Alguém pode recomendar um software gratuito de recuperação de fotos antes que eu pague?

Perdi acidentalmente um lote de fotos depois de excluir arquivos do meu cartão de memória, e agora estou tentando recuperá-las antes de gastar dinheiro com ferramentas pagas. Eu realmente agradeceria recomendações de software gratuito de recuperação de fotos que realmente funcione em cartões SD ou discos rígidos, especialmente se for seguro e fácil de usar.
Já me dei mal mais de uma vez por causa de fotos perdidas, então peguei o hábito de testar apps de recuperação depois do primeiro susto. Poucas coisas são piores do que abrir um cartão SD depois de uma viagem, casamento ou trabalho pago e ver... nada do que você esperava. A primeira coisa, e isso importa mais do que o app que você escolher: pare de usar o cartão imediatamente. Não tire mais fotos. Não grave mais vídeos. Não mova arquivos novos para ele. Quando os arquivos são apagados, os dados geralmente continuam lá por um tempo. O problema começa quando novos dados são gravados por cima. Cada gravação torna a recuperação mais difícil. Aprendi isso da pior forma. A ferramenta à qual sempre volto é o Disk Drill. Testei um monte de alternativas ao longo do tempo. O Disk Drill continuou me dando a melhor combinação de resultados sólidos e uma configuração que eu não detestava usar. Ele funciona com cartões SD, SSDs, unidades externas e aqueles dispositivos de armazenamento aleatórios que as pessoas te entregam quando estão em pânico. O que me chamou atenção foi o quão pouca fricção existe. Instale, escaneie a unidade, visualize o que foi encontrado, recupere para outro disco. Você não precisa passar metade da noite decifrando menus. Uma parte de que gostei mais do que esperava foi o foco em mídia de câmera. O recurso Advanced Camera Recovery foi feito para reconstruir arquivos de vídeo fragmentados de câmeras, drones e action cams. Isso importa se você trabalha com filmagens, porque alguns apps encontram pedaços de vídeo e ainda assim não conseguem transformar esses pedaços em um arquivo que você possa abrir. Ele também lida com uma longa lista de formatos RAW, então, se seus arquivos vieram de Canon, Nikon, Sony, Fujifilm ou outra marca comum, você não está começando no escuro. Ainda assim, as pessoas mencionam outras ferramentas o tempo todo, e algumas delas fazem sentido dependendo do que deu errado. 1. R-Studio Esse aqui é muito mencionado por pessoas que entendem de armazenamento melhor do que eu. Tem uma reputação forte para partições danificadas, sistemas de arquivos corrompidos e recuperações complicadas em que uma simples varredura de restauração não resolve. Pelo que vi, ele vem carregado de opções. Para algumas pessoas, esse é justamente o atrativo. Para quem só quer recuperar o trabalho rápido, a interface parece um pouco demais. 2. R-Photo Mesma empresa do R-Studio, foco mais específico. Ele se concentra em recuperação de fotos e vídeos em vez de tentar ser uma bancada completa de reparo em forma de app. Muitos usuários gostam dele porque é grátis e menos intimidador. Se o seu problema é um cartão de câmera com mídia ausente, e não um desastre em uma unidade inteira, vale a pena conferir este. 3. Recuva Nome antigo, ainda por aí. As pessoas continuam recomendando para recuperações básicas, e eu entendo por quê. Se você apagou fotos de um cartão ou unidade que fora isso está saudável, é fácil de testar e não exige muito de você. O ponto fraco aparece quando o cartão está corrompido ou o trabalho fica mais complicado. Eu não escolheria este primeiro em um caso sério. 4. PhotoRec Esse aqui tem um público fiel por um motivo. Ele ignora boa parte da confusão do sistema de arquivos e procura diretamente por assinaturas de arquivos. Por causa disso, muitas vezes consegue puxar arquivos de cartões formatados ou mídias em mau estado. O problema é a organização depois da recuperação. Nomes de arquivos e estrutura de pastas geralmente desaparecem, então você acaba separando uma pilha gigante manualmente. Se os arquivos importam, você faz. Ainda assim, é irritante. 5. DiskDigger Vejo este mais em discussões sobre Android e recuperação leve de imagens. É pequeno, simples e não parece inchado. Para fotos apagadas, faz o trabalho com frequência suficiente. Para trabalhos maiores em cartão SD com fotos RAW ou vídeos complexos, não vejo pessoas experientes em fotografia recorrerem tanto a ele. Não importa qual app você use, o software é só metade da história. O que você faz nos primeiros minutos importa mais. Use o cartão o mínimo possível. Recupere os arquivos para outra unidade, não de volta para o mesmo cartão. Abra as fotos e vídeos recuperados antes de começar a limpar qualquer coisa. Já vi arquivos recuperados parecerem normais em uma lista e falharem no segundo em que você tenta usá-los. E se você conseguir recuperar seus arquivos, entenda o recado e ajuste sua rotina de backup. Mesmo uma segunda cópia em outra unidade depois de cada trabalho já reduz bastante a dor de cabeça. Se você viaja ou fotografa para clientes, distribuir o trabalho em vários cartões SD também ajuda. Uma exclusão ruim ou um cartão morto machuca menos quando o trabalho inteiro não está em um único lugar.
