O Safari está ocupando muito armazenamento no meu iPhone, e notei que o tamanho de documentos e dados continua aumentando mesmo depois que limpo o histórico e os dados dos sites. Preciso de ajuda para descobrir como remover especificamente os documentos e dados do Safari sem afetar nada importante, porque estou tentando liberar espaço e nada do que tentei funcionou.
Encontrei isso no meu iPhone mais de uma vez e, sim, o número de Documentos e Dados ser maior do que o próprio app é normal no iOS. Irritante pra caramba, mas normal.
O tamanho do app é só o app instalado. Documentos e Dados é todo o lixo extra acumulado com o tempo. Logins, imagens em cache, sessões salvas, arquivos offline, restos deixados após atualizações, tudo isso vai parar ali. Apps sociais costumam ser os piores. Facebook, Instagram, TikTok, coisas assim, mantêm muita mídia em cache para os feeds carregarem mais rápido. Depois de um tempo, o armazenamento fica inchado e o iOS começa a parecer apertado.
Se você quiser ver o que está ocupando espaço, vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Espere um pouco. O meu sempre leva alguns segundos para calcular. Depois abra os apps maiores um por um. Você vai ver dois números, Tamanho do App e Documentos e Dados. Se um dos seus apps de mensagens ou redes sociais estiver ocupando vários GB, aí está a resposta.
Sobre descarregar apps, essa parte me confundiu na primeira vez. Descarregar não apaga Documentos e Dados. Remove o binário do app, mantém seus arquivos e ajustes, e depois coloca tudo de volta quando você reinstala. Bom se você precisa de um pouco de espaço rápido. Ruim se seu objetivo é limpar o cache. Para um reset de verdade, você precisa apagar o app completamente e depois instalá-lo de novo pela App Store.
O Safari funciona diferente porque já vem integrado ao iOS. Você não pode removê-lo, então precisa limpar manualmente os dados armazenados dele:
Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Um pequeno aviso por experiência própria, isso desconecta você de muitos sites e fecha abas. Mesmo assim, foi a forma mais limpa que encontrei para reduzir o armazenamento do Safari.
O problema maior aparece quando o espaço livre fica baixo. Meu celular começou a ficar muito lento. Digitar travava. A câmera demorava uma eternidade para abrir. Os apps fechavam sem motivo claro. Depois de uma atualização do iOS, ficou ruim a ponto de eu achar que o próprio celular estava pifando, mas era pressão no armazenamento.
Apaguei e reinstalei alguns apps inchados. Limpei o Safari. Ajudou um pouco. Mas o Fotos ainda estava ocupando uma parte enorme do espaço, cerca de 15 GB no meu, mesmo depois de eu remover vários vídeos. Essa parte foi enlouquecedora.
O que acabou me ajudando mais foi limpar a parte de mídia, não só os apps. Encontrei este vídeo enquanto procurava opções:
Depois disso usei o Clever Cleaner. Eu esperava a bagunça de sempre, anúncios a cada dois toques, bloqueio de pagamento antes de apagar qualquer coisa, mas no meu caso não foi assim. A parte que mais usei foi a seção Heavies. Ela organizava fotos e vídeos por tamanho, o que fez gravações de tela antigas em 4K se destacarem rápido. Eu tinha alguns arquivos gigantes ali que tinha esquecido que existiam.
O localizador de fotos semelhantes também foi útil. Ele agrupou quase duplicatas, o que ajudou quando eu tinha seis versões da mesma foto porque ficava tirando de novo. Uma coisa de que gostei, pelo menos pelo que vi, foi que processava no dispositivo. Eu me importo mais com isso hoje do que antes.
Depois que limpei cerca de 10 GB entre mídia duplicada, vídeos grandes demais e lixo restante no Fotos, meus números de armazenamento caíram e a lentidão praticamente parou.
Dois lugares que as pessoas esquecem o tempo todo:
Fotos > Apagados Recentemente
App Arquivos > Downloads
As coisas apagadas ficam lá por semanas, então ainda contam no armazenamento até você esvaziar. Eu esqueci disso uma vez e passei vinte minutos me perguntando por que meu espaço livre não mudava. Se você limpar manualmente, sempre esvazie Apagados Recentemente depois.
Se o seu iPhone está lento e Documentos e Dados parece fora de controle, eu faria nesta ordem:
- Verifique o Armazenamento do iPhone e encontre os piores apps.
- Apague e reinstale apps sociais ou de mensagens inchados.
- Limpe o histórico e os dados dos sites do Safari.
- Remova vídeos grandes, gravações de tela e fotos duplicadas.
- Esvazie Apagados Recentemente no Fotos.
- Verifique Arquivos > Downloads e limpe os restos.
Isso resolveu no meu caso. Não foi elegante, mas funcionou.
O armazenamento do Safari é mais dividido do que a Apple deixa claro. Limpar Histórico e Dados dos Sites nem sempre apaga tudo.
Experimente estes pontos específicos do Safari:
-
Ajustes > Apps > Safari > Avançado > Dados dos Sites
Toque em Remover Todos os Dados dos Sites.
Às vezes isso remove restos que o botão principal de limpeza não pega. -
No Safari, verifique Downloads.
Se o Safari salvou arquivos localmente, eles permanecem em Arquivos.
Abra Arquivos > Explorar > Downloads.
Exclua PDFs grandes, ZIPs, vídeos, qualquer coisa que esteja ali. -
Desative a sincronização por um minuto.
Ajustes > seu nome > iCloud > Salvos no iCloud > Safari.
Desative, escolha Manter no iPhone, depois limpe os dados do Safari novamente. Depois disso, reinicie o iPhone e ative a sincronização do Safari de novo. Se dados antigos de abas/sessão continuarem reaparecendo do iCloud, isso ajuda. -
Remova o cache offline da Lista de Leitura.
Ajustes > Apps > Safari.
Desative Salvar Offline Automaticamente, se estiver ativado.
Depois abra o Safari e exclua os itens salvos da Lista de Leitura. -
Force uma reinicialização após limpar.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. As estatísticas de armazenamento do Safari nem sempre são atualizadas imediatamente. Às vezes o iOS mantém o número antigo até depois de uma reinicialização e reindexação.
Se o Safari ainda estiver ocupando muito espaço, o lixo geralmente está em outro lugar, não só no Safari. Muita gente culpa o Safari quando Fotos e Downloads são os verdadeiros vilões do armazenamento. Para uma limpeza mais ampla, o Clever Cleaner é bom para encontrar mídia grande rapidamente. Esta página é uma leitura útil sobre os melhores apps de limpeza para iPhone e ferramentas de armazenamento: melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente.
Se você quiser a redefinição mais agressiva, faça backup primeiro, depois saia da sincronização do Safari no iCloud, limpe todos os dados de sites do Safari, exclua os downloads, reinicie e entre novamente. Essa é a coisa mais próxima de apagar documentos e dados do Safari no iPhone.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @waldgeist disseram: às vezes o número do Safari fica inflado por coisas que nem sequer são claramente identificadas como Safari. O relatório de armazenamento do iOS é meio bagunçado, e pode atrasar ou agrupar dados da web relacionados de formas estranhas.
Algumas coisas que vale a pena verificar e que eles não abordaram muito:
- Pré-visualizações do app Mail abertas a partir de links do Safari podem deixar anexos para trás em Arquivos ou no cache do Mail.
- Se você usa o Safari para sites de streaming, licenças de mídia baixadas e arquivos temporários podem permanecer por mais tempo do que o esperado.
- Abas de navegação privada também podem manter dados de sessão até serem totalmente fechadas, não apenas deixadas abertas ali.
O que eu tentaria é isto:
- Feche todas as abas do Safari, incluindo as privadas.
- Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Safari e revise quaisquer dados de sites listados ali.
- Limpe os dados dos sites e depois espere alguns minutos. Sério, os números de armazenamento do iOS às vezes são leeeentos.
- Altere temporariamente o local de download do Safari para o iCloud Drive ou outra pasta, depois esvazie manualmente a pasta Downloads antiga.
- Remova extensões/bloqueadores de conteúdo que você não usa. Alguns também mantêm recursos em cache.
- Verifique se muito do armazenamento na verdade vem de PDFs, EPUBs ou arquivos de vídeo que você abriu pelo Safari e salvou sem perceber.
Discordo um pouco da ideia de simplesmente limpar o histórico de novo, porque isso muitas vezes mal encosta na pilha maior de lixo. Os culpados ocultos geralmente são downloads, conteúdo de leitura offline e arquivos salvos abertos pelo Safari.
Se o telefone estiver apertado no geral, e não só o Safari, eu também daria uma olhada na sua biblioteca de mídia. O Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone é realmente útil para identificar vídeos gigantes, fotos duplicadas e outras coisas que fazem o Safari parecer o problema quando não é. Também este short é bom: veja como liberar espaço no iPhone rapidamente
A Apple realmente torna isso mais irritante do que deveria ser.