Como posso recuperar fotos excluídas do cartão SD da minha câmera Canon?

Excluí acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e agora realmente preciso de ajuda para recuperá-las. O cartão foi usado após a exclusão, então não tenho certeza se a recuperação ainda é possível. Quais métodos de recuperação de fotos ou software de recuperação de cartão SD funcionam melhor para cartões de memória de câmeras Canon?

Já me deparei com isso com cartões SD da Canon mais de uma vez, e os primeiros minutos importam mais do que as pessoas pensam. As fotos apagadas muitas vezes ainda estão lá. O que acaba com a recuperação é usar o cartão de novo. Se isso aconteceu com você, pare de fotografar agora e remova o cartão.

O que eu faria primeiro, sem desvios:

1. Não tire nem mais uma foto. Uma única foto de teste já basta para sobrescrever parte de um arquivo antigo.
  2. Não fique fuçando os menus da câmera tentando consertar alguma coisa. Até a atividade normal da câmera às vezes grava no cartão.
  3. Se o seu computador mostrar uma mensagem pedindo para formatar, cancele.
  4. Remova o cartão SD da Canon. Se o cartão tiver uma trava, coloque em somente leitura e deixe assim até escaneá-lo em um computador.

Por que fotos apagadas ainda aparecem em ferramentas de recuperação é bem simples. Na maioria dos cartões, apagar não limpa os dados da imagem imediatamente. A câmera marca o espaço como livre, e o arquivo antigo fica lá até que novos dados sejam gravados por cima. Então as fotos muitas vezes somem da galeria, mas não do armazenamento. Grande diferença.

Antes de começar a mexer com software de recuperação, verifique o app image.canon se você o tinha vinculado. Já vi cópias na nuvem ainda ficarem lá por cerca de 30 dias. Se não houver nada lá, passe para um software de recuperação. Use um computador e um leitor USB de cartão SD. Eu não conectaria a câmera por USB para isso.

Algumas ferramentas que vale a pena tentar:

1. Disk Drill

Esta é a opção mais fácil para começar. A interface é limpa, as prévias são boas, e ele lida bem com recuperação de fotos em cartões SD. Também lê formatos RAW da Canon, como CR2 e CR3, o que importa se você não estava fotografando em JPG. No Windows, o limite de recuperação gratuita dá 100MB para testar, o que é suficiente para ver se seus arquivos estão lá.

1. PhotoRec

Este é o caminho econômico, ou seja, gratuito. Funciona, e faz uma busca profunda, mas tem uma cara mais antiga. Sem interface polida. É mais um esquema de janela de texto. Além disso, os nomes dos arquivos geralmente voltam embaralhados ou genéricos, então se você recuperar 900 imagens, organizá-las fica irritante bem rápido. Ainda assim é uma opção sólida se você não quiser gastar dinheiro.

As etapas de recuperação são praticamente as mesmas, não importa qual ferramenta você escolha:

1. Instale o programa no seu computador, não no cartão SD.
  2. Coloque o cartão em um leitor e inicie uma varredura.
  3. Espere. Cartões grandes levam um tempo, especialmente se a ferramenta estiver fazendo uma análise mais profunda.
  4. Filtre os resultados para imagens para não ficar rolando no meio de arquivos inúteis.
  5. Visualize os arquivos antes de restaurá-los. Isso economiza tempo.
  6. Recupere tudo para outra unidade, não de volta para o mesmo cartão SD.

Essa última parte importa muito. Gravar os arquivos recuperados de volta no cartão é como as pessoas acabam arruinando a própria tentativa de resgate.

Se você agir com calma e mantiver o cartão intocado, suas chances são razoáveis. Depois de recuperar o que conseguir e copiar para algum lugar seguro, aí sim formate o cartão na câmera antes de usá-lo de novo. Isso costuma evitar que o sistema de arquivos do cartão fique estranho mais tarde.

Se o cartão foi usado após a exclusão, as chances de recuperação caem, mas não são zero. O que importa é quanto de novos dados atingiu os mesmos setores. Algumas fotos, às vezes tudo bem. Uma sequência longa ou vídeo em 4K, bem pior.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: mantenha o cartão fora da câmera. Onde eu discordo um pouco é no seguinte. Antes de rodar a recuperação no próprio cartão, faça primeiro uma imagem completa do cartão SD se você tiver um PC. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux funcionam para isso. Você escaneia o arquivo de imagem, não o cartão ao vivo. Mais seguro. Se uma verificação travar ou você clicar errado, sua fonte permanece intocada.

O que eu faria:

1. Coloque o cartão SD em um leitor.
  2. Crie uma imagem byte a byte dele.
  3. Escaneie a imagem com Disk Drill primeiro. Ele costuma recuperar JPG, CR2 e CR3 da Canon de forma limpa, e as prévias ajudam muito.
  4. Se os resultados forem fracos, rode o PhotoRec na imagem também. Ele ignora tabelas de arquivos danificadas e faz a extração pela assinatura do arquivo.
  5. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa, nunca no cartão SD.

