Preciso de ajuda para recuperar fotos e arquivos de vídeo de um cartão CompactFlash sem gravar nem alterar nada nele. O cartão estava funcionando, então de repente minha câmera parou de reconhecê-lo, e esses são arquivos importantes dos quais eu ainda não fiz backup. Qual é a maneira mais segura de recuperar dados de um cartão CF e evitar piorar o problema?
O cartão CF parece vazio? Eu trataria isso como um trabalho de recuperação, não como um caso perdido
Olá OP, sinto muito que você esteja passando por isso. Já tive um cartão CF que ficou em branco depois de uma sessão, e sim, dá aquele frio no estômago na hora. Ainda assim, um cartão vazio nem sempre significa que suas fotos ou vídeos se foram. Muitas vezes, a lista de arquivos é a primeira a ficar corrompida. Os dados permanecem no cartão até que algo novo seja gravado por cima.
Primeira coisa, pare de mexer no cartão
Esta parte é a mais importante.
Não coloque ele de volta na câmera.
Não tire mais fotos nele.
Não copie arquivos para ele.
Não formate, mesmo que sua câmera ou computador fique insistindo.
O que eu vi no meu caso foi simples. O cartão parecia vazio, mas os arquivos raw ainda estavam lá. O sistema tinha perdido o rastreamento deles. Quando novos arquivos são gravados, as chances de recuperação caem muito.
O que eu faria em seguida
Se você não tem backup, eu iria direto para um software de recuperação. Para um cartão CF normal que ainda aparece no computador, esse geralmente é o primeiro passo que vale a pena tentar.
Eu começaria com Disk Drill.
É fácil de usar sem muita adivinhação. Ele lê formatos comuns de cartão CF, como FAT32 e exFAT, e costuma encontrar os tipos de arquivo usuais de câmera, JPG, CR2, CR3, NEF, ARW, MOV, MP4. A parte de visualização também ajuda. Se um arquivo abre na visualização, suas chances geralmente são melhores.
Os passos que eu seguiria
-
Remova o cartão CF da câmera
Deixe ele fora até terminar a recuperação. -
Use um leitor de cartão CF dedicado
Eu evitaria a conexão da câmera por USB. Um leitor geralmente dá ao computador um acesso mais limpo ao cartão. -
Instale o aplicativo de recuperação no seu computador
Não no cartão CF. Nunca na mídia danificada. -
Escaneie o cartão CF
Abra Disk Drill, escolha o cartão, execute a varredura completa e depois espere. Se o cartão permanecer conectado e legível, deixe a varredura terminar. -
Visualize o que aparecer
Verifique suas fotos e vídeos antes de salvar qualquer coisa. Arquivos que são visualizados corretamente tendem a ser as escolhas mais seguras. -
Recupere os arquivos para outra unidade
Salve tudo no seu disco interno, em um SSD externo ou em qualquer outro lugar que não seja o mesmo cartão CF.
Uma coisa que muita gente faz errado
Se o cartão começar a agir de forma estranha, leituras lentas, desconexões aleatórias, erros de leitura, eu não continuaria forçando com varreduras repetidas.
Nesse ponto, eu criaria primeiro uma imagem completa byte a byte e depois escanearia a imagem em vez do próprio cartão. Menos desgaste na mídia original. Mais seguro se o cartão estiver começando a falhar.
Além disso, eu deixaria CHKDSK, First Aid e ferramentas parecidas de reparo de lado até depois da recuperação. Essas ferramentas gravam alterações no sistema de arquivos. Se seus arquivos importam, tire eles de lá primeiro. Conserte o cartão depois.
Quando o software deixa de ser a opção certa
Há casos em que eu pararia e entregaria para um profissional:
- o cartão CF não é detectado em lugar nenhum
- os pinos parecem tortos ou danificados
- o cartão esquenta
- ele perde a conexão repetidamente
- os arquivos são importantes demais para arriscar
Se o cartão ainda monta normalmente, a recuperação por software geralmente é a primeira tentativa prática. Se parecer problema de hardware, eu não forçaria a sorte.
Espero que isso ajude um pouco.
Se o seu objetivo é fazer zero alterações no cartão CF, trabalhe primeiro a partir de uma imagem somente leitura. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não faria a varredura do cartão original primeiro se os arquivos forem insubstituíveis. Eu o clonaria primeiro e depois faria a recuperação a partir do clone ou da imagem.
Faça isto.
- Coloque o cartão CF em um bom leitor USB.
- No Windows, use uma ferramenta como HDD Raw Copy Tool ou USB Image Tool para criar um arquivo de imagem completo.
- No Mac ou Linux, use ddrescue, não o reparo do Disk Utility.
- Se o cartão apresentar erros de leitura, o ddrescue é melhor do que a maioria das ferramentas com interface gráfica porque registra os setores defeituosos e tenta novamente de forma inteligente.
- Guarde o cartão original depois de criar a imagem.
Depois execute o Disk Drill no arquivo de imagem, não no cartão. Isso mantém seu cartão inalterado. Também permite tentativas repetidas sem estressar a mídia novamente. O Disk Drill é sólido para recuperação de fotos e vídeos, esp se o cartão ainda for identificado com o tamanho correto.
Algumas verificações que as pessoas costumam pular.
- Observe os pinos do CF tanto no cartão quanto no leitor
- Tente um segundo leitor
- Verifique se o Gerenciamento de Disco mostra a capacidade do cartão
- Se a capacidade estiver errada, pare, isso aponta para falha do controlador
Para termos de pesquisa, pense em software de recuperação de fotos de compact flash, ou melhor software para recuperar fotos e vídeos excluídos de cartões de memória.
