Excluí acidentalmente fotos e arquivos de vídeo importantes do meu cartão SD enquanto os movia para o meu Mac, e agora não consigo encontrá-los em lugar nenhum. Eu realmente preciso de ajuda com a recuperação de arquivos do cartão SD no Mac, porque esses arquivos são pessoais e não têm backup. Qual é a maneira mais segura de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD em um Mac sem causar mais perda de dados?
Já passei por isso algumas vezes em um Mac, e o caminho de recuperação depende do que deu errado com o cartão SD.
Se você apagou arquivos por engano, suas chances geralmente são boas. Uma formatação rápida muitas vezes também ainda é recuperável, já que ela tende a apagar o mapa dos arquivos em vez dos dados dos arquivos imediatamente. A coisa fica feia depois de uma formatação completa e então mais uso do cartão. Novas fotos e vídeos começam a gravar por cima dos setores antigos, e quando isso acontece, alguns arquivos se perdem para sempre. Falha de hardware é uma bagunça diferente. Se o cartão fica desconectando, esquenta, não monta ou aparece com erros de leitura, o software muitas vezes não vai ajudar muito.
O maior erro que continuo vendo é gente usando o cartão depois da perda. Eu fiz isso uma vez com um cartão de 32GB de uma Sony antiga, tirei talvez mais 20 fotos, e alguns dos arquivos RAW que estavam faltando voltaram pela metade. Se você quer ter alguma chance de recuperação, pare de usar o cartão imediatamente.
No Mac, eu começaria com Disk Drill. Já testei alguns outros ao longo do tempo, incluindo UFS Explorer e R-Studio. Eles são bons, mas o Disk Drill pareceu mais fácil de usar quando eu queria resultados rápidos e não estava com vontade de brigar com a interface por uma hora. Ele ainda faz um bom trabalho em casos mais difíceis, pelo menos pelo que vi.
O que eu normalmente faço é assim:
- Coloque o cartão SD no seu Mac com um leitor
- Abra o Disk Drill e escolha o cartão SD na lista
- Inicie uma varredura completa
- Espere e deixe a varredura terminar
- Veja a prévia do que ele encontrou
- Recupere os arquivos em outro lugar, não de volta no cartão SD
Uma parte de que gostei mais do que esperava foi o recurso de pré-visualização. Ele lida com muitos tipos de arquivos de câmera logo de cara, incluindo formatos RAW e arquivos de vídeo divididos de formas estranhas. Alguns aplicativos de recuperação mais simples travam com isso. A prévia é uma boa forma de checar. Se uma foto abre limpa ou um vídeo roda e você consegue avançar sem dar problema, sua cópia recuperada geralmente tem uma boa chance de ser utilizável.
Eu também não despejaria 5.000 arquivos de uma vez só. Escolha primeiro um lote pequeno. Abra as imagens, confira a resolução, avance pelos clipes, procure corrupção. Fiz isso uma vez com um cartão de um drone, e isso me salvou de perder meio dia exportando arquivos inúteis. Teste primeiro, depois recupere o resto se eles parecerem bons.
Pare de usar o cartão SD. Ejete-o. Não copie mais nada para ele, não o formate, nem mesmo visualize arquivos do cartão se o Finder começar a se comportar de forma estranha. Arquivos excluídos geralmente permanecem lá até que novos dados os sobrescrevam.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu acrescentaria uma coisa primeiro. Antes de qualquer varredura de recuperação, faça uma imagem do cartão SD se ele estiver instável. No Mac, o Utilitário de Disco ou um aplicativo de recuperação com criação de imagem de backup ajuda. Ficar examinando repetidamente um cartão com falha é como as pessoas perdem os últimos setores ainda legíveis.
Se os arquivos foram excluídos durante uma transferência para o seu Mac, verifique o lado do Mac também:
- Lixeira
- App Fotos, Apagados Recentemente
- Pesquisa do Finder por extensão de arquivo, JPG, CR3, MP4, MOV
- Busca do Spotlight pelos nomes dos arquivos
- Qualquer pasta de sincronização em nuvem que você use
Se eles não estiverem lá, use o Disk Drill no cartão SD. Gosto dele para Mac porque lê cartões exFAT, FAT32, SDXC e a maioria dos formatos comuns de foto e vídeo sem muita configuração. O R-Studio é mais forte para casos extremos, na minha opinião, mas mais lento de analisar em uma exclusão acidental simples.
Parte importante: recupere para a unidade interna do seu Mac ou para um SSD externo. Nunca de volta para o mesmo cartão SD. Se você vir nomes de arquivos ausentes e apenas resultados reconstruídos, isso geralmente significa que os registros do sistema de arquivos foram danificados, mas fotos e vídeos ainda têm chance.
Se o cartão montar somente leitura ou apresentar erros de E/S, ignore correções aleatórias de blogs. Clone primeiro, depois examine o clone.
