Arquivos Temporários no iPhone Ficando Maiores Após Cada Atualização - Normal?

Após cada atualização do iPhone, percebo que meus arquivos temporários ou dados do sistema ficam maiores e ocupam mais armazenamento. Estou tentando descobrir se isso é um comportamento normal do iPhone ou se há algo errado com o gerenciamento de armazenamento do iOS. Preciso de ajuda para entender por que isso continua acontecendo e o que posso fazer para limpar arquivos temporários e liberar espaço.

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Você reinicia o iPhone, verifica o Armazenamento de novo, e aquele grande bloco de 'Dados do Sistema' continua lá como se nada tivesse mudado. Irritante, mas há um motivo.

Por que reiniciar quase não ajuda

Reiniciar limpa a memória e interrompe processos travados em segundo plano. Isso não apaga os caches dos apps. O iPhone armazena esses arquivos no disco, não na memória de curto prazo que uma reinicialização limpa. O Safari mantém dados dos sites. O Spotify guarda trechos de músicas e capas de álbuns. O TikTok armazena fragmentos de vídeo. O Mensagens mantém mídia e prévias. O iOS trata tudo isso como dados úteis para reaproveitamento, então deixa tudo lá até o armazenamento ficar apertado o suficiente para forçar uma limpeza.

Por que o lixo volta rápido

Essa parte parece boba, mas é normal. No segundo em que você abre apps e começa a rolar, transmitir ou navegar, eles começam a acumular cache de novo. Cada atualização do feed, cada carregamento de página, cada clipe que você assiste adiciona mais. Você limpa uma vez, e ele já começa a se reconstruir imediatamente. Então a ideia não é impedir isso para sempre. Você está tentando evitar que vire um problema.

Por que os Dados do Sistema costumam crescer depois de atualizações

As atualizações do iOS são bagunçadas nos bastidores. O telefone primeiro baixa os pacotes de instalação, depois os descompacta, e então deixa para trás logs e partes restantes se a limpeza não for perfeita. A maior parte some sozinha. Uma parte não, pelo menos não imediatamente. Já vi o armazenamento parecer pior logo depois de uma atualização mais de uma vez. Reiniciar depois da atualização ajuda um pouco, mas nem sempre.

Desinstalar apps sem apagar os dados limpa arquivos temporários?

Só pela metade. Isso remove o app em si, então você recupera algum espaço, mas seus Documentos e Dados permanecem. Em muitos apps, o cache também fica ali. Então, se seu objetivo é uma redefinição completa da sujeira local de um app, isso não vai resolver. Apagar o app e instalá-lo novamente é a solução mais limpa.

Se você limpou os caches e o telefone ainda parece lento

Foi aqui que eu perdi tempo. Limpar o navegador ajuda. Limpar apps ajuda. Mas na maioria dos iPhones, a biblioteca de fotos é o maior vilão do armazenamento. Fotos duplicadas, fotos em sequência, capturas de tela aleatórias, gravações de tela antigas, clipes enormes em 4K, tudo isso se acumula em silêncio. Quando o espaço livre fica baixo demais, o iOS não tem margem suficiente para tarefas em segundo plano, indexação e operações temporárias. A lentidão continua mesmo depois de você limpar a sujeira do navegador.

Coisas que vale a pena fazer primeiro:

1. Vá em Ajustes > Apps > Safari e toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites
  2. Abra Arquivos, vá em Explorar > No Meu iPhone > Downloads e apague arquivos antigos que você esqueceu ali
  3. Vá em Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens e mude de Para Sempre para 1 Ano ou 30 Dias

Quando a limpeza manual ainda não resolve

A peça que faltava para mim era a biblioteca de fotos. A limpeza manual não faz muita diferença quando a maior parte do seu armazenamento está ocupada por fotos e vídeos. Clever Cleaner cuida dessa parte.

O que me chamou atenção foi a organização. A seção Heavies mostra os maiores arquivos logo de cara com os tamanhos exibidos, então você não fica vasculhando anos de conteúdo tentando adivinhar o que consumiu seu armazenamento. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas, não apenas cópias exatas, o que ajuda com fotos em sequência e aquelas cinco tentativas da mesma foto em que você só precisa de uma. Pelo que vi, ele processa tudo no dispositivo.

Depois que apaguei várias fotos repetidas e vídeos grandes demais, o telefone voltou ao normal. Menos engasgos, menos demora. Uma coisa que as pessoas esquecem, e eu também esqueci na primeira vez, é abrir o Fotos e esvaziar Apagados Recentemente. Se você pular isso, os arquivos apagados continuam lá por 30 dias e seguem ocupando armazenamento.

Sim, algum aumento após uma atualização do iPhone é normal. Eu só me preocuparia se isso permanecesse enorme por dias ou continuasse aumentando sem cair.

O que acontece após uma atualização:

1. O iOS reindexa Fotos, Mensagens, Spotlight e Mail.
  2. Ele reconstrói os caches.
  3. Ele mantém logs de atualização e dados de reversão por um tempo.
  4. Ele verifica novamente os arquivos no iCloud.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Reiniciar não é inútil. É verdade que isso não limpa os caches de armazenamento, mas às vezes aciona tarefas de limpeza atrasadas após uma atualização. Já vi os Dados do Sistema caírem alguns GB durante a noite depois de uma reinicialização mais carregamento no Wi-Fi.

