Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto movia arquivos para o meu computador, e agora elas sumiram dos dois lugares. Essas fotos são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir se há uma maneira segura de recuperar fotos apagadas de um cartão SD antes que qualquer coisa seja sobrescrita.
Eu verificaria primeiro as coisas mais fáceis antes de mexer com software de recuperação. Mais de uma vez, achei que as fotos tinham sumido de um cartão SD, e depois encontrei cópias em aplicativos de sincronização ou em alguma pasta antiga de importação.
Procure em qualquer serviço vinculado ao telefone, câmera ou computador. Google Fotos, Fotos do iCloud, OneDrive, Dropbox, Amazon Photos, qualquer coisa que estivesse conectada na hora. Abra também a lixeira ou a área de excluídos recentemente em cada um deles. Muitos desses serviços mantêm imagens excluídas por 30 a 60 dias.
Se o cartão saiu de uma câmera, fuce na própria câmera também. Alguns modelos salvam parte da mídia no armazenamento interno. Também já me deparei com um leitor de cartão com defeito, que fazia o cartão SD parecer morto quando não estava. Trocar o leitor ou tentar em um segundo computador vale cinco minutos do seu tempo.
Se nenhuma dessas verificações encontrar algo, pare de usar o cartão SD imediatamente. Não tire mais fotos nele. Não copie arquivos para ele. Fotos excluídas costumam permanecer no cartão até que algo novo caia nos mesmos blocos. Depois que for sobrescrito, já era.
Eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões de DSLR, cartões microSD de celulares Android, cartões de drone e alguns cartões que de repente apareceram como RAW ou ilegíveis. É mais fácil de usar do que algumas ferramentas de recuperação mais antigas, e faz mais do que uma simples varredura de restauração.
A parte que achei útil é a varredura mais profunda. Algumas ferramentas só funcionam bem quando o sistema de arquivos ainda tem registros razoáveis. Quando o cartão foi formatado, corrompido ou a partição foi danificada, essas ferramentas desmoronam rápido. O Disk Drill ainda tem chance porque também procura assinaturas de arquivos, não apenas as informações do diretório.
O que eu faria:
- Tire o cartão SD do dispositivo agora.
- Conecte-o a um computador com um leitor de cartão USB adequado.
- Instale e abra o Disk Drill.
- Escolha o cartão SD na lista de unidades.
- Clique em Procurar dados perdidos e escolha o modo de varredura.
- Deixe a varredura terminar completamente. Varreduras rápidas deixam passar coisas. Varreduras profundas demoram mais, mas muitas vezes encontram mais.
- Filtre por Imagens ou pesquise por extensões como JPG, PNG, CR2, NEF, ARW ou DNG.
- Visualize os arquivos antes de restaurá-los.
- Recupere para outra unidade. Não grave nada de volta no cartão SD.
A parte da visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto abre normalmente na visualização, suas chances costumam ser boas. Se as visualizações estiverem quebradas ou meio cinzas, a recuperação fica mais incerta.
Para cartões de câmera, essa ferramenta costuma se sair melhor do que aplicativos simples de restauração. Vídeos de GoPro, mídia de drone, arquivos de câmera veicular, imagens de câmeras mirrorless, esse tipo de coisa costuma ser salvo em blocos. Alguns programas se atrapalham com mídia fragmentada e entregam um resultado inútil. Tive menos recuperações ruins aqui do que com as antigas opções gratuitas.
A versão gratuita é útil para uma primeira tentativa porque você pode fazer a varredura e visualizar antes de decidir o que fazer em seguida. Gosto de fazer isso primeiro para saber se o cartão ainda tem algo que valha a pena recuperar.
Também vale a pena fazer algumas outras verificações:
- Procure em backups antigos no Histórico de Arquivos do Windows ou no Time Machine.
- Verifique no computador se há pastas importadas automaticamente da câmera ou do telefone.
