O armazenamento do meu iPhone está cheio, e estou tentando descobrir se posso comprar mais armazenamento sem iniciar uma assinatura ou me inscrever em serviços extras. Fiquei sem espaço para fotos, apps e atualizações, e preciso de uma opção simples de pagamento único, se isso existir. Estou procurando ajuda para entender o que é possível com o armazenamento do iPhone e o iCloud.
Eu passei por essa mesma confusão há um tempo. O alerta de Armazenamento cheio continuava aparecendo na pior hora, uma vez bem quando eu estava tentando salvar uma foto de que eu precisava para o trabalho. Também pesquisei sobre essa coisa de compra única, porque eu não queria mais uma cobrança mensal.
Aqui vai a versão curta. A Apple não vende espaço no iCloud como um complemento permanente. O armazenamento do iCloud é mensal. Os níveis pagos mais comuns são 50GB por $0.99 e 200GB por $2.99. Se você quer uma forma definitiva de guardar mais arquivos, então está procurando hardware. Um iPhone com maior capacidade é uma opção. Um drive externo Lightning ou USB-C é a opção mais barata. Algo como um SanDisk iXpand funciona conectando no telefone, depois você move fotos ou vídeos para lá e os apaga do aparelho depois de confirmar que a cópia terminou.
A parte que me confundiu no começo foi armazenamento do iCloud versus armazenamento do iPhone. São coisas separadas. O armazenamento interno do seu telefone é fixo. Você não adiciona mais gigabytes ao telefone depois. O que você faz em vez disso é liberar espaço do que já está lá.
Se você quiser a opção menos dolorosa, confira os ajustes do Fotos. Ative Otimizar Armazenamento do iPhone em Ajustes > Fotos. No meu caso, isso economizou bastante espaço porque o telefone mantinha versões menores localmente enquanto os arquivos em resolução total ficavam online. Se os seus 5GB gratuitos do iCloud já estiverem cheios, mover backups para outro lugar funcionou melhor para mim. O Google Fotos oferece 15GB grátis. O Dropbox oferece 2GB grátis. Depois de fazer backup lá, você pode remover os originais do telefone e verificar seu armazenamento de novo.
Outro lugar onde encontrei espaço desperdiçado foi em dados em cache. O Safari e os apps acumulam lixo temporário com o tempo. No iPhone, vá em Ajustes > Apps > Safari > Avançado > Dados dos Sites e depois remova isso. No meu caso, tinha acumulado muito mais do que eu esperava. Também veja a opção Desinstalar App na seção Armazenamento do iPhone. Isso remove o app em si, mas mantém os dados salvos. Quando você reinstala, suas coisas ainda estão lá. Para apps que você raramente abre, isso ajudou bastante.
Eu comecei a levar o problema a sério quando o telefone ficou lento de maneiras pequenas e irritantes. Atraso na câmera. Fechamentos aleatórios de apps. Demora para abrir o Mensagens. Eu tinha presumido que o telefone estava ficando velho, mas o pouco armazenamento livre era uma grande parte disso. Quando o espaço fica apertado, os iPhones começam a ficar ruins de usar.
Eu tentei limpar manualmente primeiro. Má ideia para mim. Eu tinha milhares de fotos, capturas de tela duplicadas, fotos borradas, vídeos antigos, tudo misturado. Levou uma eternidade e eu ainda deixei coisas passarem. Depois encontrei este vídeo sobre o Clever Cleaner:
Eu normalmente desconfio de apps de limpeza, então eu esperava a armadilha de sempre, anúncios por toda parte, varredura falsa, paywall no final. Este pareceu diferente do que eu vi. Era grátis, e eu não encontrei anúncios nem uma barreira de assinatura.
A parte que achei útil foi a organização da mídia. Há uma seção Heavies que coloca os maiores arquivos na frente, então você vê rápido quais vídeos estão ocupando 1GB ou 2GB sozinhos. Isso ajudou mais do que ficar rolando a biblioteca inteira. Eu encontrei clipes antigos em 4K que tinha esquecido que existiam, e apagar alguns deles liberou mais espaço do que remover centenas de fotos. Também há uma seção Similars para fotos quase duplicadas. Eu tiro várias fotos da mesma coisa o tempo todo, então isso limpou uma boa pilha de bagunça.
Um detalhe com o qual eu me importava era a privacidade. Pelo que vi, ele processa no aparelho em vez de enviar suas fotos para algum servidor aleatório. Também mostra os tamanhos dos arquivos com clareza, captura de tela por captura de tela, vídeo por vídeo, para que você saiba o que está removendo antes de tocar em qualquer coisa. Depois que eu limpei cerca de 15GB, a lentidão melhorou rápido. O telefone voltou a parecer normal, ou perto disso.
Se o seu objetivo é evitar uma assinatura, a ordem prática que eu usaria é esta. Primeiro, limpe o cache e desinstale apps não usados. Em seguida, ative Otimizar Armazenamento do iPhone se o iCloud ainda tiver espaço. Depois disso, faça backup das fotos em outro serviço gratuito ou em um drive externo. Se a sua biblioteca estiver uma bagunça, use uma ferramenta de limpeza para encontrar vídeos gigantes, duplicatas e capturas de tela mais rápido. Isso me tirou do vermelho sem pagar para a Apple todo mês.
