Meu iPhone de repente começou a travar em aplicativos, mensagens de texto, rolagem e ao abrir os ajustes, mas as ligações ainda funcionam normalmente. Já tentei reiniciá-lo, mas a lentidão continua, e preciso de ajuda para descobrir se isso é causado pelo armazenamento, por problemas do iOS, da bateria ou por outra coisa.
Aplicativos funcionando bem em um dia e, depois de uma atualização do iOS, virando uma bagunça é o tipo de coisa que faz você pensar que o telefone está morrendo. Na maioria das vezes, não está. Já vi isso mais de uma vez, e apagar tudo não foi a solução.
Quanto tempo esperar depois de uma atualização do iOS
Se a lentidão começou logo depois de instalar o iOS, eu deixaria como está por 48 a 72 horas primeiro. iPhones fazem um monte de trabalho de limpeza depois de uma grande atualização. As fotos são reindexadas. Os dados dos apps são reconstruídos. Os arquivos do sistema são reorganizados. Tudo isso roda em segundo plano enquanto você tenta usar o telefone, então tudo parece estranho.
O que me ajudou foi simples. Deixei o telefone carregando durante a noite no Wi-Fi por duas ou três noites. Sem truques. O desempenho melhorou sozinho. Se passar uma semana inteira e ainda parecer ruim, eu pararia de culpar a atualização.
Por que apps que antes funcionavam bem começam a se arrastar
Continuei encontrando duas causas.
Primeiro, apps antigos. Depois de uma nova versão do iOS, alguns apps ficam lentos porque ainda não foram atualizados para a nova versão. Abra a App Store e instale todas as atualizações pendentes. Já tive um app desatualizado fazendo o telefone inteiro parecer quebrado.
Segundo, pressão no armazenamento. Muita gente ignora isso. O iOS depende de espaço livre no armazenamento como área temporária de trabalho durante a multitarefa. Quando o armazenamento fica apertado, os apps perdem espaço para respirar. Coisas que antes rodavam bem começam a travar, a digitação fica atrasada, a rolagem fica engasgando.
Saúde da bateria acima de 80 por cento não significa que o armazenamento está bom
Muita gente confunde essas coisas. A limitação de desempenho no iPhone está ligada à condição da bateria, e a Apple trata 80 por cento ou mais como saudável. Então, se a saúde da sua bateria está acima de 80 por cento e o telefone ainda se arrasta, eu não culparia a bateria primeiro.
O que eu vi, em vez disso, foi o armazenamento causando a maior parte do problema. O iOS parece se comportar muito melhor quando cerca de 10 a 15 por cento do armazenamento total fica livre. Quando cai abaixo disso, travamentos estranhos aparecem rápido. Os apps ficam presos. Digitar parece atrasado. O Safari começa a agir de forma boba. Não é sutil.
Por que as chamadas ainda funcionam enquanto o resto do telefone parece ruim
Essa parte me confundiu na primeira vez. As chamadas telefônicas muitas vezes continuam normais porque ligar usa hardware dedicado, separado da parte que lida com apps, abas do navegador, processamento de fotos e o teclado. Então, se as chamadas estão normais, mas os apps estão tropeçando, isso aponta mais para carga de software ou pouco armazenamento, não para alguma grande falha de hardware.
O que acabou resolvendo para mim
Tentei as coisas de sempre primeiro. Reiniciar. Redefinir os ajustes de rede. Desativar a Atualização em 2º Plano. No máximo, uma pequena melhora.
A solução real foi liberar armazenamento, e a maior pilha de lixo era minha fototeca, não os apps.
Clever Cleaner tornou isso mais fácil do que fazer tudo manualmente. O que mais me chamou atenção foi a forma como ele mostrava primeiro os maiores arquivos na seção Heavies, então eu não perdi tempo procurando. A seção Similars agrupava fotos quase duplicadas, fotos em sequência e tentativas repetidas da mesma imagem. Ele também escolhia a melhor imagem de cada grupo, o que me poupou de organizar cinco fotos de gato quase idênticas à 1 da manhã. Tudo também permaneceu no telefone. Nada foi enviado para outro lugar.
Depois que removi cerca de 15 GB, o telefone voltou ao normal. Uma coisa que quase deixei passar, e isso importa, foi esvaziar Apagados Recentemente no Fotos. Se você pular isso, as coisas apagadas ainda ficam lá por 30 dias e continuam ocupando espaço. Vá em Fotos, Álbuns, Apagados Recentemente e depois remova tudo. Se não fizer isso, o número de espaço livre quase não muda e você vai achar que nada funcionou. Fiz isso uma vez. Me senti meio bobo depois.
Se ainda parecer lento depois de liberar espaço
Verifique a temperatura primeiro. Se o telefone estiver quente, o desempenho cai de propósito para proteger o hardware. Tirei a capa do meu e deixei ele parado por vinte minutos. Ajudou mais do que eu esperava.
