O que Aplicativos significa nas configurações de armazenamento do iPhone?

Eu estava verificando o Armazenamento do meu iPhone para liberar espaço e notei uma categoria chamada Aplicativos, mas não tenho certeza do que exatamente ela inclui ou por que parece ser tão grande. Preciso de ajuda para entender se isso são apenas meus apps instalados, dados de apps ou outra coisa, para que eu saiba o que posso apagar com segurança e recuperar mais armazenamento.

Aplicativos no armazenamento do iPhone é um rótulo confuso. Eu também me atrapalhei com isso. Você olha para a barra, vê um bloco grande chamado ‘Aplicativos’, depois conta os apps que instalou e pensa: não é possível que aqueles poucos ícones somem tudo isso.

O que o iOS conta ali é mais do que o próprio app.

Geralmente inclui:

• o pacote do app, ou seja, o código e os arquivos principais
  • recursos extras do app, como arquivos de idioma baixados ou conteúdos integrados
  • cache e lixo temporário, como imagens de feeds sociais, sobras de mídia transmitida, recursos de jogos e outras coisas que os apps mantêm por perto para carregar mais rápido da próxima vez

Essa última parte é onde o número fica estranho. A Apple limpa parte disso quando o armazenamento fica apertado. Na minha experiência, boa parte disso fica por mais tempo do que você esperaria.

Se você quiser ver o que está ocupando espaço, vá aqui:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Dê um minuto. O meu sempre fica ali pensando por um instante. Depois você recebe uma lista de apps do maior para o menor. Toque em qualquer app e normalmente verá duas categorias:

• Tamanho do App
  • Documentos e Dados

Tamanho do App é o software instalado. Documentos e Dados são as coisas ligadas ao seu uso, conversas, downloads, mídia em cache, arquivos offline, salvamentos e bagunças parecidas.

Percebi que meu iPhone começou a se comportar de forma estranha quando o espaço livre ficou baixo. Os apps demoravam mais para abrir. A câmera demorava mais para iniciar. Alternar entre apps parecia travado. No começo culpei a idade do telefone. Acabou que eu quase não tinha armazenamento livre, e o iOS estava lento porque não tinha espaço para respirar.

O que me ajudou foi verificar primeiro os maiores vilões, em vez de ficar adivinhando. Anexos do Mensagens, dados de sites do Safari, downloads de vídeos offline, caches gigantes de redes sociais, esses eram os culpados habituais. A limpeza manual funciona, mas cansa rápido. Fiz isso por um tempo e me cansei de fuçar nas configurações a cada poucos dias.

Também experimentei um app de limpeza. O que continuei usando foi o Clever Cleaner. O que mais me chamou atenção foi a ausência de anúncios e bobagem de paywall. Ele também roda no próprio dispositivo, o que importava para mim mais do que os recursos extras.

A parte que mais usei foi a visualização Heavies. Ela organizava a mídia por tamanho de arquivo, então eu não estava procurando no escuro. Também usei a seção Similars para fotos com aparência duplicada, sobras do modo contínuo, fotos borradas e capturas de tela que eu tinha esquecido que existiam. Ver os tamanhos exatos dos arquivos antes de apagar as coisas facilitou decidir rápido. Limpei alguns GB e o telefone voltou ao normal.

Alguns truques integrados do iPhone também valem a pena usar.

Desinstalar apps sem apagar dados:
Se você tem um app ou jogo grande que raramente abre, use Desinstalar App no menu de armazenamento. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. Se você reinstalar depois, suas coisas ainda estarão lá.

Limpeza do Safari:
Vá em Ajustes > Safari e depois limpe Histórico e Dados dos Sites. Às vezes isso libera mais espaço do que as pessoas esperam.

Limpeza do Mensagens:
Anexos grandes dentro do Mensagens se acumulam com o tempo. Se você manda muitas mensagens, verifique isso.

Mídia baixada:
Apps de streaming geralmente mantêm arquivos offline por perto muito depois de você parar de assistir ou ouvir.

