Como comparar fotos lado a lado no iPhone após a edição?

Editei algumas fotos no meu iPhone e agora quero comparar as versões original e editada lado a lado para ver quais alterações ficam melhores. Não consigo encontrar uma maneira fácil de fazer isso no app Fotos e preciso de ajuda para descobrir o melhor método ou app para comparação de fotos lado a lado no iPhone.

As pessoas confundem duas tarefas aqui. Uma é criar uma única imagem com duas fotos lado a lado. A outra é verificar fotos parecidas e escolher a melhor. Encontrei as duas situações no meu iPhone, e elas precisam de soluções diferentes.

Colocar duas fotos lado a lado no iPhone com Atalhos

Se você quer uma imagem combinada para compartilhar, como fotos de antes e depois, duas fotos de produto ou um meme rápido, o Atalhos dá conta do recado.

1. Abra o Atalhos e toque no botão de mais para criar um novo atalho.
  2. Procure por Selecionar Fotos e adicione. Abra o menu da seta azul e ative Selecionar Várias.
  3. Procure por Combinar Imagens e adicione. Ele começa em Horizontalmente, que é o layout lado a lado. Se quiser um espaço entre as fotos, toque na seta ali e defina o espaçamento.
  4. Procure por Salvar em Fotos e adicione.
  5. Dê um nome, algo simples como Lado a Lado, depois salve.
  6. Execute o atalho, escolha suas duas fotos, e o iPhone salva a imagem mesclada na sua biblioteca.

Percebi que isso funciona melhor quando você precisa de um arquivo que possa enviar ou publicar. Fica complicado bem rápido se o seu objetivo for organizar dez fotos em sequência ou comparar edições da mesma imagem.

Verificando fotos em sequência ou imagens quase iguais

É aqui que as pessoas normalmente encontram dificuldade. Criar imagens combinadas não ajuda muito quando você está tentando decidir qual foto está mais nítida. Também cria arquivos extras, o que acaba sendo irritante.

O álbum Duplicados integrado no app Fotos é mais rígido do que a maioria das pessoas espera. Ele detecta cópias exatas. Se o assunto piscou, se mexeu um pouco ou a luz mudou, o iOS normalmente trata essas imagens como fotos separadas e as deixa como estão.

Uma verificação manual simples me ajudou mais do que qualquer outra coisa no começo. Ampliei para cerca de 200% nos olhos, ou na parte da foto em que o detalhe mais importa. Duas fotos pareciam iguais na visualização em grade. De perto, uma estava sem nitidez e a outra mantinha os detalhes. Sem mistério depois disso.

Se você está lidando com um monte de fotos parecidas, Clever Cleaner cuida dessa parte de forma mais direta. É gratuito, sem anúncios e sem assinatura.

A aba Similares agrupa fotos quase iguais, como sequências em modo contínuo, fotos repetidas da mesma cena ou fotos da mesma pessoa com iluminação levemente diferente.

1. Abra o Clever Cleaner e vá para a aba Similares.
  2. Deixe o app escanear sua biblioteca de fotos e montar grupos de imagens semelhantes.
  3. Cada grupo mostra uma escolha de Melhor Foto. O app verifica foco e expressão facial para escolher a imagem mais nítida.
  4. Veja o grupo e mantenha a escolha ou altere você mesmo.
  5. Use a Limpeza Inteligente para remover os extras, ou revise cada conjunto um de cada vez.
  6. Os arquivos apagados vão primeiro para a lixeira do app em vez de sumirem na hora.

Como verifiquei as fotos manualmente

Parei de confiar na visualização em tela cheia. Ela esconde coisa demais. Ampliar para cerca de 200% nos olhos, na linha do cabelo, em texto ou em detalhes das bordas fez a foto ruim se destacar rápido. Desfoque de movimento, foco perdido e falta de nitidez aparecem ali primeiro. Se você está comparando fotos de pets ou de crianças correndo, isso faz muita diferença.

