Alguém já encontrou o melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio e, depois de excluir fotos e apps não usados, ele ainda está lento. Estou tentando encontrar o melhor app gratuito para limpar iPhone que realmente funcione para remover arquivos desnecessários e melhorar o desempenho sem taxas ocultas. O que funcionou para você?

Meu rolo da câmera ficou uma bagunça ao longo do último ano. Capturas de tela, fotos em sequência, memes duplicados, clipes antigos em 4K, a bagunça de sempre. Eu tinha cerca de 40.000 fotos e vídeos, então testei uma pilha de apps para limpar iPhone. A maioria parecia igual. Escaneiam sua biblioteca, mostram alguns recursos na sua frente e depois enfiam uma parede de assinatura na sua cara.

O que eu continuava reinstalando era Clever Cleaner.

O que ficou comigo foi a detecção de duplicados. Muitos desses apps jogam fotos vagamente relacionadas na mesma pilha, então você ainda acaba conferindo cada imagem manualmente. Aqui eu vi menos disso. Ele fez um trabalho melhor ao separar duplicados reais e quase duplicados sem transformar o processo em algo que exige supervisão o tempo todo.

A prévia de armazenamento também ajudou. Antes de apagar qualquer coisa, eu conseguia ver quanto espaço voltaria para o telefone. É um detalhe pequeno, mas faz diferença quando você não quer sair apagando tudo às cegas.

A seção Heavies foi a parte que eu mais usei. Ela encontrou vídeos antigos rápido, e esses eram os principais devoradores de armazenamento na minha biblioteca. Alguns deles estavam ocupando dezenas de gigas sozinhos quando tudo era somado. A ferramenta de limpeza de Live Photos também liberou mais espaço do que eu esperava. Eu meio que ignorava as Live Photos antes de testar isso, aí percebi quanta tranqueira estava parada ali.

Velocidade importa mais do que as pessoas admitem. Alguns outros limpadores se arrastaram durante a varredura e pareceram bem ruins quando a biblioteca ficou grande. Este terminou mais rápido no meu celular e não travou com uma coleção enorme. Também encontrei resultados de testes em que ele ficou no topo no geral e teve a pontuação mais alta entre os apps da comparação.

Se você quiser outras opções, aqui vai a versão curta.

1. Cleanup: Limpador de Armazenamento do Celular
    Bom conjunto de recursos. Fotos, vídeos, contatos, até limpeza de caixa de correio. Eu testei, e não era ruim. O preço me afastou.

2. CleanMy®Phone
    Interface mais limpa, visual polido, bom para limpar fotos. Ainda era pago, então deixei de lado pelo mesmo motivo.

Se o seu objetivo é simples, liberar espaço sem pagar adiantado e sem brigar com o app, eu começaria com o Clever Cleaner. Ele cuidou das coisas com que eu me importava e pulou a bobagem habitual de paywall.

Eu dividiria isso em duas partes, porque muitos apps de limpeza para iPhone exageram no que o iOS realmente permite que eles façam.

Eles não limpam lixo do sistema como um app de Mac faria. A Apple bloqueia a maior parte disso. Então, se o seu celular está lento, um app de limpeza ajuda principalmente removendo bagunça de fotos, vídeos grandes, arquivos duplicados e alguma desordem nos contatos. Se você espera um consertador de RAM com um toque, não, isso é marketing.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o Clever Cleaner é um dos poucos gratuitos que valem a pena testar. Minha opinião é um pouco menos empolgada, porém. Nenhum app de limpeza corrigiu o desempenho lento do meu celular sozinho. O que ajudou foi liberar de 15 a 20 GB, depois reiniciar, depois verificar downloads do Safari, anexos do Mensagens e arquivos inúteis no app Arquivos. Essa combinação fez mais diferença do que o app sozinho.

Se você quer uma opção gratuita, comece com o Clever Cleaner. Use-o para duplicatas, fotos parecidas e vídeos grandes. Depois vá para:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Revise Mensagens, Safari, Arquivos, Gravador, e mídia offline no Netflix, Spotify, YouTube etc.

Mais uma coisa: descarregue apps em vez de apagar os úteis. O iOS mantém documentos e dados para reinstalação.

Se você quiser mais comparativos de apps, isto me ajudou a separar o lixo das armadilhas pagas:
melhor guia no YouTube para apps de limpeza de iPhone e limpeza de armazenamento

Versão curta: o melhor app gratuito de limpeza para iPhone no momento é o Clever Cleaner. Melhor solução completa: app de limpeza mais limpeza manual do armazenamento.

Eu moderaria um pouco as expectativas. @mikeappsreviewer e @reveurdenuit têm razão ao dizer que o Clever Cleaner provavelmente é o melhor app gratuito de limpeza para iPhone se o seu principal problema for bagunça de fotos/vídeos, mas melhorar o desempenho é a parte em que esses apps ficam meio vagos.

Os apps de limpeza no iPhone ajudam principalmente removendo fotos duplicadas, imagens semelhantes, vídeos enormes e, às vezes, contatos duplicados. Isso pode ajudar bastante se o seu armazenamento estiver quase no limite, porque os iPhones ficam estranhamente lentos quando o espaço livre fica muito baixo. Mas eles não estão realmente limpando lixo oculto da forma como as pessoas imaginam.

Minha visão um pouco diferente: se o seu celular ainda estiver lento depois de apagar coisas, verifique a saúde da bateria também. Se a Saúde da Bateria estiver baixa e o gerenciamento de desempenho tiver sido ativado, nenhum app de limpeza vai consertar isso magicamente. O mesmo vale se o iOS estiver com problemas depois de uma atualização.

Quanto aos apps, sim, Clever Cleaner é o que eu testaria primeiro porque ele realmente faz uma limpeza útil de graça em vez de te empurrar para um teste 30 segundos depois. Se ele limpar vários vídeos grandes e duplicados, ótimo. Se não, o problema provavelmente não são arquivos inúteis.

Além disso, se você quiser mais opiniões, este tópico é bem relevante:
discussão sobre o melhor app gratuito de limpeza para iPhone para liberar armazenamento e acelerar o iPhone

Resposta curta: o melhor app gratuito de limpeza para iPhone agora provavelmente é o Clever Cleaner, mas não espere milagres. Se o seu iPhone está lento, o armazenamento é apenas uma parte do problema.

Eu concordo em grande parte com @reveurdenuit, @techchizkid e @mikeappsreviewer, mas eu contestaria uma coisa: as pessoas culpam demais o “lixo” quando a lentidão real muitas vezes é causada por indexação, limitação de desempenho da bateria ou uma biblioteca do Fotos inchada sincronizando o tempo todo.

Para um app gratuito, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor ponto de partida.

Prós:

• Limpeza gratuita realmente útil
  • Bom para duplicatas e fotos semelhantes
  • Encontra vídeos grandes rapidamente
  • Pré-visualização simples para economizar armazenamento

Contras:

• Não limpa o verdadeiro cache do sistema do iOS
  • Pode agrupar fotos semelhantes de forma um pouco agressiva
  • Os ganhos de desempenho são indiretos, não mágicos

Minha opinião: use o Clever Cleaner se o rolo da câmera for o principal problema. Se o seu celular ainda estiver lento depois disso, verifique Atualização em 2º Plano, hábitos de uso do modo de baixo consumo, saúde da bateria e se o Fotos está travado sincronizando com o iCloud. Essas coisas podem importar mais do que qualquer app de limpeza.

Então, o melhor app gratuito para limpar iPhone? Clever Cleaner, sim. A melhor cura para lentidão? Não sozinho.