Outro pequeno ajuste fica em Ajustes, Acessibilidade, Movimento, e depois ative Reduzir Movimento. Isso reduz as animações da interface. Em um telefone sobrecarregado, menos efeitos visuais fizeram toda a interface parecer mais rápida para mim.
Também verifique o Modo Pouca Energia. Se você o deixa ativado o tempo todo, o desempenho sofre de propósito. Já vi gente esquecer que ele ficou ativado por dias.
Se nada disso mudar alguma coisa depois de uma semana, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes em Ajustes, Geral, Transferir ou Redefinir iPhone. Isso redefine os ajustes do sistema sem remover seus apps ou fotos. Estranhamente, isso resolveu uma lentidão persistente para mim uma vez quando todos os passos mais simples tinham falhado.
As chamadas funcionando bem me dizem que o baseband e o lado básico do rádio estão ok. A lentidão provavelmente está no lado do sistema, não no hardware de chamadas. Então eu olharia primeiro para 4 coisas.
-
Armazenamento com falha.
Se o chip de armazenamento do seu iPhone estiver com problemas, toda a interface fica arrastada. Os apps travam. Ajustes fica lento. Digitar atrasa. As chamadas ainda funcionam. Este é um caso em que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer, espaço livre importa, mas lentidão repentina em todo o sistema às vezes aponta para a saúde do armazenamento, não apenas para pouco espaço. Verifique os Dados de Análise em busca de logs de panic ou erros repetidos. -
Um app ou processo com problema.
Um processo de app travado pode sobrecarregar a CPU ou a memória. Se a lentidão aparece até em Ajustes, remova qualquer app que você instalou logo antes de isso começar. Também apague primeiro apps de VPN, limpeza ou segurança. Esses são culpados frequentes. -
Problema de bateria ou térmico.
Ignore apenas a saúde da bateria. Se o gerenciamento de desempenho de pico foi ativado após um desligamento inesperado, o telefone fica muito mais lento. Verifique em Ajustes, Bateria, Saúde da Bateria. Se o telefone estiver quente, isso também importa. -
Corrupção do iOS.
Não é raro. Uma reinicialização normal não vai corrigir arquivos de sistema danificados.
O que eu faria, em ordem:
Faça backup do iPhone.
Verifique o armazenamento e as análises.
Apague quaisquer apps problemáticos recentes.
Desative os perfis de VPN.
Atualize o iOS e todos os apps.
Teste com o Modo de Pouca Energia desativado.
Se ainda estiver ruim, faça um backup e depois reinstale o iOS com um computador pelo Finder ou iTunes. Não apague tudo primeiro, siga o caminho de reinstalação/atualização.
Se o armazenamento estiver lotado de fotos, o Clever Cleaner é bom para limpar lixo rapidamente. Compare apps de limpeza para iPhone aqui, melhores apps de limpeza para iPhone comparados. Mas se a lentidão surgiu do nada durante a noite, eu também ficaria de olho em falha no armazenamento. Essa é a parte que o pessoal não percebe.
As chamadas ainda funcionarem é, na verdade, uma pista útil. Isso geralmente significa que a parte principal de rádio do telefone está bem, enquanto o próprio iOS está engasgando com alguma coisa. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtdromer, mas eu não concluiria de imediato que o armazenamento está falhando, a menos que você também esteja vendo reinicializações aleatórias, apps travando ou logs de panic.
Uma coisa que eu verificaria e que eles não abordaram muito: excesso no Safari e no Mensagens. Parece bobo, mas iPhones podem ficar estranhamente lentos quando o Safari tem muitas abas, dados de sites e downloads acumulados, ou quando o Mensagens está cheio de anexos enormes. A lentidão nos Ajustes pode acontecer por sobrecarga no armazenamento do sistema, não necessariamente por falha de hardware. Vá em Armazenamento do iPhone e veja se o Mensagens ou Dados do Sistema está enorme.
Além disso, se você usa muitos widgets, remova alguns da tela inicial por um dia. O mesmo vale para contas de e-mail que ficam travadas sincronizando. Contas Exchange podem deixar um iPhone absurdamente lento.
Se o seu armazenamento estiver apertado, sim, libere espaço. O Clever Cleaner é bom para limpar fotos duplicadas e arquivos grandes rapidamente. Este tópico em o que usuários de iPhone dizem sobre o Clever Cleaner para liberar armazenamento vale a pena conferir.
Minha ordem seria:
- Verificar o Armazenamento do iPhone
- Limpar os dados de sites do Safari
- Excluir anexos grandes do Mensagens
- Remover qualquer VPN/perfil estranho
- Atualizar os apps
- Deixar carregando durante a noite no Wi-Fi
Se ainda estiver lento depois disso, aí eu começaria a suspeitar de uma corrupção mais profunda do iOS ou de problemas no NAND, para ser sincero.