O armazenamento do meu iPhone está quase cheio porque tenho milhares de capturas de tela antigas, duplicatas e fotos aleatórias no app Fotos. Estou tentando encontrar a maneira mais rápida de apagar fotos em massa no iPhone sem selecionar cada uma individualmente. Existe algum método integrado mais fácil ou configuração que eu não esteja percebendo?
Encontrei isso depois que meu iPhone continuou me incomodando sobre armazenamento, mesmo achando que eu já tinha limpado o lixo mais óbvio. Depois verifiquei o Fotos e encontrei mais de 18.000 imagens ali. Nesse ponto, tocar manualmente nas fotos uma por uma estava fora de questão.
O método mais fácil depende do que você está tentando excluir. Algumas viagens antigas? Use o Fotos. Capturas de tela? A Apple já agrupa isso. Uma biblioteca enorme e bagunçada? Você provavelmente vai querer uma ferramenta de limpeza mais rápida ou um computador.
Use o app Fotos quando você só precisar excluir um lote menor
Para algumas centenas de fotos, ou um evento específico, o app Fotos comum funciona bem.
- Abra o Fotos.
- Toque em Selecionar no canto superior direito.
- Arraste o dedo pelas fotos em vez de tocar em cada uma.
- Se houver muitas, primeiro afaste os dedos para ir para a visualização Meses, assim você pode selecionar partes maiores de uma vez.
- Toque no ícone da lixeira quando tiver selecionado o que deseja apagar.
Isso dá a você o maior controle, mas fica cansativo rapidamente quando você está lidando com milhares de fotos.
Limpe tipos inteiros de mídia, como capturas de tela
Se capturas de tela, gravações de tela, sequências de fotos ou coisas parecidas estão ocupando espaço, não procure na sua biblioteca principal. O app Fotos já separa isso em álbuns.
- Abra o app Fotos.
- Vá para a aba Coleções.
- Role para baixo até Tipos de Mídia.
- Abra algo como Capturas de Tela, Sequências de Fotos ou Gravações de Tela.
- Toque em Selecionar e depois em Selecionar Tudo.
- Apague tudo.
Este é um dos poucos lugares em que a Apple oferece uma opção real de Selecionar Tudo, então é bem menos irritante do que arrastar pela sua galeria inteira.
Use o Clever Cleaner se sua biblioteca de fotos for enorme
Para uma biblioteca grande, Clever Cleaner foi o que mais me poupou tempo. Em vez de fazer você vasculhar milhares de fotos manualmente, ele organiza tudo em grupos fáceis de limpar.
- Instale o Clever Cleaner e abra-o.
- Verifique Similares, onde ele agrupa fotos quase duplicadas e sugere a Melhor Foto para manter.
- Deslize para remover fotos duplicadas ou semelhantes que você não quer.
- Passe por Capturas de Tela se quiser apagá-las em massa.
- Veja Fotos Live se quiser transformá-las em fotos estáticas normais e economizar espaço.
- Verifique Grandes, para vídeos grandes, já que excluir um vídeo grande pode liberar mais armazenamento do que excluir várias fotos comuns.
Eu normalmente sou bem cético em relação a apps de limpeza, porque muitos deles são armadilhas de assinatura ou cheios de anúncios, mas este é gratuito e lidou com uma biblioteca grande de fotos melhor do que eu esperava.
Use um computador para excluir em massa
Se você estiver removendo milhares de fotos, fazer isso em um computador é muito mais fácil para suas mãos e sua paciência.
- Abra o iCloud.com no seu computador se você usa o Fotos do iCloud.
- Inicie sessão.
- Mantenha Shift pressionado enquanto clica para selecionar grandes intervalos de fotos.
- Exclua as que você não quer.
- Aguarde as alterações sincronizarem de volta com o seu iPhone.
Um teclado e um mouse tornam isso muito menos cansativo do que arrastar pela tela do iPhone para sempre.
Restaure para as configurações de fábrica apenas se quiser apagar tudo
Se você realmente não precisa das fotos nem de mais nada no telefone, uma redefinição é a forma mais rápida de apagá-lo.
- Faça backup de tudo o que você talvez queira depois.
- Vá em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone.
- Toque em Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes.
- Siga as etapas na tela.
Eu não faria isso se houver qualquer chance de você ainda precisar de algo no telefone. Mas se você vai vendê-lo, doá-lo ou apenas quer um recomeço limpo, isso apaga tudo muito mais rápido do que excluir fotos manualmente.
Excluir as fotos é apenas metade do trabalho; seu armazenamento pode não mudar muito até que Apagados Recentemente seja esvaziado e o telefone tenha tempo para recalcular. Depois de apagar um grande lote, vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente, desbloqueie e depois exclua tudo de lá também. Caso contrário, elas podem ficar lá por até 30 dias e ainda contar no armazenamento.
