Apaguei acidentalmente uma pasta inteira de uma unidade formatada em APFS no macOS e preciso de ajuda para recuperar os arquivos. Estou tentando descobrir as etapas mais seguras de recuperação de dados em APFS antes que algo seja sobrescrito, incluindo se snapshots, Time Machine ou software de recuperação podem restaurar a pasta.
Se isto for perda de dados em APFS, o principal é parar de mexer na unidade imediatamente. Não instale apps nela, não copie novos arquivos para ela e não tente primeiro um monte de comandos aleatórios de reparo. Quanto mais você usar o disco, maiores são as chances de o macOS sobrescrever aquilo que você está tentando recuperar.
Enfrentei isso há alguns meses, depois de excluir uma pasta inteira de projeto do meu MacBook sem backup do Time Machine. Achei que tinha perdido tudo, mas no fim consegui recuperar quase tudo.
Antes de pagar por qualquer coisa, verifique o básico:
- Olhe na Lixeira.
- Verifique o Time Machine, se você o tiver configurado.
- Abra o Time Machine mesmo que sua unidade de backup não estivesse conectada. O APFS pode manter snapshots locais, então ainda pode haver uma cópia recente armazenada no Mac. Normalmente eles só ficam disponíveis por cerca de um dia, se houver espaço livre suficiente.
Se isso não encontrar nada, eu iria direto para um software de recuperação em vez de mexer primeiro com reparos.
Usei o Disk Drill porque ele realmente entende APFS e não depende apenas de varredura bruta por assinatura de arquivos.
O que eu fiz foi:
- Baixei o Disk Drill em uma unidade diferente, não naquela da qual eu estava recuperando os dados.
- Fui em Ajustes do Sistema > Privacidade e Segurança > Acesso Total ao Disco e dei permissão ao Disk Drill. Sem isso, ele pode não conseguir escanear corretamente os volumes de sistema APFS.
- Selecionei a unidade APFS afetada e executei uma varredura completa de Procurar Dados Perdidos.
- Esperei a varredura terminar em vez de interrompê-la antes da hora.
- Usei a visualização para verificar se os arquivos estavam realmente legíveis.
- Recuperei os arquivos para um SSD externo, não de volta para a unidade interna do Mac.
A parte boa foi que muitos dos arquivos recuperados ainda mantinham os nomes e a estrutura originais das pastas. Isso faz muita diferença quando você está lidando com uma pasta de projeto, porque organizar manualmente milhares de arquivos sem nome é horrível. O Disk Drill também tem monitoramento SMART, o que é útil se você acha que a unidade pode estar falhando. Se o disco parecer instável, é melhor primeiro criar uma imagem do disco e recuperar a partir dessa imagem em vez de escanear repetidamente a unidade original.
Se o problema for uma partição APFS perdida, eu ainda recuperaria os arquivos importantes antes de tentar reconstruir ou reparar a partição. O TestDisk às vezes consegue corrigir estruturas de partição danificadas, mas ele é baseado em texto e não é muito tolerante se você não souber bem como usá-lo. Recupere os dados primeiro, depois se preocupe com o reparo.
Além disso, SSDs têm uma armadilha desagradável: TRIM. Macs modernos usam isso em segundo plano para limpar blocos excluídos. Depois que o TRIM apaga esses blocos, o software de recuperação não consegue restaurá-los magicamente. É por isso que agir rápido importa. Pare de usar o Mac assim que perceber que os arquivos sumiram. Discos rígidos tradicionais não funcionam da mesma forma, então exclusões acidentais em HDDs costumam ser mais recuperáveis.
Se o Disk Drill conseguir encontrar os arquivos e as visualizações parecerem corretas, isso normalmente é um bom sinal.
Mas se o Mac não reconhecer mais a unidade, ela continuar desconectando, você ouvir cliques ou o contêiner APFS parecer seriamente corrompido, eu não continuaria mexendo nela. Nesse ponto, um laboratório profissional de recuperação de dados é a opção mais segura. A maioria dos bons faz uma avaliação gratuita da unidade, e muitos trabalham com base em sem dados, sem cobrança. Custa mais do que software, mas problemas físicos na unidade são justamente onde tentativas por conta própria podem piorar tudo.
Tomara que seja apenas exclusão ou uma partição danificada. Esses são os casos em que a recuperação por software geralmente tem mais chances de dar certo, especialmente se você agir rápido.
