Já passei por isso, e sim, é péssimo. Você chega em casa, conecta a GoPro, e os clipes com que você se importava sumiram. Se a filmagem foi apagada ou o cartão foi formatado, ainda há uma boa chance de recuperação. O que você faz em seguida importa mais do que a maioria das pessoas pensa.
## Primeira coisa: pare de mexer no cartãoSe você quer as melhores chances, pare de usar o cartão SD imediatamente.
Não grave mais vídeos nele. Não o reformate de novo. Não execute ferramentas aleatórias de correção que você encontrou em um resultado de busca. Em muitos casos, os dados do vídeo ainda estão lá. O problema é que o índice sumiu, não a filmagem em si. Assim que novos dados forem gravados por cima, você perde partes de vez.
Antes de executar um software de recuperação, eu verificaria primeiro as coisas chatas, porque às vezes a resposta é boba e fácil:
- Entre na sua conta GoPro Cloud se você usa a assinatura e deixou o Auto Upload ativado.
- Verifique a Lixeira ou Itens Excluídos Recentemente.
- Coloque o cartão de volta na câmera e veja se a GoPro tenta reparar o arquivo sozinha.
- Tente outro leitor de cartão, outra porta USB ou um segundo computador.
- Veja se o cartão SD aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no macOS.
Se o cartão nunca aparecer, continuar perdendo a conexão ou parecer fisicamente danificado, eu pararia por aí. Isso deixa de ser um caso normal de exclusão e começa a parecer falha de hardware. Problema diferente, solução diferente.
## Por que recuperar arquivos da GoPro é mais chato do que recuperar fotosEssa parte pega muita gente de surpresa. Recuperar vídeo de câmera costuma ser mais difícil do que recuperar fotos ou arquivos de escritório.
As filmagens da GoPro são gravadas em partes espalhadas pelo cartão. Então, quando o sistema de arquivos é danificado ou apagado, o aplicativo de recuperação precisa reconstruir o clipe a partir de partes dispersas. Muitas ferramentas vão encontrar um nome de MP4 e ainda assim entregar um arquivo quebrado que trava, corta no meio ou nem abre. Vi isso mais de uma vez em cartões de câmeras de ação e cartões de drones. A mesma bagunça.
## O que eu tentaria primeiroPara cartões GoPro apagados, formatados ou corrompidos logicamente, eu começaria com Disk Drill.
O motivo é simples. O modo Advanced Camera Recovery dele foi criado para filmagens de dispositivos como GoPros, drones e dash cams, em que a fragmentação de arquivos é um problema. Isso remonta às antigas ferramentas GoProRecovery e CnW Recovery que as pessoas costumavam compartilhar para esse trabalho específico. Esses métodos acabaram incorporados ao Disk Drill e, pelo que vi, ele lida melhor com vídeos fragmentados do que as verificações genéricas de recuperação de arquivos.
## Etapas que eu seguiria no Windows ou Mac- Retire o cartão SD da GoPro.
- Conecte-o diretamente ao seu computador com um leitor de cartão.
- Abra o Disk Drill.
- Selecione o cartão SD.
- Escolha Advanced Camera Recovery.
- Execute a verificação.
- Visualize os vídeos que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
Parte importante: salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não de volta no mesmo cartão. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.
O recurso de visualização ajuda bastante. Se um clipe for visualizado corretamente antes da recuperação, suas chances são melhores. Se o cartão apresentar erros de leitura ou desconectar durante a verificação, eu faria primeiro um backup byte a byte e verificaria o backup em vez disso. Menos desgaste no cartão original, menos risco.
No Mac, o fluxo é o mesmo. Leitor de cartão, abra o aplicativo, verifique, visualize, restaure para outra unidade ou pasta.
## Quando eu pararia de mexer com softwareAlguns casos são apostas ruins para recuperação por conta própria. Se qualquer uma destas coisas estiver acontecendo, eu tenderia a procurar um laboratório de recuperação:
- O cartão SD tem dano físico.
- Nenhum computador o reconhece.
- Ele desconecta repetidamente durante as verificações.
- Ele esquenta rápido.
- A filmagem é importante o bastante para você não querer ficar tentando na base de tentativa e erro.
Aprendi da pior forma que tentativas repetidas de verificação em um cartão com falha não são inofensivas. Se o cartão estiver instável, cada leitura extra é uma aposta.
## Melhor cenário possívelSe isso foi um caso simples de exclusão ou formatação, normalmente esses são os casos mais limpos. As chances de recuperação caem quando o cartão continuou sendo usado depois que a filmagem sumiu. Se ele ficou praticamente intocado, ainda há uma chance razoável de seus vídeos poderem ser recuperados.