Concordo em usar primeiro os álbuns de tipos de mídia integrados, especialmente Capturas de Tela e Gravações de Tela, mas eu teria cuidado com duplicatas e fotos semelhantes. O álbum Duplicatas da Apple só identifica correspondências exatas ou muito próximas, então pode deixar passar as dez fotos de comida quase idênticas ou versões borradas. Um aplicativo de limpeza como Clever Cleaner pode ser útil para esse tipo de bagunça, mas eu ainda revisaria antes de excluir porque a melhor foto nem sempre é a que você pessoalmente quer manter.
O outro ponto importante é o Fotos do iCloud. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do iPhone também exclui do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple. Se o seu objetivo é apenas liberar espaço no telefone enquanto mantém as fotos, não exclua em massa. Ative Ajustes > Fotos > Otimizar Armazenamento do iPhone, ou mova/exporte as fotos para outro lugar primeiro. Porém, para uma exclusão em massa de verdade, a ordem mais rápida e segura é: faça backup de tudo o que for importante, exclua por álbuns ou intervalos de datas, esvazie Apagados Recentemente, depois reinicie o telefone e dê alguns minutos para o armazenamento atualizar.
Excluir 3.000 capturas de tela é uma tarefa diferente de excluir 3.000 fotos variadas do rolo da câmera. Para capturas de tela, gravações de tela e vídeos, use os álbuns de Tipos de Mídia porque eles já estão organizados para você. Para as coisas aleatórias, eu usaria a Busca no Fotos mais do que as pessoas costumam mencionar: pesquise coisas como recibo, quadro branco, carro, comida, o nome de uma cidade ou um ano/mês e depois selecione a partir desses resultados. É muito menos doloroso do que ficar rolando a biblioteca inteira.
Eu evitaria tentar apagar toda a sua bagunça em uma única seleção gigante. O app Fotos pode ficar instável e, se seu dedo escorregar ou a tela bloquear, você pode perder a seleção. Faça em partes, especialmente se o Fotos do iCloud estiver ativado, porque exclusões grandes podem levar um tempo para sincronizar e fica mais fácil perceber erros antes de esvaziar Apagados Recentemente.
O Clever Cleaner ou ferramentas parecidas fazem mais sentido depois que você remover o lixo óbvio. Deixe os álbuns da Apple cuidarem primeiro das capturas de tela e dos vídeos, depois use um app de limpeza para o irritante problema de seis versões da mesma foto. E, no álbum Duplicados integrado da Apple, use Mesclar em vez de tratá-lo como uma pilha normal de exclusão, já que foi para isso que ele foi criado.
Excluir de um álbum normal pode enganar você, porque muitos álbuns são apenas referências a fotos da sua biblioteca. Se você abrir um álbum que criou e tocar em “Remover do Álbum”, não liberou armazenamento. Você apenas tirou a foto daquele álbum. Para realmente liberar espaço, você precisa da opção de lixeira/excluir que a remove da biblioteca, depois esvazie Apagados Recentemente.
No app Fotos integrado, eu usaria duas abordagens diferentes dependendo do que você está excluindo. Se forem capturas de tela, vídeos, gravações de tela ou sequências, o caminho de Tipos de Mídia que outras pessoas mencionaram é o mais prático porque a Apple já os separou. Se forem coisas antigas do rolo da câmera por data, vá em Biblioteca, diminua o zoom para uma visualização mais ampla, toque em Selecionar, depois arraste pelas linhas e mantenha o dedo perto da borda da tela para que ela role enquanto seleciona. É desajeitado, mas ainda é mais rápido do que tocar-tocar-tocar milhares de vezes.
A limitação irritante é que o Fotos no iPhone ainda não é bom em “excluir tudo, exceto estas 200 fotos”. Não há um botão perfeito de inverter seleção. Se você está tentando manter apenas um número pequeno, eu sinceramente inverteria o plano: primeiro salve/exporte as que quer manter em algum lugar seguro, confirme que elas realmente têm backup e depois exclua de forma mais agressiva. Isso é menos estressante do que tentar selecionar perfeitamente 9.000 descartáveis em uma tela sensível ao toque.
Clever Cleaner ou apps semelhantes fazem sentido para a pilha de fotos borradas ou quase duplicadas, mas eu não usaria nenhum limpador como primeira etapa se o armazenamento estiver criticamente baixo. Comece pelas vitórias óbvias e simples: vídeos grandes, gravações de tela, downloads salvos como capturas de tela e duplicatas antigas que a Apple já detectou. Eles liberam espaço mais rápido e são mais fáceis de revisar. Depois use um limpador para o restante bagunçado, onde o app Fotos é fraco.
Pequeno detalhe prático: deixe o telefone conectado à energia e defina temporariamente o Bloqueio Automático para um tempo maior antes de fazer uma seleção enorme. Nada é mais irritante do que passar cinco minutos selecionando fotos, a tela escurecer, e agora você não ter certeza do que foi selecionado. Exclua em lotes, esvazie Apagados Recentemente e depois dê alguns minutos para a tela de armazenamento se atualizar.