O armazenamento do meu iPhone continua lotando mesmo depois que eu apago apps, fotos e mensagens antigas. Os dados do sistema e outros armazenamentos parecem voltar a crescer rápido, e agora eu não consigo atualizar o iOS nem salvar novas fotos. Preciso de ajuda para descobrir o que está ocupando espaço e como impedir que o armazenamento do meu iPhone encha de novo.
Eu ainda não entraria em pânico. Já vi isso em vários iPhones, especialmente os de 64 GB. O armazenamento parece normal no início, e no dia seguinte o iOS já está mostrando avisos de pouco espaço como se algo tivesse quebrado. Normalmente, nada quebrou.
O que acontece é mais lento do que as pessoas pensam. Seu celular vai acumulando sobras. Fotos. Vídeos. Anexos de mensagens. Música offline. Lixo em cache de apps que você abre todos os dias. Cada item parece pequeno quando chega, mas aí se passam seis meses e seu armazenamento já era.
Isso se Acumula Pouco a Pouco
Eu penso nisso como uma gaveta de bagunça, não como algum desastre repentino. Você joga lá dentro um cabo, um recibo, uma bateria aleatória, e então um dia a gaveta não fecha mais.
É a mesma coisa aqui.
Uma viagem de fim de semana rende 40 vídeos. O WhatsApp guarda anos de anexos. O app Mensagens salva memes, mensagens de voz, clipes. Instagram, TikTok, Spotify, YouTube, todos eles mantêm arquivos extras por perto. Sozinhos, não é grande coisa. Juntos, eles consomem dezenas de gigabytes.
Eu verificaria as Fotos primeiro
Quando alguém diz, “o armazenamento do meu iPhone continua enchendo sozinho”, eu geralmente olho para Fotos antes de qualquer outra coisa.
O motivo é simples. A biblioteca de fotos esconde bem o desperdício. Você não percebe isso enquanto rola a tela. Aí você para e olha, e são coisas assim:
- seis fotos do mesmo pôr do sol porque uma pode estar melhor
- três cópias borradas da mesma foto de família
- uma montanha de capturas de tela que você precisava por dez minutos
- Fotos ao Vivo que você nunca quis salvar desse jeito
- arquivos de vídeo grandes de shows, viagens, aniversários
Essa pilha fica enorme rápido. Já vi bibliotecas de fotos ocuparem o primeiro lugar no armazenamento várias e várias vezes.
Por que eu usaria um app de limpeza em vez de fazer isso manualmente
Você pode organizar tudo sozinho. Eu já fiz isso uma vez. Foi irritante e levou uma eternidade.
Se a sua biblioteca tiver milhares de itens, eu daria uma olhada no Clever Cleaner.
O que me chamou a atenção é que ele não para em duplicatas exatas. Ele também agrupa fotos semelhantes, o que importa mais na vida real. A maior parte da bagunça não é uma duplicata perfeita. São quatro fotos quase idênticas das quais você só precisa de uma. Ele também ajuda a destacar capturas de tela, arquivos grandes e Live Photos, que são consumidores comuns de espaço e que as pessoas esquecem.
Você ainda escolhe o que será excluído. Ele sugere, você decide. Eu prefiro assim.
Já vi pessoas liberarem uma quantidade absurda de armazenamento depois de uma única passada na bagunça de fotos antigas. Coisas que elas nem tinham percebido.
Os apps também ocupam espaço
As fotos são o suspeito de sempre, embora não sejam o único.
Os apps aumentam de tamanho com o tempo por causa de arquivos em cache, downloads e dados temporários. Aplicativos de mensagens fazem isso. Aplicativos de streaming fazem isso. Aplicativos de redes sociais também são ruins nesse aspecto. Já abri os ajustes de armazenamento e encontrei um app ocupando muito mais espaço do que eu esperava, sem motivo óbvio, a não ser meses de lixo em cache.
Depois da limpeza das fotos, eu iria em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e examinaria a lista do maior para o menor. Essa tela geralmente mostra a situação rapidamente.
