Armazenamento do iPhone cheio, mas não tenho mais nada para apagar - o que está ocupando espaço?

Meu iPhone continua dizendo que o armazenamento está cheio, mas eu já apaguei fotos, apps, mensagens e downloads. A barra de armazenamento ainda mostra muito espaço sendo usado, e eu não consigo descobrir o que está ocupando tudo isso. Preciso de ajuda para encontrar armazenamento oculto do iPhone, dados do sistema ou arquivos em cache para que eu possa liberar espaço sem redefinir tudo.

Sim, isso é absurdamente irritante. Quase a mesma coisa aconteceu no meu 14 Pro há cerca de um mês. Apaguei um monte de coisas, algo como 2.000 fotos e cerca de 50 vídeos longos, depois voltei em Ajustes esperando um bom espaço livre. A barra de armazenamento basicamente parecia a mesma.

Geralmente há algumas coisas acontecendo aqui.

Primeiro, a tela de Armazenamento do iPhone em Ajustes demora para atualizar. Ela nem sempre recalcula logo depois que você apaga coisas. Às vezes ela só está mostrando informações antigas de armazenamento em cache. Se você ainda não fez isso, desligue o telefone completamente, espere um minuto e depois ligue de novo. Já precisei reiniciar mais de uma vez antes de o iOS finalmente mostrar o número correto.

Mas a questão maior é Apagados Recentemente. Apagar fotos ou vídeos não libera espaço imediatamente. Eles ficam no Fotos por 30 dias, a menos que você os apague manualmente. Vá em Fotos, depois Álbuns, role para baixo até Apagados Recentemente e toque em Apagar Tudo. Se você apagou 5 GB de vídeos e eles ainda estão lá, seu armazenamento usado não vai realmente mudar.

Verifique também se Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Se estiver, seu telefone pode estar armazenando apenas versões locais menores das suas fotos, enquanto os arquivos em tamanho real ficam no iCloud. Então apagar um monte de fotos pode mal mexer na barra de armazenamento porque os arquivos locais já eram minúsculos.

Quando meu armazenamento ficou travado perto do limite, o telefone também ficou péssimo. Deslizar travava, os apps demoravam uma eternidade para abrir, e ele até reiniciou sozinho algumas vezes. O iOS precisa de algum espaço livre para arquivos temporários e coisas normais do sistema. Quando basicamente não sobra espaço para respirar, o telefone inteiro pode começar a parecer velho.

A tela de armazenamento integrada não foi muito útil para mim porque ela mostrava principalmente categorias amplas. Acabei testando algumas ferramentas de limpeza, e a que realmente ajudou foi o Clever Cleaner. Normalmente desconfio de apps de limpeza, já que muitos deles são cheios de anúncios e armadilhas de assinatura, mas este era gratuito, sem anúncios nem paywall.

A parte útil para mim foi a seção Heavies. Ela organizou minha biblioteca de fotos por tamanho de arquivo, do maior para o menor. Foi assim que encontrei algumas gravações de tela enormes em 4K das quais eu tinha me esquecido completamente, com cerca de 4 GB cada. Eu nunca teria encontrado isso só rolando o rolo da câmera. Ele também tem uma seção Similars que agrupa fotos quase duplicadas e permite manter a melhor enquanto apaga o resto.

Também gostei do fato de que ele funciona no telefone em vez de enviar suas fotos para outro lugar para escaneá-las. Depois de limpar os vídeos grandes e um monte de capturas de tela duplicadas, recuperei cerca de 15 GB e a lentidão praticamente desapareceu.

Se o seu armazenamento ainda parecer cheio depois de tudo isso, verifique Dados do Sistema, que antes aparecia como Outros. Isso pode ser cache de apps do Safari, TikTok, Instagram e apps semelhantes. O cache do Safari pode ser limpo em Ajustes. Para apps sociais, às vezes a solução mais fácil é descarregar ou apagar e reinstalar o app, já que eles podem acumular uma quantidade ridícula de dados em cache.

Se nada funcionar, então você pode estar lidando com arquivos fantasma travados. Nesse ponto, a solução irritante é fazer backup no iCloud, usar Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes e depois restaurar a partir do backup. Dá trabalho, mas pode limpar lixo que o sistema se recusa a liberar de qualquer outra forma.

Eu começaria por Apagados Recentemente e uma reinicialização completa, depois procuraria vídeos gigantes ou gravações de tela. Há uma boa chance de um ou dois arquivos enormes estarem causando a maior parte do problema.

Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e toque nos maiores apps em vez de confiar na barra de cores na parte superior. Muito do espaço misterioso está, na verdade, dentro de apps que você ainda tem, especialmente Podcasts, Música, downloads do Netflix/YouTube, áreas offline do Mapas, anexos do Mail ou arquivos salvos em Em Meu iPhone. Excluir o ícone do app não é a mesma coisa que limpar os downloads dentro do app, e em alguns casos descarregar o app mantém documentos/dados. Concordo com a recomendação de reiniciar e verificar Apagados Recentemente, mas, se a barra ainda quase não se mover, procure apps em que Documentos e Dados seja maior do que o próprio app. Isso geralmente aponta direto para o culpado.

O número exato ao lado de Dados do Sistema importa mais do que a barra colorida de armazenamento aqui. Se essa seção estiver enorme, apagar fotos e apps pode não mudar muita coisa porque o espaço está sendo ocupado por caches do iOS, arquivos de atualização com falha, logs ou lixo de sincronização, em vez de arquivos normais que você consegue ver.

Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e role para baixo procurando um arquivo de atualização do iOS. Se houver um ali, apague-o e reinicie. Uma atualização baixada pela metade pode ocupar vários GB e as pessoas não percebem porque ela não parece um app. Eu também deixaria o telefone conectado à energia, no Wi‑Fi e bloqueado por um tempo depois de apagar coisas. Às vezes os iPhones fazem a limpeza depois, especialmente se Fotos do iCloud, Mensagens no iCloud ou Arquivos/iCloud Drive ainda estiverem sincronizando.

Concordo com @suenodelbosque que os dados dos apps costumam ser um lugar melhor para olhar do que a barra. Mas eu não esperaria que qualquer app de limpeza corrigisse Dados do Sistema diretamente. Algo como Clever Cleaner é útil se a sua biblioteca do Fotos ainda for o problema, especialmente para identificar vídeos enormes ou duplicados, mas não vai remover magicamente o cache do iOS. Se Dados do Sistema continuar enorme depois de reiniciar, apagar qualquer atualização pendente, limpar o histórico/dados do Safari e reinstalar apps que acumulam muito cache, o caminho de backup e restauração limpo provavelmente é a solução real. Irritante, mas às vezes essa é a única forma de fazer o iOS liberar o armazenamento travado.

Limpar Apagados Recentemente não vai ajudar muito se o espaço estiver sendo ocupado por uma sincronização ou backup travado, e não mais por fotos normais.

Antes de apagar o iPhone, verifique as mensagens de status dentro de Fotos e iCloud. Abra Fotos, vá para Biblioteca, role até o fim e veja se aparece algo como sincronização pausada, restaurando do iCloud, enviando ou armazenamento insuficiente. Se o Fotos do iCloud estiver travado, o iPhone pode ficar em um estado estranho em que itens apagados, miniaturas, originais e arquivos de banco de dados ainda estão sendo reorganizados. A mesma ideia vale para Mensagens no iCloud. Pode parecer que você apagou o conteúdo, mas o iOS ainda não terminou de reconciliá-lo.

Eu discordo um pouco de partir direto para apagar e restaurar, a menos que você tenha confirmado antes que existe um backup atual. Se o iPhone estiver quase cheio, backups e atualizações podem falhar no meio do processo, o que torna tudo mais estressante. Se você tiver acesso a um Mac ou PC com Windows, conecte o iPhone e verifique-o pelo Finder ou Apple Devices/iTunes. Às vezes, fazer a atualização do iOS pelo computador evita que o iPhone precise de um arquivo temporário enorme de atualização no próprio aparelho, e isso pode forçar uma leitura de armazenamento mais precisa depois.

Um método rápido de triagem é este: vá em Armazenamento do iPhone, ignore a barra colorida e olhe a lista real. Se o maior número for Fotos, use o Fotos ou algo como Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes e duplicatas. Se o maior número for Documentos e Dados de um app, apague e reinstale apenas esse app depois de garantir que os dados dele estão salvos em backup. Se o maior número for Dados do Sistema e ele continuar enorme depois de uma reinicialização, de uma carga completa no Wi-Fi durante a noite e da remoção de qualquer atualização pendente, então você provavelmente está lidando com cache do iOS ou arquivos travados.

Não se esqueça também das coisas chatas: anexos do Mail, gravações de voz, projetos do GarageBand, arquivos de idioma baixados, mapas offline e backups antigos de dispositivos nas configurações do iCloud podem passar despercebidos com facilidade. A página de armazenamento é irritante porque nada mais para apagar normalmente significa nada óbvio mais para apagar, não que o iPhone esteja realmente vazio.