- Tente outro leitor de cartão ou uma porta USB diferente.
- Se o cartão perder a conexão, ficar absurdamente lento ou continuar aparecendo e desaparecendo no Gerenciamento de Disco, pare de insistir e procure um serviço profissional de recuperação.
Quando há dano físico, o software fica bem menos confiável. Varreduras repetidas em um cartão com falha às vezes pioram uma situação já ruim. Se o cartão estiver instável, eu não continuaria forçando.
Pare de usar o cartão SD agora. Nada de novas fotos. Nada de cópias de arquivos. Nenhuma tentativa de formatação.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre verificar primeiro a nuvem e as pastas de importação, mas eu acrescentaria uma coisa antes de uma varredura longa. Faça uma imagem byte a byte do cartão se o seu PC ainda conseguir lê-lo. Recuperar a partir da imagem é mais seguro do que forçar o cartão repetidamente. No Linux ou Mac, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, USB Image Tool ou algo parecido funciona bem. Se o cartão começar a desconectar, esta etapa é muito importante.
Depois, faça a varredura da imagem, ou do cartão se você não tiver outra opção, com o Disk Drill. Eu gosto dele para recuperação de fotos porque organiza os resultados por tipo de arquivo e mostra prévias com clareza. Isso economiza tempo quando você precisa de JPG, RAW, CR2, NEF, ARW, DNG ou MP4 misturados. Recupere para a unidade do seu computador, não de volta para o cartão. Parece óbvio, mas as pessoas ainda erram nisso.
Uma pequena discordância. Eu não continuaria tentando leitores e portas aleatórios se o cartão estiver instável. Algumas verificações, claro. Depois disso, pare. Mídia flash com falha piora rápido.
Se o Disk Drill encontrar arquivos com tamanho correto e prévia funcionando, suas chances são razoáveis. Se os nomes e pastas tiverem sumido, mas as imagens tiverem prévia, pegue essas e organize depois. Se nada tiver prévia e a capacidade do cartão aparecer errada, você está entrando em território de laboratório profissional.
Além disso, se você quiser uma discussão mais focada em câmeras, este tópico é útil, dicas de recuperação de fotos apagadas do cartão SD.
Eu faria uma coisa um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas: antes de insistir demais no software, verifique se a transferência falhou do lado do computador, não do lado do cartão. O Windows Explorer e algumas ferramentas de importação de fotos podem parecer que terminaram, mas depois guardar os arquivos em um cache temporário/de importação ou falhar no meio da transferência. Pesquise no computador por tipo de arquivo e data em que a foto foi tirada, não apenas pelo nome do arquivo. Verifique também as pastas ocultas.
Se o cartão SD ainda for montado, não fique navegando muito por ele. Alguns sistemas adoram corrigir as coisas automaticamente, o que nem sempre é seu amigo aqui. Se puder, primeiro deslize a chave de bloqueio do cartão. Não é perfeito, mas pode evitar gravações acidentais.
Discordo em parte de tentar adaptadores/leitores demais se o cartão estiver agindo de forma estranha. Um teste extra, tudo bem. Dez tentativas, não. É assim que as pessoas transformam recuperável em por que o cartão ficou totalmente morto agora.
Se for necessário usar software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão SD porque lida bem com formatos de imagem comuns e permite visualizar o que realmente pode ser recuperado antes de restaurar. Eu recuperaria primeiro apenas os arquivos que precisam mesmo ser salvos e depois organizaria o resto. As prioridades importam quando o cartão está instável.
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: se as fotos recuperadas abrem, mas parecem embaralhadas, os arquivos podem estar fragmentados, não necessariamente perdidos para sempre. É aí que os resultados do software podem variar bastante.
Além disso, vale a pena ver isto rapidamente se você quiser uma visão geral simples: dicas rápidas para recuperar fotos de cartão SD.
Regra principal: não salve nada de volta nesse cartão SD. Nem uma única vez.