O que eu faria primeiro:

1. Esperaria de 24 a 72 horas após a atualização.
  2. Manteria o celular conectado durante a noite.
  3. Verificaria Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone uma vez por dia, não a cada hora.
  4. Garantiria que o espaço livre permanecesse acima de 10 por cento. O iOS funciona pior quando o armazenamento está lotado.

Se não diminuir, procure as coisas menos óbvias:

1. Arquivo de atualização com falha no Armazenamento do iPhone.
  2. Mídia offline baixada em TV, Música, Netflix, YouTube.
  3. Anexos de e-mail sincronizados de caixas de entrada grandes.
  4. Memos de voz e downloads de podcasts.

Se o seu armazenamento ainda estiver apertado, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para limpar fotos e vídeos. Isso ajuda mais do que perseguir os Dados do Sistema em muitos celulares. Além disso, este vídeo rápido de limpeza de armazenamento do iPhone é rápido de assistir.

Se os Dados do Sistema continuarem absurdos, tipo 20 GB a 50 GB por uma semana, faça backup e reinstale o iOS. Geralmente essa é a solução quando as tarefas de limpeza travam.

Sim, em sua maior parte é normal. O que eu questionaria um pouco é a ideia de que todo grande aumento em Dados do Sistema significa lixo. Às vezes é espaço de trabalho ativo, não lixo abandonado.

Após atualizações, os iPhones fazem muita coisa nos bastidores que nem sempre aparece de forma clara no Armazenamento:

• verificações do sistema de arquivos
  • atualizações do banco de dados da biblioteca de fotos
  • revalidação de recursos dos apps
  • reconstruções de caches de segurança
  • downloads em segundo plano de modelos para recursos mais novos do iOS

Então o gráfico de armazenamento pode parecer pior antes de parecer melhor. A Apple é meio ruim em explicar isso, por isso parece suspeito.

Onde eu concordo com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer é no seguinte: se isso continuar inflado por dias e nunca diminuir, então sim, provavelmente algo travou.

O que eu verificaria e que eles não exploraram muito:

• Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise
    Se você vir muitos logs panic/full repetidos, isso pode aumentar o uso.
  • contas do app Mail com anexos sincronizados enormes
  • armazenamento interno do WhatsApp/Telegram, que muitas vezes não aparece com clareza
  • recomendações compartilhadas de Armazenamento do iPhone que só aparecem depois de alguns minutos nessa tela

Além disso, às vezes a própria página de Armazenamento fica atrasada em relação à realidade. Já vi ela informar errado por horas.

Se o seu telefone está normal fora isso, dê alguns dias. Se o espaço ainda estiver destruído, então foque primeiro nas suas categorias realmente maiores. Sinceramente, é por isso que apps como Clever Cleaner ajudam mais do que ficar obcecado com Dados do Sistema, porque bibliotecas enormes de fotos e vídeos geralmente são o problema real.

Se você quiser um passo a passo claro para limpar o armazenamento do iPhone, isto é bom: guia passo a passo para limpar o armazenamento do iPhone.

Minha regra: normal se aumentar após atualização, não normal se continuar aumentando uma semana depois.

Principalmente normal, mas eu discordaria um pouco do grupo do “é só esperar”. Às vezes, o aumento dos Dados do Sistema depois de uma atualização não é atraso na limpeza, e sim o iOS reservando espaço de trabalho para snapshots, indexação e otimização de apps. Esse espaço reservado pode parecer assustador no Armazenamento, mesmo quando na verdade não há nada de errado.

Minha regra é mais simples do que a sugerida por @sternenwanderer, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer: observe o comportamento, não apenas o número. Se bateria, temperatura e desempenho estão normais, um pico temporário raramente vale a pena perseguir. Se o telefone continua quente, descarrega rápido ou mostra avisos de pouco armazenamento dias depois, aí sim comece a investigar.

Uma coisa que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram muito: verifique o armazenamento específico dos apps dentro dos próprios apps. Instagram, Telegram, WhatsApp e alguns apps de podcast podem guardar gigabytes que o Armazenamento do iPhone rotula mal. Além disso, snapshots do APFS após atualizações podem inflar temporariamente o uso do “sistema”, e isso não é algo que uma reinicialização ou limpeza de cache realmente resolva.

Se você precisa liberar espaço de qualquer forma, concentre-se primeiro nas mídias pessoais grandes. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar.

Prós do Clever Cleaner:

• maneira rápida de localizar fotos e vídeos pesados
  • útil para duplicatas e fotos parecidas
  • mais fácil do que procurar manualmente

Contras:

• ele não vai realmente corrigir Dados do Sistema do iOS corrompidos
  • você ainda precisa revisar antes de apagar
  • menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente dados de apps, não mídia

Então sim, algum aumento é normal. Não é normal se continuar subindo por uma semana sem estabilizar.