Não. Você não compra mais armazenamento interno do iPhone depois. A Apple vende armazenamento maior só quando você compra o telefone. Depois disso, suas opções são iCloud mensal, limpeza local ou armazenamento externo.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, mas eu evitaria depender primeiro de espaço na nuvem se você quer zero cadastros. A solução única mais rápida é uma unidade flash USB-C ou Lightning. Os preços geralmente ficam entre $25 e $60 para 128GB a 256GB. Mova vídeos grandes e lotes de fotos para fora do telefone e depois apague-os do Fotos e de Apagados Recentemente. Isso libera espaço agora, sem taxa mensal.
Outra opção sólida é uma transferência única do telefone para o computador. Em um Mac, use o Captura de Imagem. No Windows, use o app Fotos ou o Explorador de Arquivos. Salve sua mídia lá e depois remova-a do iPhone. Sem graça, mas funciona.
Para limpeza, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner se sua biblioteca estiver bagunçada. Ele ajuda a identificar vídeos grandes, duplicatas e capturas de tela mais rápido. Este pequeno explicador mostra o que ele faz de um jeito simples, veja como o Clever Cleaner libera o armazenamento do iPhone rapidamente.
Se o seu telefone está cheio e as atualizações continuam falhando, tente liberar de 8GB a 12GB primeiro. As atualizações do iOS geralmente precisam de uma boa quantidade de espaço temporário. Irritante, mas sim, é assim mesmo.
Não, na verdade não. Você não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone como um complemento único. Essa parte é soldada e fixa desde o primeiro dia. A Apple só oferece dois caminhos pagos reais: comprar um celular novo com mais armazenamento ou pagar mensalmente pelo iCloud. Então, na pergunta principal, @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel estão certos.
Onde eu discordo um pouco é da ideia de que unidades externas são sempre a resposta “simples”. Elas funcionam, claro, mas para muita gente se tornam mais um gadget para gerenciar e, se você esquecer de realmente apagar do telefone os arquivos copiados, não ganha nada. Já vi isso acontecer vezes demais.
Se você não quer cadastro nem assinatura, a medida única mais prática é:
- Transferir fotos/vídeos para um computador.
- Apagá-los do iPhone.
- Esvaziar Apagados Recentemente.
- Reiniciar o telefone.
Verifique também Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja a lista de apps classificada por tamanho. Alguns apps como Mensagens, TikTok, Instagram, Spotify e Podcasts podem acumular uma quantidade absurda de dados locais. Em alguns casos, apagar e reinstalar o app limpa melhor o lixo em cache do que descarregar.
Mais uma coisa que muita gente ignora: se você fotografa em ProRAW, 4K ou mantém arquivos baixados do Netflix/Spotify, esse armazenamento some rápido. Mudar as configurações da câmera daqui para frente pode impedir que o problema volte.
Se sua biblioteca de fotos está uma bagunça, Clever Cleaner é provavelmente o atalho mais fácil para encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e capturas de tela sem pagar assinatura. E, se você quiser uma análise melhor das ferramentas de limpeza, este guia sobre o melhor app de limpeza com IA para iPhone é mais fácil de ler do que a maioria das páginas de “teste do Clever Cleaner” por aí.
Versão curta: você não pode comprar mais armazenamento embutido do iPhone de uma só vez. Você só pode liberar espaço, mover arquivos para fora ou trocar de telefone.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @vrijheidsvogel, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer disseram: verifique se Dados do Sistema é realmente o problema. Muita gente presume que as fotos são a questão, mas às vezes logs do iOS, dados offline do Safari, anexos de mensagens e arquivos de atualização com falha incham bastante o armazenamento.
Se você quer zero cadastro e zero assinatura, a única resposta de comprar uma vez só não é mais armazenamento no iPhone, e sim comprar uma vez um lugar para guardar suas coisas. Mas antes de gastar qualquer coisa, eu tentaria isto:
- Apague arquivos antigos de atualização do iPhone em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
- Remova anexos grandes de mensagens em Mensagens
- Limpe a mídia baixada em apps de streaming
- Apague e reinstale um ou dois apps muito inchados em vez de apenas descarregá-los
- Esvazie Apagados Recentemente em Fotos e Arquivos
Pequena discordância com o pessoal dos drives externos: ótima ferramenta de backup, nem sempre uma ótima solução para o dia a dia. Eles ajudam, mas não expandem magicamente o próprio telefone.
Se a limpeza de fotos for o gargalo, Clever Cleaner é bom para localizar vídeos grandes e duplicatas rapidamente.
Prós: visualização simples de arquivos pesados, mais rápido do que a limpeza manual, útil para bibliotecas bagunçadas.
Contras: ainda exige que você revise as exclusões, não vai aumentar o armazenamento interno, menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente dados de apps ou Dados do Sistema.
Resumindo: você não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone depois. Você só pode recuperá-lo, mover arquivos para fora ou trocar de iPhone.