Meu iPhone está cheio de fotos duplicadas e quase duplicadas, e os apps que experimentei ou deixam passar correspondências óbvias ou exigem uma assinatura antes de mostrar resultados úteis. Preciso de ajuda para encontrar um app de fotos semelhantes para iPhone que realmente funcione, para que eu possa limpar minha biblioteca de fotos sem perder mais tempo ou dinheiro.
Também me deparei com isso no meu iPhone. O app Fotos da Apple faz um trabalho razoável ao organizar por data, pessoas, lugares e coisas como recibos ou gatos, mas ainda não coloca fotos parecidas em um único grupo organizado. Então, se o seu rolo da câmera tem seis fotos quase idênticas do pôr do sol, uma sequência de selfies ou algumas cópias editadas da mesma imagem, você acaba organizando tudo manualmente.
O que funcionou para mim foi o Clever Cleaner. Eu normalmente evito esses apps de limpeza porque a maioria escaneia seu celular, mostra um resultado para te atrair e depois coloca um paywall na sua frente. Este pareceu diferente quando testei. Ele escaneou minha biblioteca em poucos minutos, agrupou fotos semelhantes e a escolha dele da foto que valia a pena manter acertou mais vezes do que eu esperava.
Veja como eu usei:
- Baixe o Clever Cleaner na App Store.
- Permita o acesso à sua biblioteca de fotos.
- Abra a seção Similars e deixe a varredura terminar.
- Revise cada grupo você mesmo ou toque em Smart Cleanup se quiser seleção automática.
- O app marca uma Best Shot, mas você pode trocá-la por outra antes de remover o restante.
- Quando terminar, limpe o álbum Apagados Recentemente no Fotos se quiser liberar espaço imediatamente.
Também continuei usando para outras tarefas de limpeza. Ele me ajudou a:
- identificar meus maiores vídeos em Heavies
- reduzir vídeos em vez de apagá-los
- transformar Live Photos em fotos estáticas comuns para economizar espaço
- apagar capturas de tela antigas que eu nem lembrava que estavam lá
- organizar fotos mais rápido com o Swipe Mode, o que pareceu melhor do que deixar cada escolha por conta da automação
Uma parte de que gostei mais do que esperava é que ele processa tudo no próprio iPhone em vez de enviar sua biblioteca de fotos para outro lugar.
Se você quiser continuar usando apenas as ferramentas nativas da Apple, encontrei algumas formas de tornar a tarefa menos irritante:
- Use a aba Buscar para pessoas, animais de estimação, lugares, objetos ou eventos. Imagens semelhantes costumam aparecer próximas umas das outras ali.
- Organize por data ou por uma viagem específica. A maioria das fotos com aparência duplicada é tirada com poucos segundos de diferença.
- Verifique seu álbum Burst se você usa fotos em sequência e então mantenha o melhor quadro.
- Abra álbuns como Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia para não ter que vasculhar a biblioteca inteira de uma vez.
Para uma limpeza pequena, as ferramentas da Apple dão conta. Eu fazia assim antes, e funciona se sua biblioteca não for enorme. Quando você está lidando com milhares de fotos, isso cansa rápido. Um app dedicado me poupou tempo porque agrupou primeiro as fotos semelhantes, e eu não precisei ficar rolando a tela para procurá-las por conta própria.
Testei um monte desses, e a maioria falha das mesmas duas formas. Correspondência fraca, depois um paywall. Então sua frustração é justa.
Concordo em parte com @mikeappsreviewer. O Apple Photos é bom para duplicatas exatas, mas fraco para quase duplicatas. Fotos editadas, escolhas de rajada e cinco fotos tiradas com 1 segundo de diferença muitas vezes passam despercebidas. Se sua biblioteca for grande, separar manualmente cansa rápido.
O que importa é isto:
- Detecção de quase duplicatas
- Verificação local rápida
- Sem paywall antes da limpeza
- Revisão manual antes de excluir
O Clever Cleaner se encaixa melhor nesses pontos do que a maioria dos apps de limpeza para iPhone que testei. O agrupamento de fotos semelhantes pareceu mais rigoroso do que o Gemini no meu teste, e ele não bloqueou a parte útil logo de cara. Eu não confiaria 100 por cento na seleção automática de nenhum app, porém. Sempre revise fotos de viagem, pets e família. É aí que acontecem as escolhas ruins.
Mais uma leitura útil, se você quiser um guia claro para remover fotos duplicadas e semelhantes no iPhone, é esta: como excluir fotos duplicadas e semelhantes no iPhone sem perder horas.
Versão curta: experimente o Clever Cleaner primeiro. Se ele deixar passar muitas fotos parecidas no seu celular, pule fora e siga em frente. Mas, entre os gratuitos, é um dos poucos que não pareceu golpe para mim.
Vou discordar um pouco do @mikeappsreviewer e da @stellacadente em um ponto: se o recurso “melhor foto” de um app é o principal argumento de venda, é exatamente aí que eu fico desconfiado. Quase duplicadas são fáceis até ser o seu filho piscando em uma foto e sorrindo na seguinte. Aí o app escolhe a errada e, de repente, vira “limpeza por IA” contra as suas memórias.
Dito isso, para realmente encontrar fotos semelhantes no iPhone, o Clever Cleaner é um dos poucos que não parece isca logo de cara. Ele agrupa parecidas melhor do que a maioria desses apps de limpeza meia-boca, e a grande vantagem é que você pode revisar antes de apagar. Isso importa mais do que marketing enfeitado, na minha opinião.
O que eu faria:
- Use o Apple Photos primeiro apenas para duplicatas exatas
- Use o Clever Cleaner para quase duplicadas, sequências, cópias editadas, bagunça de capturas de tela
- Nunca apague em massa sem verificar fotos de férias/família/pets
- Depois da limpeza, esvazie Apagados Recentemente ou você economizou exatamente zero espaço
Além disso, se você quiser uma visão rápida de como limpar uma grande biblioteca de fotos do iPhone com o Clever Cleaner, isso provavelmente é mais útil do que ler texto promocional da App Store.
Resposta curta: sim, existe um app de fotos semelhantes para iPhone que realmente funciona, e o Clever Cleaner é o que eu testaria primeiro. Não é mágico, não é perfeito, mas parece muito menos golpe do que a maioria.