A Recuperação de Fotos Excluídas da Nikon Pode Restaurar Imagens JPEG e RAW?

Excluí acidentalmente fotos da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas, incluindo imagens JPEG e RAW de uma sessão importante. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de fotos excluídas da Nikon pode restaurar ambos os tipos de arquivo e quais são as etapas de recuperação mais seguras para evitar sobrescrever os arquivos.

Fotos apagadas da Nikon, o que eu fiz primeiro

Se as fotos estavam em uma Nikon, isso geralmente se resume à recuperação do cartão SD. Já lidei com isso algumas vezes, e o primeiro passo é chato, mas importante.

Pare de usar o cartão. Agora mesmo.

Não tire mais fotos. Não grave vídeo. Não o formate de novo. Quando os arquivos são apagados, o cartão muitas vezes mantém os dados ali até que algo novo seja gravado por cima. Quando isso é sobrescrito, a situação piora.

A parte que eu verificaria antes de instalar qualquer coisa

Eu procuraria outra cópia primeiro.

Se você já importou os arquivos para o seu PC antes, verifique lá.
Se o SnapBridge estava sincronizando, verifique seu telefone.
Se havia algum upload para a nuvem em execução, verifique essas pastas também.

Já vi gente passar uma hora escaneando um cartão e depois encontrar as imagens em uma pasta de importação com data. Irritante, mas melhor do que perdê-las.

Se não houver backup

Eu começaria com um software de recuperação.

Disk Drill é a opção mais fácil. Ele lê tipos de foto da Nikon como NEF, NRW e JPEG. No Windows, ele permite recuperar até 100 MB grátis, o que é suficiente para testar o cartão e ver se os arquivos estão voltando intactos antes de pagar por qualquer coisa.

As etapas de recuperação que eu seguiria

1. Tire o cartão SD da Nikon.
  2. Conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.
  3. Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD.
  4. Selecione o cartão SD no aplicativo.
  5. Clique em Procurar dados perdidos.
  6. Use a Verificação Universal. Para fotos de câmera apagadas, este geralmente é o ponto de partida certo.
  7. Espere a verificação terminar e visualize o que foi encontrado.
  8. Se a visualização abrir e a imagem parecer normal, suas chances são boas.
  9. Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade. Não os salve de volta no mesmo cartão SD.

Essa última parte importa mais do que as pessoas pensam. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão é como destruir o restante dos dados recuperáveis. Fiz isso uma vez há anos. Erro idiota. Perdi mais do que precisava.

Se arquivos de vídeo também estiverem faltando

Execute a Recuperação Avançada de Câmera após a verificação normal.

Isso importa mais para vídeo do que para fotos. Arquivos de vídeo de câmera ficam fragmentados, e uma verificação comum às vezes perde partes ou ignora o clipe por completo. Já vi a recuperação padrão encontrar os JPEGs e NEFs, mas falhar com os arquivos MOV ou MP4 até eu usar a verificação focada em câmera.

Se você quiser uma opção gratuita

PhotoRec é a resposta mais comum.

Funciona. Já usei. Mas é meio áspero nas bordas.

Não há visualização, o que deixa tudo mais lento.
Os arquivos recuperados geralmente voltam com nomes genéricos.
Organizar a saída leva tempo, esp se o cartão também tinha lixo antigo.

Então sim, é grátis, mas não é agradável se você quiser algo simples.

Quando eu pararia e não mexeria mais nisso

Se o cartão nem aparece no seu computador, ou se tem dano físico, eu pararia de mexer.

Nesse ponto, um laboratório de recuperação tem mais chances. Cada nova tentativa aleatória, reinserção ou formatação reduz suas chances. Cartão torto, carcaça rachada, erros no leitor, cartão pedindo para ser formatado, tudo isso são maus sinais.

Minha versão curta

Fotos apagadas da Nikon muitas vezes podem ser recuperadas se você agir rápido e parar de gravar no cartão SD.

Melhor ordem:

1. Pare de usar o cartão.
  2. Verifique se já existem cópias.
  3. Escaneie com Disk Drill.
  4. Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
  5. Use a Recuperação Avançada de Câmera se houver vídeo envolvido.
  6. Recorra a um serviço profissional se o cartão estiver ilegível ou danificado.

Se a exclusão aconteceu recentemente, suas chances geralmente são boas. O tempo importa muito aqui.

Sim. Se os dados não tiverem sido sobrescritos, a recuperação de fotos apagadas da Nikon funciona tanto para arquivos JPEG quanto RAW, incluindo NEF e às vezes NRW, dependendo do modelo da câmera.

Um pequeno ponto em que discordo de @mikeappsreviewer. O tipo de arquivo geralmente não é a parte mais difícil. O estado do cartão importa mais. Se o seu cartão SD ainda monta normalmente, as chances de recuperação para JPEG e RAW costumam ser parecidas. Arquivos RAW são maiores, então, se você continuou fotografando após a exclusão, eles correm maior risco de sobrescrita parcial. Esse é o principal problema.