Então é isso, ‘Aplicativos’ é mais como toda a bagagem que os apps trazem com eles, não só o tamanho da instalação. Se o seu telefone parece lento, verifique o armazenamento antes de presumir que o hardware já era. Eu fiz isso, e o problema era o armazenamento. Depois que liberei espaço, a lentidão diminuiu bastante.

“Aplicativos” no Armazenamento do iPhone geralmente significa o espaço total usado pelos seus aplicativos instalados como um grupo. Não são apenas os arquivos dos aplicativos. Muitas vezes inclui pacotes dos apps, arquivos de suporte, bancos de dados locais, conteúdo baixado e alguns dados em cache dos apps.

Em um pequeno ponto eu discordaria de @mikeappsreviewer: o iOS nem sempre rotula as coisas com clareza suficiente para todos os apps, então a visualização por categoria e a visualização por app nem sempre ficam perfeitamente alinhadas. Os relatórios de armazenamento da Apple são imprecisos há anos.

Uma forma simples de pensar nisso:

1. Os próprios apps
  2. Os dados que esses apps armazenam no seu telefone
  3. Arquivos locais restantes do uso dos apps

Se “Aplicativos” parece enorme, os maiores responsáveis costumam ser:

• aplicativos de vídeo com downloads offline
  • aplicativos de podcast ou música com mídia salva
  • aplicativos de mensagens com históricos de conversa grandes
  • jogos com pacotes extras de recursos
  • aplicativos sociais armazenando toneladas de mídia

Uma verificação útil que as pessoas costumam pular é reiniciar o aparelho. Às vezes os totais de armazenamento são recalculados após uma reinicialização. Já vi o número cair depois que o iOS limpou arquivos temporários antigos.

Se você quiser uma limpeza mais rápida, foque também na sua biblioteca do Fotos, porque as pessoas muitas vezes culpam “Aplicativos” quando a mídia é o problema maior. Uma ferramenta como o Clever Cleaner ajuda a organizar vídeos grandes, duplicados e fotos semelhantes mais rápido do que fazer tudo manualmente. Se você quiser uma visão rápida de como funciona, veja uma demonstração rápida de limpeza de armazenamento do iPhone.

Versão curta: “Aplicativos” são seus apps mais muita coisa que eles acumulam ao longo do tempo.

“Aplicativos” é basicamente a categoria genérica para o armazenamento relacionado a apps, não apenas os aplicativos que você instalou. Então, se esse número parece grande demais, você não está imaginando isso.

Geralmente inclui:

• os próprios binários dos aplicativos
  • dados de apps armazenados localmente
  • conteúdo baixado dentro dos aplicativos
  • caches, arquivos temporários e alguns restos que o iOS não mostra de forma organizada

Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @espritlibre em um ponto: as pessoas costumam presumir que “Aplicativos” é principalmente inchaço de cache, mas às vezes é apenas o comportamento normal dos apps. Um único jogo, um download da Netflix ou anos de mídia do WhatsApp/Mensagens podem fazer essa categoria disparar rapidamente.

Além disso, a barra colorida de armazenamento é meio imprecisa. Ela é útil, mas nem sempre é exata. A lista por aplicativo abaixo é mais confiável.

O que eu faria:

• verificar os maiores aplicativos um por um
  • procurar downloads dentro dos apps, não apenas o tamanho do aplicativo
  • excluir e reinstalar aplicativos que acumulam cache, mas não oferecem uma forma clara de limpá-lo
  • lembrar que parte do armazenamento de “aplicativos” diminui após a limpeza automática do iOS ou uma reinicialização

Se você quiser limpar mais rápido, o Clever Cleaner pode ajudar com as coisas que as pessoas interpretam errado como inchaço de app, especialmente vídeos enormes, fotos duplicadas e lixo parecido no Fotos. Isso importa porque às vezes a culpa é atribuída a “Aplicativos” quando o Fotos é o verdadeiro vilão do armazenamento. Você também pode ler avaliações do app Clever Cleaner de usuários reais de iPhone antes de experimentá-lo.

Então, resumindo: “Aplicativos” significa seus apps instalados mais um monte de coisas que eles acumulam com o tempo. A Apple só rotula isso meio mal, para ser sincero.