Outras partes que valem abrir

A aba Heavies organiza os arquivos do maior para o menor e mostra o tamanho exato. No meu caso, ela revelou gravações de tela antigas e vídeos enormes logo de cara, coisas que eu tinha até esquecido que estavam ali.

A aba Capturas de Tela lista os tamanhos das capturas antes de você apagar qualquer coisa, o que me salvou de limpar arquivos menores enquanto deixava passar os mais pesados.

Também existe uma visualização por deslize agrupada por mês. Você passa foto por foto, desliza para a esquerda para apagar, desliza para a direita para manter. Usei isso em um acúmulo feio de fotos de férias e pareceu menos sofrido do que ficar encarando a biblioteca inteira.

O processamento fica no dispositivo, sem nada ser enviado para outro lugar.

O Fotos não oferece uma visualização de comparação realmente lado a lado para edições. Irritante, mas sim, foi assim que a Apple deixou.

Forma integrada mais rápida:

1. Abra a foto editada no Fotos.
  2. Toque em Editar.
  3. Pressione e segure a foto.
  4. O Fotos mostra a original enquanto seu dedo permanece pressionado.
  5. Levante o dedo para ver a versão editada novamente.

Isso não é lado a lado, e eu meio que discordo do @mikeappsreviewer em um ponto. Criar uma imagem mesclada é bom para compartilhar, mas é um fluxo de comparação ruim se você ainda estiver avaliando cor, nitidez ou tons de pele. Quando duas imagens são redimensionadas em um único arquivo, pequenas diferenças ficam mais difíceis de perceber.

Se você quiser uma visualização realmente lado a lado no iPhone, use esta alternativa:

1. Duplique a foto primeiro.
  2. Mantenha uma cópia original.
  3. Edite a segunda cópia.
  4. Abra ambas em um app com visualização dividida ou prévia de colagem, como um app de layout ou a prévia do Arquivos no iPad.
  5. Dê zoom na mesma área, olhos, bordas, texto, gradiente do céu.

Para escolher a melhor imagem de um lote, o Clever Cleaner faz mais sentido. O agrupamento de fotos semelhantes economiza tempo quando você tem várias edições ou cópias quase idênticas atrapalhando a biblioteca.

Se você quiser mais opiniões de usuários reais, este tópico é útil:
avaliações de apps de limpeza para iPhone e experiências de usuários reais

O Fotos no iPhone ainda não tem um modo de comparação de verdade, o que é meio absurdo para uma empresa que insiste tanto em edição de fotos.

Eu praticamente discordo do @mikeappsreviewer sobre usar uma imagem mesclada para avaliar edições. Isso serve para postar um antes e depois, mas não é o ideal para uma avaliação real, porque o redimensionamento pode esconder pequenas diferenças de nitidez, detalhes nas sombras e textura da pele. @nachtschatten tem razão ao dizer que o truque de pressionar e segurar em Edit é a opção nativa mais próxima, mas ainda é uma de cada vez, não uma comparação lado a lado de verdade.

O que funcionou melhor para mim:

• Salve a versão editada como uma duplicata, não por cima da original
  • Abra as duas imagens pela biblioteca
  • Coloque o iPhone na horizontal e alterne entre elas pela faixa de miniaturas
  • Dê zoom na mesma área em ambas, especialmente olhos, bordas, texto ou sombras com ruído
  • Verifique brilho e cor com pouco zoom, depois os detalhes com muito zoom

Se você quiser uma imagem realmente lado a lado para compartilhar ou para verificações visuais rápidas, este guia é mais direto do que ficar mexendo às cegas no Shortcuts:
maneira fácil de colocar duas fotos lado a lado no iPhone

Para organizar muitas quase duplicadas ou várias versões editadas, o Clever Cleaner provavelmente é mais útil do que o Fotos. O agrupamento de fotos semelhantes dele é melhor para revisão em lote do que o app da Apple, que é estranhamente limitado, para falar a verdade.

Então, resumindo: