

gpt -r show /dev/diskX

Se a tabela GPT estiver danificada ou com um deslocamento estranho, o macOS pode reconhecer o dispositivo, mas rejeitar a montagem da partição corretamente. Esse é um daqueles casos em que o Primeiros Socorros não está realmente resolvendo a camada certa.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não continuaria interferindo nos processos fsck, a menos que você tenha certeza de que travaram. Às vezes, encerrá-los interrompe a única coisa que poderia ter sido concluída.

Se o mapa de partição parecer ruim, mas a unidade ainda puder ser lida setor por setor, é aí que o Disk Drill faz sentido antes de apagar.
Prós: bom com unidades não montadas, interface simples, fluxo de visualização/recuperação decente no Mac.
Contras: verificações profundas podem levar uma eternidade, os nomes/pastas recuperados nem sempre ficam perfeitos, e os melhores recursos são pagos.

Então sim, é possível sem apagar, mas eu pararia de pensar apenas em termos de “reparar o sistema de arquivos” e também verificaria mapa de partição, comportamento do gabinete e montagem manual do sistema de arquivos. Essa é a parte que as pessoas costumam ignorar.