Algumas verificações práticas:

1. Veja o tamanho do cartão e a quantidade de fotos tiradas após a exclusão.
  2. Se você tirou até mesmo de 20 a 50 novas fotos RAW, os RAWs apagados mais antigos podem ser os primeiros a serem danificados.
  3. Se apenas alguns JPEGs foram feitos depois, as chances de recuperação continuam melhores.

Além disso, alguns arquivos RAW recuperados voltam intactos, mas perdem o nome original do arquivo ou a estrutura de pastas. O que importa são os dados da imagem. Os aplicativos da Nikon podem não organizá-los muito bem após a recuperação, então teste os arquivos NEF recuperados no Lightroom, Capture NX Studio ou até mesmo na visualização de miniaturas do Windows.

Se você quer o melhor software de recuperação de cartão SD da Nikon para restaurar fotos JPEG e RAW, o Disk Drill é uma escolha sólida porque detecta formatos comuns da Nikon e permite visualizar os resultados antes da recuperação. A visualização importa. Uma miniatura que abre para um JPEG é um bom sinal. Para NEF, eu verificaria uma prévia RAW ou um tamanho de arquivo válido.

Salve tudo o que for recuperado no seu computador, não de volta no cartão. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.

Além disso, se você quiser uma explicação visual rápida, este guia de recuperação de fotos da Nikon vale a pena ver.

Resposta curta: sim, tanto JPEG quanto RAW podem ser recuperados. A verdadeira questão é quanto foi gravado no cartão após a exclusão.

Sim, normalmente ambos podem ser restaurados. As câmeras Nikon não tratam JPEG vs RAW como um caso especial aqui. Se os arquivos foram excluídos do cartão SD e o cartão não foi muito reutilizado, um software de recuperação muitas vezes consegue trazer de volta arquivos JPEG e NEF.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtdromer, mas contestaria uma coisa: as pessoas focam um pouco demais no formato do arquivo. A questão maior é se a câmera continuou gravando no cartão após a exclusão. Um JPEG excluído e um RAW excluído são ambos recuperáveis em teoria, mas um RAW grande se corrompe mais facilmente se até mesmo parte dele tiver sido sobrescrita. É aí que as coisas desandam rápido.

Outra coisa que as pessoas esquecem: se você excluiu as fotos na câmera, alguns corpos Nikon também atualizam o banco de dados do cartão e a estrutura de pastas de formas que fazem os arquivos recuperados voltarem bagunçados. Então não entre em pânico se os nomes dos arquivos sumirem ou se a árvore de pastas parecer destruída. Se o NEF abrir, isso já é uma vitória.

Se você quer o caminho mais simples, o Disk Drill provavelmente é a opção mais fácil de usar para recuperação de fotos excluídas da Nikon neste caso. Ele é razoavelmente bom em encontrar JPEG, NEF e outros tipos de arquivos de câmera sem fazer você ficar cuidando de uma linha de comando por uma hora. Eu também recuperaria primeiro para o seu computador e depois organizaria os arquivos.

Mais uma observação que ainda não foi dita o suficiente: se o cartão estiver apresentando falhas, faça uma imagem byte a byte dele antes de escanear. Recuperar a partir da imagem é mais seguro do que forçar o cartão SD real repetidamente. Isso importa se o cartão tiver erros de leitura ou continuar se desconectando.

Para leitura adicional, este tópico sobre como recuperar fotos excluídas de um cartão SD com segurança vale a pena conferir.

Versão curta: sim, a recuperação de fotos excluídas da Nikon pode restaurar imagens JPEG e RAW. O verdadeiro fator decisivo é a atividade no cartão após a exclusão, não a marca Nikon ou apenas o tipo de arquivo.

Sim, ambos normalmente voltam, JPEG e RAW da Nikon como NEF, às vezes NRW também. Concordo com @nachtdromer e @techchizkid que o risco de sobrescrita é o verdadeiro problema, não o formato em si. Tenho uma pequena discordância com @mikeappsreviewer em um ponto prático: a visualização é útil, mas a ausência de visualização do RAW nem sempre significa que o arquivo está ruim. Alguns aplicativos simplesmente lidam mal com visualizações de NEF.

Uma coisa que eu acrescentaria: verifique se a câmera usava slots duplos, gravação em overflow ou gravação de backup. Muita gente esquece que ainda pode ter cópias no cartão 2.

Sobre o Disk Drill:

Prós:

• fácil de escanear cartões de câmera
  • reconhece bem JPEG e RAW da Nikon
  • a visualização ajuda em uma triagem rápida
  • razoável para usuários não técnicos

Contras:

• a recuperação gratuita é limitada no Windows
  • os resultados da varredura podem parecer confusos em cartões muito usados
  • os metadados RAW e os nomes de arquivo podem não voltar de forma limpa

Então sim, a recuperação de fotos apagadas da Nikon pode restaurar ambos. Só não julgue o sucesso apenas pelos nomes das pastas ou pelas miniaturas. Se o NEF recuperado abrir no software de edição, esse é o verdadeiro teste.