Não execute “Apagar”, “Restaurar” ou correções de partição só porque o Utilitário de Disco as oferece. Mike está certo sobre interromper as gravações, mas eu teria ainda mais cuidado se a pasta ausente estivesse dentro de Mesa, Documentos ou iCloud Drive, porque a sincronização pode complicar a situação. Verifique os Apagados Recentemente do iCloud.com e os Apagados Recentemente do app Arquivos antes de fazer uma varredura longa, já que isso pode ser mais rápido e seguro do que forçar o volume APFS. Se estava apenas no disco local, faça a varredura a partir de outra unidade e recupere para outra unidade. O Disk Drill é uma opção válida para testar, mas não julgue a recuperação apenas pelos nomes dos arquivos. Primeiro, visualize/abra alguns arquivos importantes, especialmente pacotes, bibliotecas, fotos e arquivos de projeto, porque a recuperação do APFS pode mostrar uma árvore de pastas com boa aparência enquanto alguns conteúdos já estão zerados ou parciais.
Desligue-o se a pasta excluída estava no SSD interno. Deixar o macOS em execução ainda pode criar logs, gravações do Spotlight, atividade do iCloud, arquivos de cache e outros resíduos, mesmo que você não esteja fazendo nada. Se puder, conecte o Mac a outro Mac usando o modo Compartilhar Disco/Modo de Disco de Destino ou inicialize a partir de uma unidade externa, depois escaneie o volume afetado a partir dela e salve os arquivos recuperados em outro lugar. O Disk Drill ou qualquer ferramenta semelhante só vale a pena usar depois que você fizer a máquina parar de gravar nesse volume. E não perca horas restaurando tudo às cegas: recupere primeiro alguns arquivos críticos, abra-os e depois decida se uma recuperação completa vale o tempo.
Liberar espaço para ter margem para recuperar arquivos pode ser exatamente o que destrói os arquivos que você está tentando recuperar. As pessoas entram em pânico, esvaziam a Lixeira, apagam downloads, desinstalam apps, executam ferramentas do tipo CleanMyMac ou removem snapshots locais antigos, e tudo isso cria novas gravações no mesmo volume APFS.
Concordo com o conselho de parar de usar o disco, mas eu seria um pouco mais direto sobre a ordem das operações: não tente primeiro deixar a unidade danificada mais bonita, mais limpa, menor ou mais organizada. Deixe-a feia e intocada. Se você precisar de um aplicativo de recuperação, baixe-o em outro lugar. Se precisar de espaço para os arquivos recuperados, conecte uma unidade externa. Se o macOS disser que quer reparar o disco, atualizar o disco, sincronizar algo ou otimizar o armazenamento, não permita isso, a menos que você já tenha copiado o que importa.
Uma verificação barata que muita gente esquece são os snapshots locais pelo Terminal. Se você se sentir à vontade com isso, pode executar:
tmutil listlocalsnapshots /
Se houver um snapshot de antes de a pasta ser apagada, isso pode ser melhor do que a recuperação por varredura, porque você está recuperando a estrutura normal dos arquivos de volta em vez daquilo que um scanner consegue reconstruir. Não apague esses snapshots para liberar espaço. Esse é exatamente o tipo de limpeza que pode remover seu caminho de recuperação mais fácil.
Quanto ao software de recuperação, o Disk Drill é uma opção válida para testar, mas eu trataria os resultados dele como um catálogo de possibilidades, não como prova. O APFS pode deixar metadados suficientes para fazer uma pasta apagada parecer recuperável enquanto o conteúdo real dos arquivos já se foi ou foi parcialmente zerado, especialmente em um SSD com TRIM. Visualizar um JPEG ou PDF ajuda, mas para pastas de projeto você deve testar os arquivos reais no aplicativo real. Uma biblioteca do Final Cut, biblioteca do Photos, projeto do Xcode, catálogo do Lightroom ou sessão de música recuperados podem parecer completos no Finder e ainda assim estar sem partes internas.
Pequeno detalhe prático: recupere a pasta pai se o software oferecer isso, não apenas os arquivos individuais que você reconhece. Muitos arquivos do macOS na verdade são pacotes ou pastas que fingem ser arquivos únicos. Se você escolher apenas os documentos mais óbvios, pode deixar passar arquivos auxiliares, bancos de dados, pastas de cache, miniaturas, configurações de projeto e recursos vinculados que tornam o arquivo principal utilizável. Use uma unidade externa separada com mais espaço livre do que você acha que precisa e depois organize tudo quando a recuperação terminar.