Como posso recuperar um disco rígido formatado com fotos da família?

Formatei acidentalmente um disco rígido externo que tem anos de fotos e vídeos da família, incluindo imagens insubstituíveis de parentes que já faleceram. Parei de usar a unidade imediatamente porque estou preocupado em sobrescrever os dados. Qual é a melhor maneira de recuperar arquivos de um disco rígido formatado, e existem ferramentas de recuperação confiáveis ou etapas que eu deva tentar primeiro?

Uma vez eu estraguei um drive e formatei o errado. Quando a barra chegou a 100% e a lista de pastas voltou vazia, tive aquela sensação ruim na mesma hora. Achei que tinha apagado tudo. Acabou sendo grave, mas nem sempre fatal. Se você fez a mesma coisa, primeiro pare de mexer no drive. Sério, essa parte importa mais do que as pessoas imaginam.

Se for um drive externo, desconecte-o. Se estiver dentro do seu PC, deixe-o quieto. Não copie arquivos para ele. Não instale aplicativos de recuperação nele. Não baixe ferramentas aleatórias e aponte para o mesmo disco. Já vi gente arruinar as próprias chances ao gravar novos dados por todo o espaço onde os arquivos antigos ainda estavam.

Antes de executar um software de recuperação, verifique se suas coisas já não existem em outro lugar. Eu sei que isso parece óbvio, mas já vi pessoas entrarem em pânico por uma hora e depois encontrarem seus arquivos no OneDrive, Google Drive ou iCloud. No Windows, procure também no Histórico de Arquivos. Às vezes, o desastre é só local.

O que muda com o tipo de formatação

É aqui que muita gente se confunde. “Formatado” nem sempre quer dizer a mesma coisa.

1. Uma formatação rápida normalmente apaga os registros do sistema de arquivos. Então a unidade parece vazia para o sistema operacional, mas os dados brutos muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você fez uma formatação rápida e depois parou de usar a unidade, suas chances ainda são boas.

2. Uma formatação completa é mais agressiva. Os sistemas modernos tendem a gravar em todo o disco e verificar setores defeituosos ao mesmo tempo. Depois que os dados antigos são sobrescritos, as ferramentas de recuperação deixam de ser úteis. É por isso que recuperações após formatação rápida funcionam com muito mais frequência do que recuperações após formatação completa.

Se eu não tivesse backup, seguiria para um software de recuperação em seguida. Entre as ferramentas que já testei, Disk Drill costuma ser a primeira que uso em uma unidade formatada.

O motivo é simples. Ele não dificulta as coisas. Você não precisa ter conhecimento profundo sobre sistemas de arquivos para obter resultados úteis. Funciona no Windows e no Mac, oferece suporte aos sistemas de arquivos comuns que as pessoas encontram e tende a recuperar uma quantidade razoável após uma formatação. Uma parte de que gosto mais do que a maioria das pessoas menciona é a opção de Backup byte a byte. Já usei imagens de disco primeiro quando uma unidade parecia antiga ou instável. Analisar a imagem em vez do disco físico é mais seguro nesses casos.

Fluxo básico de recuperação

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.

2. Execute uma varredura na unidade formatada.

3. Abra as pré-visualizações dos arquivos que ele encontrar.

4. Escolha o que você quer recuperar.

5. Recupere tudo para outra unidade, não a original.

A parte da pré-visualização não é firula. Eu sempre verifico. Se uma foto aparece na pré-visualização, ou um documento abre ali sem parecer corrompido, sua cópia recuperada tem uma chance maior de ser utilizável. Se a pré-visualização falhar, eu reduzo minhas expectativas rapidamente.

Se você quiser uma opção gratuita e não se importar com uma interface mais rústica, o PhotoRec ainda vale a pena dar uma olhada. Eu também já usei. Ele encontra muita coisa, mas é menos amigável, e o resultado fica bagunçado. Os nomes dos arquivos muitas vezes somem. A estrutura de pastas também. Então você acaba com uma pilha de arquivos recuperados e um trabalho de organização que não pediu.

Pelo que tenho visto, isso é principalmente uma questão de tempo. Quanto menos você fizer com a unidade após a formatação, melhores serão suas chances. Já vi recuperações quase completas após uma formatação por engano. Também já vi pessoas continuarem usando o disco por um dia e apagarem o que ainda podia ser recuperado. Então, deixe a unidade em paz, verifique os backups primeiro e depois execute a recuperação, se precisar.