O que eu faria primeiro
Não fique pulando entre dicas aleatórias. Verifique para onde foi o armazenamento.
Abra Armazenamento do iPhone. Encontre a maior categoria. Comece por ali.
Se Fotos for a principal, eu limparia isso primeiro, e Clever Cleaner é uma maneira rápida de organizar a bagunça sem apagar as fotos que importam para você. Depois, eu revisaria aplicativos inchados e anexos antigos de mensagens.
Na maioria das vezes, não é um defeito do iPhone. É acúmulo. Depois que você vê o que está ocupando espaço, a solução fica bem menos confusa.
Se “Dados do Sistema” continuam voltando a crescer, eu olharia para uma categoria diferente da que @mikeappsreviewer mencionou.
Muitos iPhones enchem por causa de arquivos em cache ligados ao Safari, Mensagens, arquivos de atualização do iOS e apps como TikTok, Instagram, Spotify e WhatsApp. Apagar o ícone do app nem sempre resolve a bagunça se a sincronização puxa os dados de volta imediatamente.
Tente nesta ordem.
- Ajustes, Safari, apague Histórico e Dados dos Sites.
- Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Procure um arquivo antigo de atualização do iOS e apague-o.
- No Mensagens, remova anexos grandes pela tela de informações dentro de conversas longas.
- Desative a opção Manter Mensagens para Sempre. Defina como 1 ano ou 30 dias.
- Reinicie o celular após a limpeza. Às vezes o iOS mostra o armazenamento errado até reiniciar.
- Se o Mail estiver muito grande, remova e adicione a conta novamente. O cache do Mail fica problemático rápido.
Discordo um pouco de começar sempre pelas fotos. Fotos são comuns, claro, mas Dados do Sistema crescendo sem controle geralmente são excesso de cache.
Se sua biblioteca de fotos ainda estiver bagunçada, vale dar uma olhada no Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone grátis, especialmente para capturas de tela, fotos parecidas e arquivos grandes.
Para um guia visual rápido de como liberar armazenamento no iPhone de graça, assista a este passo a passo fácil de limpeza de armazenamento do iPhone.
Se o armazenamento continuar enchendo de novo depois de tudo isso, faça backup, apague e restaure. É chato, mas isso corrige bastante esse estranho armazenamento fantasma.
Na verdade, eu insistiria em um ponto do @mikeappsreviewer e do @yozora: se o armazenamento “volta” super rápido, isso nem sempre é só bagunça normal. Às vezes, a sincronização do iCloud está baixando de novo coisas que você achou que tinha removido, ou um app está reconstruindo o cache no segundo em que você o abre outra vez.
Alguns lugares que o pessoal deixa passar:
- Gravador. Gravações longas ficam enormes.
- App Podcasts. Episódios baixados adoram se esconder.
- App Arquivos. Verifique Downloads e No Meu iPhone.
- GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom. Apps de edição guardam arquivos de projeto gigantes.
- WhatsApp/Telegram podem baixar novamente mídias de backups na nuvem.
Também verifique se o Fotos está definido como “Baixar e Manter Originais”. Essa configuração pode acabar com um celular de 64 GB sem dificuldade.
Mais uma correção estranha: certifique-se de que o celular tenha pelo menos alguns GB livres antes de avaliar Dados do Sistema. O iOS fica bem burro quando está quase cheio e começa a ficar mexendo em arquivos temporários sem parar. Meio que um design burro, mas é isso.
Se a sua biblioteca de fotos faz parte da bagunça, o Clever Cleaner é sinceramente uma das formas mais fáceis de organizar fotos parecidas, capturas de tela e mídias grandes sem passar a noite toda fazendo isso manualmente. Esta avaliação de limpador gratuito para iPhone com dicas de limpeza oferece uma explicação decente.
Se nada disso mudar, eu suspeitaria de dados locais corrompidos, não apenas “fotos demais”. Nesse ponto, um backup criptografado, apagamento completo e restauração provavelmente é a solução mais limpa.