Para opções mais confiáveis de software de recuperação de cartão SD, vale a pena ler este tópico:
melhor software de recuperação de cartão SD para usuários de SanDisk e Mac
Mais uma coisa: se o FileVault no seu Mac estiver ativado, isso não afeta arquivos excluídos do cartão SD. As pessoas confundem muito isso. O sistema de arquivos do cartão importa mais aqui.
Primeiro de tudo, não confie na palavra “movido”. No macOS, mover do cartão SD para o Mac muitas vezes é apenas copiar + excluir, e se algo interrompeu isso, os arquivos podem estar em ambos os lados parcialmente, ou em nenhum deles em um estado utilizável. Então eu realmente verificaria uma coisa que os outros não enfatizaram tanto: os restos temporários ocultos da sua pasta de destino.
Tente isto no Terminal do seu Mac se você souber mais ou menos para onde os arquivos foram copiados:
mdfind 'kMDItemFSName == '*.jpg' || kMDItemFSName == '*.mp4' || kMDItemFSName == '*.mov'
Verifique também:
find ~/Pictures ~/Movies ~/Downloads -type f \( -iname '*.jpg' -o -iname '*.jpeg' -o -iname '*.png' -o -iname '*.mov' -o -iname '*.mp4' \) 2>/dev/null
Às vezes o Finder perde o rastreamento, a indexação do Spotlight atrasa, ou os arquivos vão parar em uma pasta diferente da que você esperava. Irritante, mas acontece.
Eu discordo um pouco da vibe de “faça a varredura imediatamente, não importa o quê”. Se o cartão estiver saudável e for importante o suficiente, fazer primeiro uma imagem byte a byte é a opção mais segura. Depois, recupere a partir da imagem, não do cartão. Menos risco, menos arrependimento.
Se você realmente precisar de software de recuperação, o Disk Drill para recuperação de cartão SD no Mac ainda é uma escolha prática, como @mikeappsreviewer e @suenodelbosque mencionaram, principalmente porque é fácil classificar prévias de fotos/vídeos sem entrar totalmente no modo goblin forense. Mas se os seus vídeos forem super importantes, verifique os clipes recuperados até o fim, não apenas os primeiros 3 segundos. Cabeçalhos corrompidos adoram fingir que estão “bons”.
Além disso, se o cartão SD for de uma câmera, coloque-o de volta na câmera e veja se a própria câmera ainda consegue ver as miniaturas. Estranhamente, às vezes as câmeras leem mídias sobre as quais o Finder se faz de bobo. Nem sempre, mas vale 30 segundos.
E para comparações mais amplas de ferramentas de recuperação para Mac, este tópico é bem relevante:
melhores conselhos sobre software de recuperação de arquivos para Mac de usuários do Reddit
A grande regra continua a mesma: recupere para outra unidade, não de volta para o cartão SD. Se o cartão começar a desconectar, pare de mexer nele porque isso transforma um problema recuperável em um problema de hardware rapidamente.
Um ponto que eu acrescentaria e que @suenodelbosque, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer só mencionaram de leve: verifique se os arquivos foram realmente excluídos pelo macOS, mas ainda estão na pasta oculta .Trashes do cartão SD. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam ao excluir arquivos de mídia removível em um Mac.
Se você se sente à vontade com o Terminal:
ls -la /Volumes
Encontre o nome do seu cartão SD e depois:
ls -la /Volumes/YourCardName/.Trashes
Se você vir uma pasta de ID de usuário dentro, inspecione-a:
ls -la /Volumes/YourCardName/.Trashes/501
Às vezes, as fotos/vídeos estão simplesmente lá e podem ser copiadas diretamente para o seu Mac, sem necessidade de varredura de recuperação.
Eu discordaria um pouco da sugestão de colocá-lo de volta na câmera, a menos que o cartão pareça perfeitamente saudável. Algumas câmeras gravam dados de miniatura/cache no momento em que montam o cartão, e em um cartão quase cheio essa não é a minha aposta favorita.
Se .Trashes estiver vazio e o cartão estiver estável, então sim, o Disk Drill é uma opção sensata para Mac.
Prós do Disk Drill
- Visualização fácil de fotos e vídeos
- Bom suporte para sistemas de arquivos comuns de cartão SD
- Interface amigável, com menos dor de cabeça do que ferramentas forenses
- Pode recuperar para outra unidade sem muita configuração
Contras do Disk Drill
- Varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados/reconstruídos
- Não é a opção mais barata
- Em cartões muito danificados, ferramentas especializadas podem oferecer mais controle de baixo nível
Se o cartão SD mostrar capacidade estranha, estrutura de pastas incorreta ou pedir para inicializar, pare de tentar reparos. Nesse ponto, primeiro faça uma imagem ou entregue a um profissional. Recuperação é sobre preservar o estado atual, não consertar o cartão.