Meu disco rígido externo com anos de fotos de família de repente ficou corrompido e não abre normalmente. Estou preocupado que executar a ferramenta de reparo errada ou formatá-lo possa tornar a recuperação impossível. Qual é a maneira mais segura de recuperar fotos de uma unidade corrompida sem perder dados?
Se a unidade ainda aparece no Gerenciamento de Disco e o tamanho parece correto, eu ainda não presumiria que ela morreu. Isso geralmente aponta mais para corrupção do sistema de arquivos do que para uma falha total da unidade, especialmente se ela gira normalmente e não está fazendo cliques, rangendo ou desconectando e reconectando.
Eu teria cuidado com o Windows oferecendo Scan and fix, no entanto. Esse botão é tentador, mas não é a primeira coisa que eu executaria em uma unidade com fotos de família. Ferramentas de reparo podem fazer alterações no sistema de arquivos e, se algo der errado, a recuperação pode ficar mais difícil.
Neste ponto, o objetivo deve ser recuperação, não reparo. Primeiro copie as fotos para outro lugar. Consertar a unidade pode esperar.
Uma opção que funcionou em uma situação parecida é o Disk Drill. A parte útil é que você pode criar uma imagem completa da unidade primeiro e depois analisar essa imagem em vez de ficar forçando o disco original repetidamente. Se a unidade está começando a falhar, isso importa, porque você quer salvar tudo o que ainda está legível enquanto pode.
O recurso de visualização também é útil para fotos. Se as visualizações abrirem normalmente, isso dá uma boa ideia de que os arquivos realmente podem ser recuperados e não são apenas nomes de arquivos aleatórios. A versão para Windows também permite recuperar até 100 MB gratuitamente, então você pelo menos pode testar a varredura antes de pagar.
Depois que os arquivos importantes estiverem copiados com segurança para outra unidade, aí sim você pode pensar em reparos. Uma formatação rápida pode ser suficiente se foi apenas um sistema de arquivos corrompido. Ainda assim, eu não confiaria nessa unidade para nada importante depois disso, mas ela pode servir para uso temporário.
Algumas outras coisas também podem valer a pena tentar, dependendo do que você está vendo:
- CHKDSK, mas somente depois que os dados forem recuperados. Ele pode reparar problemas no sistema de arquivos, mas também pode alterar coisas.
- TestDisk se o Windows de repente mostrar a partição como RAW ou se a tabela de partições parecer danificada.
- Um cabo USB, gabinete ou computador diferente se for uma unidade externa. Pontes USB defeituosas e cabos instáveis podem fazer uma unidade boa parecer corrompida.
Eu pararia com softwares faça você mesmo se a unidade estiver se comportando de forma fisicamente instável. Coisas assim são um mau sinal:
- ruídos de clique
- desaparecendo e reconectando
- capacidade incorreta mostrada no Gerenciamento de Disco
- muitos setores pendentes ou realocados no SMART
- varreduras que ficam muito lentas ou continuam travando
Isso normalmente significa que o problema está relacionado ao hardware, não apenas a um sistema de arquivos bagunçado. Nesse caso, varreduras repetidas podem piorar as coisas. Um laboratório de recuperação adequado pode criar uma imagem da unidade com hardware dedicado, às vezes depois de corrigir temporariamente componentes eletrônicos ou peças internas, e então recuperar a partir da cópia em vez de forçar a unidade original.
Laboratórios não são baratos. Uma recuperação lógica básica pode ficar em torno de $300 a $600, enquanto falhas mecânicas costumam ficar em $800 a $2,000 ou mais, dependendo da unidade e do dano. Os melhores laboratórios geralmente trabalham com base em sem dados, sem cobrança, o que ajuda um pouco.
Se fosse a minha unidade, eu faria nesta ordem:
- Verificar o Gerenciamento de Disco e ver se a capacidade parece normal.
- Recuperar as fotos para uma unidade diferente.
- Só depois disso tentar CHKDSK, TestDisk ou formatação.
- Substituir a unidade se a corrupção voltar.
Unidades podem ser substituídas. Fotos de família geralmente não. Mesmo que esta volte a funcionar, eu trataria isso como um aviso e manteria outra cópia em algum outro lugar.
Não salve nada de volta nessa unidade. Mesmo uma foto recuperada copiada para o mesmo disco pode sobrescrever outra foto que você ainda não recuperou. Concordo com @mikeappsreviewer que o reparo vem depois, mas eu faria da primeira compra uma nova unidade em branco que tenha pelo menos o mesmo tamanho da defeituosa, depois criaria uma imagem da unidade com falha nela. Se você se sente confortável com Linux, o ddrescue foi feito para criar um clone com o melhor esforço possível de um disco instável. Caso contrário, uma ferramenta como o Disk Drill é mais fácil porque pode primeiro criar a imagem e depois escanear a imagem. De qualquer forma, a unidade com problema deve ser somente leitura na prática: sem CHKDSK, sem formatação, sem inicializar disco, sem copiar arquivos recuperados de volta para ela.
Se isso é um disco rígido com partes móveis ou um SSD externo muda bastante o risco. Se for um disco mecânico normal, o principal perigo é fazer uma unidade fraca ler as mesmas áreas defeituosas repetidamente. Se for um SSD ou uma unidade portátil baseada em flash, o perigo extra é que operações de reparo ou limpeza podem fazer com que blocos sejam descartados ou remapeados de formas que tornam a recuperação menos previsível.
Concordo com a direção geral acima: não tente consertar o disco primeiro. Mas eu seria ainda mais conservador quanto a isso. Antes de executar qualquer varredura de recuperação, anote o que o Windows mostra: capacidade correta ou não, RAW ou NTFS/exFAT, letra da unidade ou sem letra, quaisquer ruídos estranhos, se ele se desconecta. Isso informa se você está lidando com um problema no sistema de arquivos ou com um dispositivo que está começando a falhar. Se a unidade aparecer uma vez e depois sumir, pare de testá-la como se fosse uma impressora teimosa. Esse é o momento em que um laboratório é a opção mais segura.
Se ela permanecer conectada e mostrar o tamanho correto, crie uma imagem em outra unidade e trabalhe a partir dela. O Disk Drill é adequado para esse tipo de fluxo de trabalho amigável, porque criar a imagem primeiro é a parte importante, não a marca no botão de varredura. Só não deixe nenhum programa reparar, reconstruir ou salvar arquivos recuperados no disco com problema. Recupere para uma unidade completamente diferente e depois abra uma amostra das fotos recuperadas em tamanho real, não apenas miniaturas. As miniaturas podem fazer você pensar que os originais estão bem quando os JPEGs reais estão parcialmente danificados.
Depois que as fotos forem copiadas e verificadas, aí sim você pode experimentar CHKDSK, TestDisk, formatação ou um novo gabinete. Nesse ponto, você estará arriscando apenas a unidade antiga, não a única cópia das lembranças.