Grátis primeiro, pago depois. Essa é a ordem certa. Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas sou menos favorável ao Recuva para cartões de memória. Ele vai bem em exclusões simples em unidades do Windows. Cartões SD costumam ser mais complicados. Se suas fotos importam, eu começaria por estes: 1. R-Photo Grátis. Boa opção para recuperar JPG, RAW e vídeo apagados de cartões de câmera. Mais limpo que o PhotoRec. Vale a pena tentar primeiro. 2. PhotoRec Interface feia. Forte taxa de recuperação. Melhor quando o cartão foi formatado ou o sistema de arquivos parece corrompido. Ponto negativo: os nomes dos arquivos geralmente voltam como um monte de caracteres sem sentido. Organizar depois é um saco. 3. Windows File Recovery Grátis da Microsoft. Só linha de comando. Irritante, mas sólido se você não se importar em digitar comandos. 4. Disk Drill Não é totalmente grátis para sempre, mas a verificação e a pré-visualização gratuitas são úteis. É uma das melhores opções se você quiser ver se as fotos podem ser recuperadas antes de pagar. Para mídia de câmera, o Disk Drill costuma se sair melhor do que as ferramentas baratinhas que eu testei. Minha ordem seria: R-Photo primeiro. PhotoRec em segundo. Disk Drill em terceiro se você quiser uma pré-visualização e filtragem mais fáceis. Pule os apps aleatórios de recuperação 100% grátis!!! Muitos deles são lixo ou vêm com tranqueira junto. Além disso, esta lista é boa se você quiser uma comparação rápida de softwares de recuperação de fotos: melhor software de recuperação de fotos para restaurar imagens apagadas Mais uma coisa que muita gente esquece. Se o cartão mostrar erros, faça primeiro uma imagem dele com algo como USB Image Tool ou HDD Raw Copy. Analise a imagem, não o cartão. Mais seguro. Menor risco se o cartão estiver começando a falhar. Conselho meio chato, mas salva fotos. Se suas fotos foram apagadas recentemente e você parou de usar o cartão, suas chances geralmente são bem boas.
Alguém pode recomendar um software gratuito de recuperação de fotos antes que eu pague?
Eu testaria **as opções gratuitas primeiro** nesta ordem: **1. R-Photo** Provavelmente a melhor opção realmente gratuita para coisas de cartão de câmera. Combina melhor com fotos do que apps genéricos de recuperação. **2. PhotoRec** Não é bonito, não é divertido, mas consegue extrair arquivos de cartões que outras ferramentas não encontram. O lado ruim é que os arquivos recuperados podem voltar com nomes bagunçados, então organizar fica irritante rapidinho. **3. Disk Drill** Sei que @mikeappsreviewer e @sognonotturno já mencionaram, mas eu usaria de um jeito um pouco diferente: não como minha primeira escolha totalmente gratuita, mas como a melhor opção de **visualizar antes de pagar**. Se o Disk Drill mostrar prévias limpas dos seus arquivos JPG/RAW perdidos, isso é um forte sinal de que a recuperação vai funcionar. Só isso já pode evitar que você desperdice dinheiro com apps piores. Vou discordar um pouco do carinho pelo Recuva que você normalmente vê nessas discussões. Ele é ok para exclusões básicas no PC, mas em cartões de memória me parece meio imprevisível. Se você quiser uma explicação simples, este guia fácil de software de recuperação de fotos para fotos apagadas de cartão de memória também vale a pena ver. O principal agora é não continuar testando o cartão várias vezes. Escaneie, visualize, recupere para outra unidade e pronto.
Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se o cartão foi usado em um telefone, câmera ou GoPro após a exclusão. Se foi, o comportamento de TRIM ou limpeza pode tornar a recuperação muito pior em alguns dispositivos, então não continue repetindo verificações para sempre se a primeira verificação séria quase não encontrar nada. Minha opinião: - @sognonotturno está certo sobre criar uma imagem do cartão primeiro se ele apresentar erros. - @caminantenocturno está certo que começar pelo gratuito é o caminho mais inteligente. - Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre usar o Recuva como opção principal para cartões de memória. É aceitável, só não é minha primeira escolha. Sobre o **Disk Drill** especificamente: **Prós** - sistema de visualização prévia muito bom - fácil de filtrar por tipo de arquivo - lida bem com fotos e vídeos - útil quando você quer confirmar a possibilidade de recuperação antes de pagar **Contras** - a recuperação completa não é realmente gratuita - verificações profundas podem demorar - às vezes encontra muitas duplicatas ou arquivos parciais, então os resultados precisam ser conferidos O que eu faria de diferente: testar com uma ferramenta gratuita que preserve informações de pasta/arquivo, se possível, e depois usar o Disk Drill principalmente como uma etapa de verificação. Se ele visualizar seus RAW/JPG corretamente, as chances são boas. Se as visualizações estiverem corrompidas, siga em frente antes de pagar. Além disso, recupere para o seu computador, não de volta para o cartão. Esse erro arruína muitas fotos que, de outra forma, seriam recuperáveis.