Meu iPhone tem ficado mais lento, os apps demoram mais para abrir e continuo vendo avisos de pouco armazenamento. Estou tentando descobrir se pouco armazenamento no iPhone pode causar lentidão, travamentos e baixo desempenho, ou se há algum outro problema. O que devo verificar primeiro?
A primeira coisa que eu verificaria é se isso ainda está na fase de “logo depois de uma atualização do iOS”. Se a lentidão começou imediatamente após a atualização, o telefone pode simplesmente estar ocupado em segundo plano por alguns dias. O iOS pode passar de 48 a 72 horas reindexando fotos, reconstruindo dados de apps e fazendo outros trabalhos de limpeza. Durante esse tempo, o telefone pode esquentar, os apps podem abrir lentamente e digitar pode ficar horrível.
Se esse for o seu caso, deixe-o conectado no Wi‑Fi durante a noite por algumas noites antes de presumir que algo está com defeito.
Se já se passaram mais de alguns dias, eu pararia de focar na saúde da bateria por enquanto. Se a sua bateria ainda estiver acima de 80%, especialmente em torno de 90% ou mais, provavelmente esse não é o principal motivo de o seu telefone travar. A limitação de desempenho da Apple geralmente vira mais um problema quando a bateria está desgastada a ponto de o telefone correr risco de desligamentos inesperados.
A causa de muito mais lentidão estranha no iPhone do que as pessoas imaginam é o pouco armazenamento livre. Ter 1 GB ou 2 GB livres parece suficiente, mas realmente não é. O iOS precisa de espaço extra para arquivos de cache, dados temporários e memória virtual. Quando você chega perto dos últimos 10% a 20% do armazenamento, o telefone inteiro pode começar a ficar engasgando. Apps como Safari, Instagram, TikTok e qualquer coisa com muita mídia geralmente mostram isso primeiro porque precisam de mais espaço para armazenar cache.
Você pode tentar as pequenas correções de sempre, como limpar os dados do Safari ou desativar a Atualização em 2º Plano, mas, se o seu armazenamento estiver lotado, o maior ganho quase sempre é apagar vídeos grandes e fotos parecidas ou duplicadas.
Fiquei cansado de tentar fazer isso manualmente porque organizar milhares de fotos é horrível. Acabei usando Clever Cleaner. Eu normalmente também desconfio de apps de limpeza, já que muitos deles estão cheios de anúncios ou bloqueiam os recursos úteis atrás de uma assinatura, mas este é gratuito, sem anúncios, assinaturas ou recurso de limpeza pro pago.
A parte mais útil para mim foi a seção “Heavies”. Ela mostra suas maiores fotos e vídeos por tamanho de arquivo, então é fácil identificar algum vídeo aleatório em 4K ou gravação de tela ocupando vários GB. A seção “Similars” também é útil, já que agrupa fotos que são basicamente a mesma imagem em vez de pegar apenas duplicatas exatas. Ela também pode sugerir qual manter.
Outra coisa de que gostei é que ele processa as fotos no telefone, em vez de enviá-las para algum lugar. Depois de liberar cerca de 15 GB, a lentidão do meu teclado sumiu na hora.
Uma coisa que as pessoas deixam passar depois de uma limpeza: abra Fotos, vá em “Apagados Recentemente” e esvazie. Caso contrário, esses arquivos ficam lá por 30 dias e ainda contam no seu armazenamento. Se você conseguir voltar para pelo menos 10 a 15 GB livres, há uma boa chance de os travamentos e a lentidão dos apps diminuírem sem precisar restaurar para os ajustes de fábrica.
O espaço livre exato importa mais do que o aviso em si, porque o iOS pode começar a agir de forma estranha antes mesmo de dizer que o armazenamento está completamente cheio.
Concordo com a questão do armazenamento, mas eu verificaria Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e procuraria também por Dados do Sistema muito grandes. Se isso estiver inchado, apagar alguns apps pode ajudar muito pouco até você descarregar mídias grandes, reiniciar e dar um pouco de folga ao telefone.
Não comece com uma redefinição de fábrica nem com uma grande onda de exclusões enquanto o telefone já está sufocado pelo armazenamento. Se o espaço estiver tão baixo a ponto de gerar avisos, a primeira prioridade é fazer um backup seguro e liberar espaço sem apagar por acidente algo que você valoriza.
Sim, pouco armazenamento pode absolutamente deixar um iPhone lento. Nem sempre é a única causa, mas pode piorar coisas normais: os apps travam ao abrir, o teclado fica com atraso, as fotos demoram uma eternidade para carregar, os downloads falham e o iOS fica tentando limpar caches em segundo plano. Essa própria limpeza pode fazer o telefone parecer sobrecarregado. As pessoas pensam no armazenamento como “não consigo tirar mais fotos”, mas o telefone também usa espaço livre como área de trabalho.
