Alguém pode recomendar um bom software gratuito de recuperação de dados para Mac?

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber o que tinha acontecido. Estou tentando encontrar um software gratuito de recuperação de dados para Mac que realmente funcione, porque eu realmente preciso recuperar fotos e documentos que não posso substituir. Se alguém já usou uma ferramenta gratuita e confiável de recuperação de dados para Mac, eu realmente agradeceria a ajuda.

Há algum tempo fui procurar apps gratuitos de recuperação para Mac, e a lista curta era desanimadora. A maioria faz o mesmo truque: escaneia sua unidade, mostra uma prévia bonita e depois coloca a recuperação atrás de um paywall. Se você precisa de algo para versões atuais do macOS, volumes APFS ou Macs com Apple Silicon, a lista fica ainda menor. Pelo que testei, só algumas opções gratuitas realmente pareceram valer o tempo.

1. PhotoRec é o que eu tentaria primeiro se seu orçamento for zero. É open source, meio rústico e melhor do que parece. Usei uma vez em um cartão SD com problemas, e ele recuperou arquivos que outros apps nem sequer listaram. A pegadinha fica óbvia depois de cinco minutos. Ele roda no Terminal, o fluxo de trabalho parece old-school, e os itens recuperados geralmente voltam com nomes de arquivo alterados e sem a estrutura de pastas. Você obtém os dados, mas não a organização certinha que tinha antes.
  2. Exif Untrasher também é gratuito, embora faça um trabalho bem específico. Ele é voltado principalmente para recuperação de JPEGs de cartões de memória e câmeras. É fácil de executar, não há muito o que aprender, mas eu não o trataria como uma suíte completa de recuperação. Se você perdeu documentos, arquivos compactados ou tipos de arquivo variados, este aqui não vai ajudar muito.

Se você estiver disposto a pagar por algo, eu indicaria o Disk Drill. Acabei gostando mais dele do que esperava. No Mac, pareceu a opção menos irritante com bons resultados. Funciona bem com APFS, não se comportou de forma estranha no Apple Silicon nos meus testes e lê SSDs externos, pendrives, cartões SD e unidades do Time Machine sem dificuldade.

O que mais se destacou para mim:

1. A prévia funciona bem antes de você restaurar qualquer coisa
  2. Arquivos apagados e discos formatados tiveram resultados de recuperação melhores do que eu esperava
  3. Inclui criação de imagem byte a byte para backup, o que ajuda quando uma unidade parece instável
  4. O suporte a fotos e vídeos é sólido, incluindo arquivos RAW de câmera
  5. A interface é mais fácil de lidar do que ferramentas como R-Studio ou PhotoRec

Uma coisa importa mais do que o app que você escolher. Pare de gravar dados na unidade assim que perceber que os arquivos sumiram. Em SSDs, o TRIM pode apagar dados excluídos rapidamente nos Macs mais novos, então esperar reduz suas chances. E sim, restaure os arquivos recuperados em uma unidade diferente. Gravá-los de volta no mesmo disco é como as pessoas transformam uma situação ruim em algo pior.

Pare de usar o Mac primeiro. Cada minuto importa em SSDs.

As opções gratuitas no Mac são poucas. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: a maioria dos apps gratuitos é isca de demonstração. Discordo um pouco sobre o Exif Untrasher valer muito a pena aqui, a menos que você tenha perdido apenas JPGs de um cartão de câmera. Para arquivos mistos, ele é limitado demais.

O que eu verificaria:

1. TestDisk
    Gratuito, de código aberto. Melhor para reparo de partição e sistema de arquivos do que para simples recuperação de arquivos apagados. Se a exclusão aconteceu em uma unidade externa, vale a tentativa.

2. PhotoRec
    Feio, mas eficaz. A melhor opção gratuita quando você precisa de recuperação bruta de arquivos. Espere perder nomes de arquivos e pastas. É meio bagunçado, mas funciona com mais frequência do que apps bonitos.

3. Disk Drill
    Não é gratuito para recuperação completa na maioria dos casos, mas ainda é uma das melhores ferramentas de recuperação de dados para Mac para escanear e visualizar fotos, vídeos e documentos apagados. Se seus arquivos importam, isso economiza tempo. O suporte para Mac é sólido.