Se você quiser uma explicação visual rápida, isto é razoável, veja um passo a passo de recuperação de compact flash.
Não execute CHKDSK. Não formate. Não teste coisas no cartão. Essa parte arruína recuperações com mais frequência do que a falha original.
Concordo com @sonhadordobosque em um ponto importante: se “não alterar o cartão” é sua regra principal, criar uma imagem dele primeiro é a abordagem mais limpa. Mas eu discordo um pouco da ideia de que você sempre precisa partir direto para ferramentas mais pesadas antes de fazer algumas verificações básicas.
O que eu faria antes de qualquer outra coisa:
- ativar a opção de proteção contra gravação do cartão CF, se o seu adaptador/leitor tiver uma
- usar um leitor diferente, não a câmera
- verificar se o sistema operacional reconhece o dispositivo mesmo que não consiga ler os arquivos
- no Windows, olhar no Gerenciamento de Disco
- no Mac, olhar em Informações do Sistema > USB/Leitor de Cartão, e não apenas no Finder
Motivo: às vezes o cartão está bom e o leitor é o mentiroso. Já vi isso mais de uma vez.
Se o cartão for detectado com a capacidade correta, então sim, faça uma imagem e trabalhe a partir dela. Se ele for detectado, mas pedir formatação, isso ainda não significa que os dados sumiram. Normalmente significa que o sistema de arquivos foi corrompido.
Uma coisa que eu acrescentaria e que nem @mikeappsreviewer nem @sonhadordobosque realmente enfatizaram: verifique os arquivos recuperados pela assinatura de arquivo, não apenas pelo nome do arquivo/estrutura de pastas. Em mídias de câmera, as árvores de diretórios geralmente são as primeiras a morrer. Uma recuperação bruta que encontre CR2/CR3/NEF/JPG/MOV/MP4 por assinatura pode salvar coisas mesmo quando o cartão parece totalmente vazio.
O Disk Drill é razoável aqui porque consegue escanear bem cartões de memória e visualizar muitos formatos de foto/vídeo, mas eu seria criterioso com vídeos. Fotos frequentemente voltam intactas. Arquivos de vídeo são mais sensíveis porque, se o cabeçalho ou o índice final estiver danificado, o arquivo pode ser recuperado mas não reproduzir corretamente. Então não presuma que “encontrado” = “utilizável”. Visualize tudo o que puder.
Além disso, um ponto pequeno mas importante: se este for um cartão CompactFlash verdadeiro mais antigo, inspecione os pinos da câmera e do leitor com muito cuidado. Danos nos pinos de CF são uma dor de cabeça clássica. Se um pino estiver torto, pare de mexer nisso porque você pode transformar algo recuperável em algo morto muito rapidamente.
Se o cartão estiver mostrando capacidade errada, desconectando ou não sendo identificado de forma consistente, o software provavelmente já não é mais a solução real. Isso começa a ter cara de falha no controlador ou na interface.
Leitura relacionada, se você quiser um caso parecido em mídia mais nova: Discussão sobre recuperação de imagens em CFexpress e dicas de solução de problemas.
Versão curta: não repare, não formate, não grave nada, verifique a detecção, crie uma imagem primeiro se possível, depois escaneie a imagem com o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação. Isso mantém o cartão original o mais intacto possível de forma realista.
Estou com @sonhadordobosque e @sognonotturno na grande regra: preservar primeiro, recuperar depois. Onde discordo um pouco de @mikeappsreviewer é no seguinte: se o cartão está instável, até mesmo apenas uma leitura pode ser estresse demais.
Uma coisa extra que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: verifique se o seu leitor ou sistema operacional não está tentando montar ou corrigir o cartão silenciosamente em segundo plano. No Windows, cancele qualquer aviso de formatação. No macOS, não clique em Inicializar. Alguns sistemas são irritantemente ansiosos.
Se o cartão CF for detectado com o tamanho correto, o fluxo de trabalho mais seguro é:
- conectar por meio de um leitor confiável
- criar uma imagem de setor
- desconectar o cartão original
- fazer todo o trabalho de recuperação a partir da cópia da imagem
Além disso, se forem vídeos de câmera, o sucesso da recuperação não é tudo ou nada. Um MP4 ou MOV recuperado pode existir, mas ainda assim não ser reproduzível até ser reparado depois. Não julgue toda a tentativa apenas pelos nomes dos arquivos.
Sobre o Disk Drill, é uma escolha razoável depois que você tiver a imagem.
Prós:
- fácil de escanear arquivos de imagem
- bom suporte de visualização para formatos de foto comuns
- interface simples, menor chance de erro do usuário
- decente para recuperações de cartão de memória
Contras:
- não é a minha primeira escolha para cartões com muitos erros de leitura
- os arquivos encontrados podem incluir falsos positivos de varreduras por assinatura
- a recuperação de vídeo pode parecer bem-sucedida, mas ainda precisar de reparo separado
- o limite de recuperação na versão paga pode ser irritante dependendo da versão/plataforma
Então sim, o Disk Drill é bom para a fase de recuperação, mas eu trataria a criação da imagem como o verdadeiro primeiro trabalho. Se o cartão mostrar capacidade errada, desaparecer aleatoriamente ou esquentar, pare e considere recuperação profissional antes de esgotar suas chances.