Verifique também se há restos ocultos. Alguns cartões da Canon mantêm arquivos sidecar, miniaturas ou pastas de vídeo divididas mesmo quando a visualização principal DCIM parece vazia.

Mais uma coisa que o pessoal costuma pular. Se as fotos importam muito, pare com o faça você mesmo após a primeira tentativa. Tentativas repetidas de gravação, avisos de reparo e verificações aleatórias tornam a recuperação profissional mais difícil.

Se você quiser um passo a passo visual rápido, este reel sobre recuperação de fotos de cartão SD para Canon e outras câmeras cobre o básico de forma simples.

Se você disser quantas fotos ou vídeos novos foram feitos após a exclusão, posso te dar uma estimativa de recuperação mais honesta.

Se o cartão foi usado após a exclusão, eu seria um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer faz parecer, mas não tão catastrófico quanto as pessoas pensam. As fotos costumam ser sobrescritas apenas parcialmente, então você pode recuperar algumas por completo, algumas corrompidas e algumas nem um pouco. Isso é normal.

Uma coisa que eu acrescentaria, que @viaggiatoresolare mencionou de passagem mas não enfatizou o suficiente: verifique o cartão em busca de comportamentos estranhos no sistema de arquivos antes de assumir que foi só exclusão. Cartões Canon às vezes ainda têm entradas de pastas recuperáveis em DCIM, MISC ou PRIVATE que o Windows/macOS não mostram direito. No Windows, ative a exibição de arquivos ocultos. No Mac, use o Captura de Imagem também, não só o Finder. Já vi fotos aparecerem lá quando o Finder se comportou de forma ruim.

Além disso, se você fotografou em RAW+JPG, não procure apenas por JPG. Procure por CR2 ou CR3 separadamente. Às vezes a prévia em JPEG desaparece, mas o RAW sobrevive, ou vice-versa. O mesmo vale para arquivos auxiliares de vídeo.

Para a recuperação em si, o Disk Drill provavelmente é a primeira tentativa mais fácil porque você pode visualizar o que ainda está intacto antes de restaurar. Isso importa muito quando o cartão foi reutilizado. Se ele não encontrar nada útil, aí sim, vá mais fundo com uma ferramenta de varredura por assinatura. Eu só não executaria dez aplicativos diferentes em sequência sem motivo. Mais caos, mais chances de clicar na coisa errada.

E se você quiser mais dicas práticas sobre recuperação de cartão SD de câmera, vale a pena dar uma olhada neste tópico: Conselhos do Reddit sobre recuperação de fotos de cartão SD de câmera Canon

O mais importante agora é: não formate, não repare, não reutilize. Recupere apenas para o seu computador. Se as fotos perdidas forem do tipo insubstituível, eu pararia após uma varredura cuidadosa e consideraria um laboratório profissional. Fazer por conta própria é ótimo até deixar de ser.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: o próprio cartão pode ser o problema, não apenas a exclusão. Se o cartão SD da Canon estiver começando a falhar, faça uma verificação de integridade em um leitor de cartões antes de confiar em qualquer resultado de recuperação. Leituras lentas, desconexões ou erros de I/O normalmente significam parar com tentativas caseiras rapidamente.

Discordo um pouco da abordagem de executar várias ferramentas do @viaggiatoresolare e @nachtschatten. Se as fotos forem importantes, geralmente é mais inteligente fazer menos tentativas. Cada ação extra aumenta a chance de erros, mesmo que as leituras sejam em sua maioria seguras. Eu escolheria primeiro uma varredura cuidadosa e depois reavaliaria.

Para essa primeira tentativa, o Disk Drill é uma opção razoável porque faz boa pré-visualização de arquivos da Canon, o que ajuda a separar fotos intactas de arquivos inúteis.

Prós do Disk Drill:

• fácil de usar
  • bom suporte de pré-visualização para JPG, CR2, CR3
  • razoável na reconstrução da estrutura de pastas
  • rápido para indicar se vale a pena continuar a recuperação

Contras:

• não é gratuito para recuperação completa na maioria das configurações
  • pode retornar duplicatas de diferentes métodos de varredura
  • varreduras profundas podem perder os nomes originais dos arquivos

Além disso, verifique se a sua Canon gravou pré-visualizações incorporadas menores dentro dos arquivos RAW. Às vezes a imagem completa está danificada, mas a pré-visualização incorporada ainda sobrevive, o que é melhor do que nada.

@mikeappsreviewer está certo sobre uma coisa acima de tudo: não coloque os arquivos recuperados de volta nesse cartão. Se o cartão foi reutilizado intensamente, espere recuperação parcial, não milagres.