Concordo com @stellacadente que o número real de espaço livre importa mais do que o aviso. Um iPhone de 128GB com 2GB livres está em pior estado do que as pessoas imaginam. Ele ainda pode tecnicamente “funcionar”, mas quase não tem margem. Pessoalmente, eu não avaliaria o resultado depois de apagar 500MB. Isso é só o suficiente para o telefone parar de reclamar por um minuto, não o bastante para deixá-lo confortável.
A ressalva que acho que muita gente ignora: tenha cuidado com Fotos do iCloud e Mensagens antes de apagar. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, certifique-se de entender se você está apagando apenas do telefone ou do iCloud também. O mesmo vale para os anexos do Mensagens. Muito armazenamento fica escondido em vídeos que as pessoas enviaram para você, mas se você apagar uma conversa ou anexo, isso pode desaparecer dos seus outros dispositivos dependendo das suas configurações.
Minha ordem mais segura seria:
- Faça um backup primeiro, seja no iCloud ou em um computador.
- Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e classifique pelos maiores responsáveis.
- Remova primeiro as coisas fáceis de substituir: vídeos baixados da Netflix/YouTube, podcasts, mapas offline, downloads do Apple Music/Spotify, apps de jogos grandes que você não joga.
- Depois lide com Fotos e Mensagens, porque é aí que acontecem os arrependimentos acidentais.
- Reinicie o telefone depois de liberar uma quantidade significativa de espaço.
Desinstalar apps sem apagar os dados é válido, mas nem sempre traz o maior ganho. Se Fotos, Mensagens ou Dados do Sistema forem os monstros, descarregar cinco apps pequenos quase não vai fazer diferença. Apagar um único vídeo de 12GB, uma pilha de gravações de tela antigas ou mídia baixada geralmente importa mais.
Eu tentaria ficar acima do mínimo absoluto. Se você conseguir manter 10GB livres em um telefone menor, isso já é razoável. Em um telefone de 256GB ou 512GB, eu gostaria de ter ainda mais folga do que isso. Não existe um número perfeito, mas viver com 99% cheio é pedir para o iOS fazer tarefas dentro de um armário.
Se você liberar espaço e ele ainda continuar travando depois de um ou dois dias, aí eu começaria a procurar em outro lugar: saúde da bateria, um app com erro, superaquecimento, uma atualização do iOS que não estabilizou ou um modelo antigo chegando ao seu limite. Mas com os avisos de pouco armazenamento já aparecendo, armazenamento não é uma questão secundária. É a primeira bagunça a resolver antes de diagnosticar qualquer outra coisa.
Liberar espaço pode não fazer o celular parecer novinho em folha em cinco minutos, mas pode acabar com as travadas mais pesadas se o aparelho estiver funcionando com quase nenhuma folga.
Pouco armazenamento é um problema real de desempenho, especialmente quando chega ao ponto de o iOS avisar você. O celular está constantemente gravando pequenos pedaços de dados: miniaturas, caches de apps, prévias de mensagens, dados do navegador, arquivos de atualização, edições de fotos, logs, downloads temporários. Quando quase não sobra espaço, tarefas normais começam a virar algo como fazer espaço primeiro e depois fazer a tarefa. É aí que aparece aquela lentidão estranha que parece aleatória.
O porém é que a tela de armazenamento não mostra a verdade instantaneamente. Você pode apagar 8GB e ainda ver Dados do Sistema ou Fotos aparecendo como enormes por um tempo. O celular pode precisar de uma reinicialização, de um tempo carregando e, às vezes, de uma noite no Wi‑Fi antes que a limpeza e a sincronização se estabilizem. Então eu não julgaria com base nos primeiros 10 minutos depois de apagar coisas.
Eu discordo um pouco da ideia de que você precisa correr atrás de cada configuração pequena imediatamente. Desativar a Atualização em Segundo Plano ou limpar o histórico do Safari pode ajudar um pouco, mas se você tem 1GB livre em um celular de 128GB, isso é como limpar a bancada da cozinha enquanto a pia está transbordando. Recupere primeiro o espaço grande. Vídeos, séries baixadas, memorandos de voz antigos, música offline, anexos grandes de mensagens e jogos sem uso costumam ser onde estão os ganhos reais.
Uma coisa que as pessoas esquecem: atualizações de apps e do iOS também precisam de espaço temporário. Se o celular esteve cheio demais para atualizar os apps direito, você pode acabar culpando a lentidão de celular velho quando parte disso é só apps desatualizados com bugs mais falta de espaço para funcionar. Depois de liberar uma boa quantidade, atualize seus apps, reinicie e use normalmente por um dia. Se ele ainda estiver travando depois disso, então a saúde da bateria, o superaquecimento, um app com problema ou simplesmente o hardware antigo passam a ficar mais no topo da lista de suspeitos.