Se você quiser um resumo simples, pesquise por melhor software de recuperação de dados para Mac, principais apps gratuitos de recuperação de arquivos para macOS e ferramentas de recuperação de arquivos APFS. Este vídeo também é um bom ponto de partida:
melhores ferramentas de recuperação de dados para Mac e PC

Mais uma coisa: se você tinha Fotos do iCloud, Time Machine ou outro app sincronizado, verifique isso antes de escanear. As pessoas esquecem disso o tempo todo e perdem horas.

Eu acrescentaria um ponto que nem @mikeappsreviewer nem @voyageurdubois exploraram o suficiente: se isso estava no SSD interno do seu Mac, a recuperação realmente gratuita pode ser bem improvável porque APFS + TRIM é brutal. Não é impossível, só… muito menos mágico do que os anúncios de apps de recuperação fazem parecer.

Para um software realmente gratuito de recuperação de dados para Mac, minha lista curta seria:

1. TestDisk
    Melhor quando o problema é dano no sistema de arquivos ou um problema de partição, não apenas um “opa, apaguei arquivos”. É meio nerd, mas às vezes encontra coisas que outras ferramentas deixam passar.

2. DMDE free edition
    Este aqui é bastante ignorado. A interface é meio estranha, mas ele pode recuperar arquivos de graça com algumas limitações, e é mais útil do que muitos apps de recuperação para Mac falsamente gratuitos. Vale a pena conferir se o PhotoRec parecer bagunçado demais.

3. PhotoRec
    Sim, feio pra caramba, mas ainda é uma das poucas opções genuinamente gratuitas que realmente conseguem recuperar arquivos apagados no Mac. A desvantagem é que nomes de arquivos/pastas podem voltar embaralhados.

Se você quer a experiência de varredura menos frustrante, Disk Drill for Mac ainda é uma das melhores opções. Não é totalmente gratuito para recuperações grandes, claro, mas a varredura, a visualização prévia e o suporte a APFS são sólidos. Eu realmente acho que ele é melhor para descobrir se seus arquivos ainda podem ser recuperados antes de você perder horas.

Além disso, antes de executar qualquer coisa, verifique:

• snapshots locais do Time Machine
  • Excluídos recentemente do iCloud Drive / iCloud Photos
  • lixeira da web do Google Drive / Dropbox
  • Excluídos recentemente no app Fotos

Este tópico também é relevante se você quiser mais opiniões sobre o melhor software de recuperação de dados para Mac e ferramentas gratuitas de recuperação de arquivos para macOS: melhores ferramentas de recuperação de dados para Mac para arquivos apagados e unidades APFS

Maior dica: se os arquivos foram apagados da unidade interna, pare de usar esse Mac o máximo possível. Cada novo download, gravação de cache do navegador ou instalação de app pode piorar a recuperação. É meio irritante, mas essa é a parte em que as pessoas mais erram.

Sou um pouco menos otimista do que @voyageurdubois e @sonhadordobosque sobre a recuperação gratuita em um SSD interno de Mac moderno. Se o TRIM já fez o que tinha que fazer, nenhum aplicativo vai operar milagres.

Uma opção que muita gente ignora: verificar os snapshots do APFS pelo Terminal, caso o Time Machine já tenha sido ativado. Às vezes, arquivos excluídos ainda existem em um snapshot local mesmo quando a Lixeira está vazia. Isso é mais limpo do que fazer recuperação por varredura de blocos e mantém nomes/pastas intactos.

Sobre o Disk Drill, já que ele continua sendo mencionado:

Prós

• fluxo de varredura/pré-visualização muito bom
  • lida bem com APFS e mídias externas
  • simples o suficiente se você não quiser usar ferramentas de Terminal
  • pode criar uma imagem de backup antes da recuperação

Contras

• não é realmente gratuito para a maioria das recuperações reais
  • os resultados em exclusões no SSD interno ainda podem ser ruins por causa do TRIM
  • varreduras mais profundas podem retornar muito lixo e duplicatas

Minha opinião: use primeiro os caminhos de recuperação integrados e depois faça a varredura a partir de outra unidade. Se você quer uma resposta rápida sobre se os arquivos ainda estão lá, o Disk Drill é útil. Se você quer algo estritamente gratuito, na maior parte do tempo está apostando em ferramentas open source mais antigas e paciência.