Apaguei acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD e parei de usá-lo imediatamente porque tenho medo de que novos dados possam sobrescrever os arquivos excluídos. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD sem piorar a situação.
A primeira coisa que fiz quando isso aconteceu foi parar de usar o cartão SD. Faça isso antes de qualquer outra coisa. Tire-o do seu telefone, câmera, drone, ou de qualquer aparelho em que ele estivesse montado, e deixe-o quieto.
Fotos apagadas normalmente não somem na hora. O cartão marca o espaço delas como livre, e a lista de arquivos é limpa. Os dados da imagem muitas vezes ainda ficam lá até que novos arquivos sejam gravados por cima. Então, se você continuar fotografando, mesmo que seja só para uma foto de teste, corre o risco de apagar os arquivos antigos de vez.
Antes de instalar qualquer coisa, verifique os lugares mais óbvios.
Se o cartão estava em um telefone, procure em Excluídos Recentemente ou Lixeira dentro do aplicativo da galeria.
Se você já conectou o cartão ao computador antes, verifique a Lixeira.
Veja serviços de sincronização em nuvem como Google Fotos ou OneDrive. Já vi arquivos aparecerem lá depois de pessoas jurarem que nunca fizeram backup deles.
No seu computador, ative a exibição de arquivos ocultos. Às vezes as fotos ficam ocultas por uma falha no sistema de arquivos e, de vez em quando, por malware.
Se os arquivos sumiram do próprio cartão, o caminho é usar um software de recuperação. Ignore o CHKDSK no Windows. Ignore o Primeiro Socorros no macOS. Essas ferramentas reparam estruturas de disco. Elas não foram feitas para recuperar fotos apagadas, e já vi deixarem um cartão ruim ainda pior.
Ao longo do tempo, testei algumas opções gratuitas.
O PhotoRec funciona, mais ou menos, mas parece bem bruto. Não tem interface normal, exige bastante uso de terminal, e os arquivos recuperados voltam jogados em pastas bagunçadas com nomes genéricos. O Windows File Recovery pareceu parecido. Tudo bem se você gosta de linha de comando. Não é nada prático se você quer rapidez.
O Recuva é mais fácil de usar, mas tive pouca sorte com formatos RAW. NEF e CR2 foram os que mais me deram problema. Alguns arquivos voltaram corrompidos, outros nem abriam.
A ferramenta com que tive os melhores resultados para recuperação de fotos em cartão SD foi o Disk Drill. O que me convenceu foi como ele era simples de executar e como lidava bem com mídia de câmera. O modo Recuperação Avançada de Câmera fez um trabalho melhor com arquivos de vídeo divididos e fotos RAW do que as ferramentas gratuitas mais leves que testei.
Este é o processo que eu seguiria:
Instale o Disk Drill em um PC com Windows ou Mac.
Conecte o cartão SD com um leitor de cartões dedicado. Eu evitaria conectar a câmera por USB. Muitas câmeras apresentam o armazenamento de um jeito que limita o acesso de baixo nível.
Abra o programa, escolha o cartão SD na lista de unidades e inicie uma varredura por dados perdidos. Se você só se importa com fotos e vídeos, escolha Recuperação Avançada de Câmera.
Deixe a varredura terminar. Cartões grandes levam mais tempo. Cartões lentos demoram ainda mais.
Visualize os arquivos que ele encontrar. Esta parte importa. Se a visualização mostrar a imagem completa com nitidez, suas chances são boas e o arquivo geralmente está intacto.
Selecione o que você quer e recupere.
Um erro pode arruinar tudo, então preste atenção nesta parte. Quando ele perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não os coloque de volta no mesmo cartão SD. Salve-os no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Gravar arquivos recuperados no mesmo cartão pode sobrescrever dados que você ainda não extraiu.
Depois de recuperar tudo, abra os arquivos e confira se funcionam. Só depois disso eu formataria o cartão SD na câmera. Se o cartão voltar a se comportar de forma estranha após a formatação, eu aposentaria ele. Cartões falham de maneiras esquisitas, e eu parei de confiar em um depois de um susto assim.
Se você não tirou novas fotos desde a exclusão, suas chances geralmente são boas. Isso importa mais do que as pessoas imaginam.
Sim, se você parou de usar o cartão SD rapidamente, as chances de recuperação ainda são razoáveis.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: não grave nada no cartão. Mas divirjo um pouco em um ponto. Eu faria primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois analisaria a imagem, não o cartão original. Se o cartão tiver setores instáveis ou começar a falhar, você terá uma única tentativa limpa em vez de leituras repetidas.
Fluxo de trabalho mais seguro:
- Trave o cartão SD, se ele tiver uma chave física de proteção contra gravação.
- Use um leitor de cartões, não o telefone ou a câmera.
- Crie um arquivo de imagem completo do cartão com uma ferramenta como USB Image Tool, dd ou similar.
