Alguém teve bons resultados com a recuperação de ExFAT em um disco externo?

Meu disco externo formatado como exFAT de repente não monta, e estou preocupado em perder arquivos importantes. Estou procurando conselhos sobre ferramentas confiáveis de recuperação de dados exFAT ou etapas que funcionaram para um disco rígido externo sem piorar o dano.

Primeira coisa: pare de usar esse SSD externo agora mesmo. Não copie nada para ele, não mova arquivos, não tente uma formatação só para testar e não execute ferramentas de reparo antes de recuperar os dados com os quais você se importa. No exFAT, arquivos excluídos muitas vezes não são apagados imediatamente. O espaço geralmente só é marcado como livre, então os arquivos ainda podem estar lá até que algo novo os sobrescreva.

Se o Windows ou o macOS ainda conseguem ver a unidade, eu tentaria um software de recuperação antes de fazer qualquer outra coisa. Disk Drill é uma opção sólida para esse tipo de recuperação em exFAT. Ele pode lidar com exclusões acidentais, alguns casos de corrupção e muitas situações de formatação rápida.

A forma mais segura de fazer isso:

1. Se o SSD estiver se comportando de forma estranha, caindo a conexão ou mostrando erros, faça primeiro uma imagem de disco e analise essa imagem em vez de forçar a unidade original.
  2. Execute uma Verificação Universal.
  3. Use a visualização antes de recuperar. Se as fotos, vídeos, documentos etc. forem exibidos corretamente na visualização, isso geralmente é um bom sinal.
  4. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Nunca os recupere de volta no mesmo SSD exFAT que você está analisando.

Se isso for corrupção em vez de uma situação normal de pasta excluída, a ordem ainda importa: recupere primeiro, corrija depois. Quando os arquivos importantes estiverem seguros em outro lugar, aí sim você pode pensar em ferramentas de reparo ou em reformatar.

Uma formatação rápida feita por engano também vale a pena tentar recuperar. A formatação rápida principalmente reconstrói os metadados do sistema de arquivos e geralmente não sobrescreve todo o conteúdo dos arquivos. Uma formatação completa é bem pior porque pode sobrescrever os dados, então as chances de recuperação caem bastante.

Se a unidade aparecer como RAW, pedir para ser formatada ou mostrar erros quando você a abrir, não prossiga com o aviso de formatação. Às vezes, ferramentas de recuperação conseguem ler dados suficientes da unidade mesmo quando o sistema operacional não consegue montá-la normalmente.

Eu também verificaria a saúde do SSD antes de submetê-lo a verificações longas. No Windows, o CrystalDiskInfo é uma boa ferramenta gratuita, e o Disk Drill também tem monitoramento SMART. Se você vir muitos setores pendentes ou realocados, ou se a unidade começar a desconectar, desaparecer, clicar ou falhar nas verificações, pare de mexer nela e procure um serviço profissional de recuperação.

Para os casos que você listou, eu trataria assim:

1. Excluiu a pasta errada? Sim, definitivamente vale a pena tentar a recuperação.
  2. Unidade externa exFAT corrompida? Recupere os arquivos primeiro, depois repare ou reformate.
  3. Formatou rapidamente por acidente? Ainda é possível, especialmente se você parou de usá-la imediatamente.
  4. Não tem certeza se deve recuperar antes de formatar? Recupere primeiro. Sempre.

O principal fator que determina suas chances não é exatamente o exFAT por si só. É o quanto a unidade foi gravada desde que os arquivos desapareceram. Se você parou de usá-la imediatamente, está em uma situação muito melhor.

Não espere que a primeira varredura lhe dê uma árvore de pastas limpa se os metadados do exFAT estiverem danificados. Muitas ferramentas, incluindo o Disk Drill, podem recuperar arquivos por assinatura, o que significa que nomes e pastas podem estar ausentes mesmo quando as fotos ou documentos reais ainda podem ser recuperados. Antes de passar horas escaneando, eu descartaria as coisas chatas de hardware: cabo USB diferente, porta diferente, sem hub e, se for uma unidade avulsa em um gabinete, experimente outro gabinete. Uma placa de ponte com falhas pode fazer uma unidade perfeitamente legível parecer corrompida. Se ele se comportar da mesma forma em qualquer lugar, então escaneie, mas avalie os resultados pelas pré-visualizações e pela integridade dos arquivos, não por a aparência das pastas originais estar bonita.

A desvantagem sorrateira é que alguns botões de “reparo” podem deixar a recuperação mais bagunçada, especialmente o chkdsk no Windows ou o Primeiro Socorros no macOS se o sistema de arquivos já estiver corrompido. Eles podem reconectar algumas pastas, mas também podem renomear ou descartar entradas que o software de recuperação poderia ter usado. Eu só tentaria primeiro o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação no modo de varredura somente leitura e, se a unidade estiver lenta, fazendo cliques, sumindo ou travando a varredura, pare e faça um clone/imagem dela antes de continuar. No caso do exFAT, não julgue rápido demais se os nomes das pastas sumiram. Uma pilha sem graça de arquivos recuperados com nomes genéricos ainda pode ser uma vitória se os arquivos abrirem.

Espere que o conjunto recuperado esteja mais bagunçado do que a pasta perdida e certifique-se de ter outra unidade com bastante espaço livre antes de começar. O Disk Drill ou qualquer ferramenta semelhante pode gerar duplicatas, arquivos sem nome e resultados parciais, então não recupere tudo às cegas se você só precisa de algumas pastas. Visualize primeiro, recupere primeiro o que é importante e depois se preocupe em organizar a bagunça.