Se você parou logo após a formatação, suas chances ainda são razoáveis. A grande divisão aqui é SSD vs HDD. Se este disco externo for um HDD, o software de recuperação ainda tem uma chance justa após uma formatação rápida. Se for um SSD ou uma unidade externa baseada em flash, a recuperação piora rapidamente porque o TRIM pode apagar blocos em segundo plano. Muitas postagens pulam essa parte. @mikeappsreviewer cobriu bem o ângulo da formatação rápida, mas eu verificaria primeiro o tipo de unidade antes de passar horas escaneando. O que eu faria: 1. Descobrir se a unidade é HDD ou SSD. 2. Verificar a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou DriveDx. Se a saúde parecer ruim, clone a unidade primeiro. 3. Recuperar a partir do clone, não da original, se o disco fizer barulhos, ficar offline ou ler devagar. 4. Classificar os resultados por assinatura de arquivo para fotos e vídeos, JPG, PNG, HEIC, MOV, MP4, AVI. 5. Salvar os arquivos recuperados em um disco diferente com muito espaço livre. O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida tanto com varreduras do sistema de arquivos quanto com recuperação baseada em assinatura, o que importa após a formatação. Para fotos de família, o suporte a visualização importa muito. Se as visualizações abrirem, os arquivos geralmente podem ser usados. Se nomes e pastas importarem mais do que a recuperação bruta, tente escanear antes de fazer qualquer etapa de reparo. Se nenhum software encontrar muita coisa, pare por aí e use um laboratório. Os serviços de sala limpa são caros, mas para fotos insubstituíveis, esse é o próximo passo. Além disso, este guia ajuda: veja como recuperar um disco rígido formatado passo a passo O principal é não tentar corrigir a unidade primeiro. Nada de chkdsk, nada de reformatar novamente, nada de cópias de teste. É aí que as pessoas pioram a situação, para ser sincero.
Como posso recuperar um disco rígido formatado com fotos de família?
Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @himmelsjager disseram: não fique muito preso à ideia de software de recuperação primeiro se essas fotos forem realmente importantes e únicas na vida. Se a unidade estiver agindo de forma minimamente estranha, rotações lentas, desconexões, cliques ou demorando uma eternidade para montar, eu pularia o faça você mesmo e iria direto para um laboratório profissional. As pessoas odeiam ouvir isso porque custa dinheiro, mas software não conserta hardware com falha. Além disso, eu discordo um pouco da mentalidade de só escanear e ver no que dá quando os arquivos são emocionalmente insubstituíveis. A melhor atitude é tratar a unidade como evidência. Identifique-a, coloque-a de lado e tome decisões com cuidado. Uma nova varredura ruim ou um cabo USB instável pode piorar as coisas em um disco à beira da falha. Se *foi* uma formatação rápida normal e a unidade está saudável, então sim, o Disk Drill é uma das opções mais práticas porque você pode verificar prévias antes de restaurar. Isso importa muito para fotos de família. Eu recuperaria apenas para uma unidade totalmente separada, de preferência com muito mais espaço livre do que você acha que precisa. Vídeos consomem espaço rápido. Algumas dicas extras que as pessoas esquecem: - Use o gabinete/cabo original, se possível - Evite hubs USB baratos - Não execute ferramentas de reparo - Mantenha um registro do que você tentou para não entrar em pânico e repetir coisas - Se os arquivos recuperados perderem os nomes, organize por metadados de data após a recuperação Se você quiser um passo a passo mais claro, este guia de recuperação e análise prática do Disk Drill é mais fácil de ler do que a maioria. Ele cobre como o Disk Drill funciona, no que ele é bom e as etapas básicas de uso sem um monte de enrolação. No geral: se a unidade está saudável, suas chances ainda são razoáveis. Se ela está instável, pare de mexer nela agora. Essa é a parte que salva os arquivos das pessoas com mais frequência do que o debate sobre o melhor aplicativo.
Como posso recuperar um disco rígido formatado com fotos de família?
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @himmelsjager, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer disseram: verifique se a formatação também alterou o sistema de arquivos. Se a unidade era, por exemplo, exFAT antes e foi reformatada para NTFS ou APFS, algumas ferramentas ficam piores em reconstruir a estrutura original de pastas, mesmo quando os dados das fotos em si ainda estão lá. É por isso que eu me importaria menos em conseguir “a unidade de volta” e mais em extrair a mídia de forma limpa. Eu discordo um pouco da ideia de fazer muitos escaneamentos repetidos. Em um HDD saudável, talvez tudo bem. Em uma unidade instável, cada passagem completa extra é desgaste. Melhor fazer uma estratégia de escaneamento cuidadosa, depois parar e avaliar os resultados. O Disk Drill faz sentido aqui principalmente porque combina análise normal do sistema de arquivos com recuperação por assinatura, e a visualização prévia dele é realmente útil para verificar se arquivos JPG, HEIC, MOV ou MP4 estão intactos antes de restaurar. **Prós do Disk Drill** - Fácil de usar em uma situação estressante - Bom suporte de visualização prévia - Pode encontrar arquivos após uma formatação rápida - Lida bem com tipos mistos de foto e vídeo **Contras** - A recuperação gratuita é limitada dependendo do sistema operacional - Escaneamentos profundos podem levar uma eternidade - A recuperação por assinatura pode perder nomes e pastas originais - Não faz milagres se os dados foram sobrescritos ou se o TRIM já foi executado Minha dica extra: recupere primeiro os álbuns mais antigos e mais insubstituíveis, não tudo de uma vez. Se o espaço ou a qualidade do escaneamento se tornarem um problema, priorize o que não pode ser recriado. Além disso, após a recuperação, use ferramentas de metadados para organizar por data de captura. Isso geralmente reconstrói a linha do tempo da família melhor do que os nomes dos arquivos jamais fariam.