- Execute a recuperação na imagem.
- Salve os arquivos recuperados apenas no seu PC ou em outra unidade.
Se você quiser o caminho mais fácil, o Disk Drill é uma escolha sólida para isso. Ele analisa bem cartões SD, mostra prévias dos arquivos e mantém o processo simples. O sucesso na recuperação de fotos é maior quando nenhum arquivo novo foi salvo após a exclusão. Quando os blocos são sobrescritos, a recuperação cai para quase zero para esses arquivos.
Mais uma coisa que muita gente não percebe. Se os arquivos foram excluídos de uma câmera, alguns vídeos ficam divididos em fragmentos. As ferramentas de recuperação variam muito nisso. O Disk Drill tende a se sair melhor do que ferramentas gratuitas mais antigas com conjuntos de fotos e vídeos de cartões SD.
Se você quiser um passo a passo rápido, este guia rápido para recuperar arquivos excluídos de um cartão SD mostra o processo.
Não formate o cartão. Não execute ferramentas de reparo primeiro. E não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão.
Sim, é possível, e parar de usar imediatamente foi a melhor atitude possível.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas estou um pouco menos convencido de que todo mundo precisa pular direto para criar uma imagem completa primeiro. Se o cartão estiver saudável e for montado normalmente, uma imagem é o ideal, claro, mas para muita gente essa etapa só adiciona confusão e a pessoa acaba fazendo alguma besteira no meio do processo. Se o cartão estiver instável, então sim, faça uma imagem primeiro. Se estiver estável, uma varredura somente leitura com um bom aplicativo de recuperação geralmente já basta.
O que eu acrescentaria é o seguinte: verifique a condição do cartão antes de tentar recuperar os arquivos. Se o Windows disser escanear e corrigir, clique em cancelar. Se o cartão estiver anormalmente lento, desconectar aleatoriamente ou mostrar capacidade incorreta, trate-o como uma mídia com falha. Isso muda o plano.
Além disso, arquivos excluídos são uma coisa. Arquivos ausentes após corrupção são outra. As chances de recuperação geralmente são melhores com exclusão simples do que com danos no sistema de arquivos, então ainda não entre em pânico.
Quanto ao software, o Disk Drill continua sendo uma das opções mais fáceis para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD porque as prévias economizam tempo e ajudam você a descobrir o que realmente pode ser recuperado antes de gravar qualquer coisa em qualquer lugar. Basta recuperar para o seu computador, nunca de volta para o cartão SD. É aí que as pessoas erram.
Mais uma leitura útil aqui se você quiser opiniões extras sobre dicas de recuperação de dados de cartão SD e etapas seguras para recuperação de arquivos.
Versão curta: sim, a recuperação sem sobrescrever é possível, mas apenas se você mantiver o cartão intocado e recuperar os arquivos em outro lugar. Quando novos dados são gravados, aquelas fotos antigas podem ir embora muito rápido.
Sim, muito possível, mas vou discordar levemente de uma coisa do @voyageurdubois e do @viajantedoceu: se o cartão estiver perfeitamente saudável, fazer uma imagem primeiro é mais seguro, não necessariamente mais simples. Algumas pessoas perdem o ritmo nessa etapa. Se você não for técnico, uma varredura cuidadosa somente leitura é melhor do que se atrapalhar com comandos de terminal e cometer um erro.
O que mais importa:
- Não grave nada no cartão SD
- Não o formate
- Não execute ferramentas de reparo
- Não recupere arquivos de volta para o mesmo cartão
Um ponto de verificação prático que as pessoas ignoram: se ainda existem miniaturas na câmera ou no telefone, isso não significa que os arquivos completos estejam seguros. As miniaturas podem sobreviver mesmo quando os blocos da imagem original foram parcialmente sobrescritos.
Além disso, o tipo de arquivo importa. JPEGs costumam ser recuperados melhor do que vídeos grandes em 4K porque os vídeos têm mais chance de estar fragmentados. É por isso que os resultados podem parecer inconsistentes.
Se você quiser uma opção simples, o Disk Drill é uma escolha razoável.
Prós do Disk Drill:
- interface fácil
- boa compatibilidade com visualização prévia
- lida bem com fotos e vídeos
- útil para pessoas que não querem ferramentas de linha de comando
Contras do Disk Drill:
- os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma/versão
- varreduras mais profundas podem demorar
- não faz milagres se os dados já tiverem sido sobrescritos
- alguns usuários avançados podem preferir mais controle manual
Então eu combinaria o conselho de @mikeappsreviewer, @viajantedoceu e @voyageurdubois assim: mantenha o cartão intocado, verifique se ele parece saudável, depois faça uma imagem dele primeiro ou faça a varredura diretamente com algo como o Disk Drill, e salve tudo apenas em outra unidade. Se o cartão começar a desconectar ou mostrar erros, pare e clone-o antes de fazer qualquer outra coisa.