A unidade flash foi formatada acidentalmente. Os arquivos ainda podem ser recuperados?

Formatei acidentalmente meu pen drive USB enquanto tentava mover alguns documentos e fotos, e agora tudo parece ter sido excluído. Esses arquivos são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados de pen drive formatado ainda é possível e quais passos devo seguir antes de piorar a situação.

Já passei por isso. Eu apaguei um USB com fotos de família há um tempo e achei que estava ferrado. Se o seu foi formatado por engano, eu não presumiria que os arquivos já foram perdidos.

A primeira coisa que eu tentaria descobrir é que tipo de formatação aconteceu.

Se terminou rápido, tipo em poucos segundos ou em menos de um minuto, eu apostaria que foi uma formatação rápida. No meu caso, isso significou que o índice da unidade foi limpo, enquanto os arquivos ainda estavam no dispositivo até que novos dados os substituíssem. Uma formatação completa é pior. Essa leva mais tempo e causa mais danos ao que estava lá antes.

Então, antes de qualquer coisa, pare de mexer na unidade.

1. Não formate de novo
  2. Não execute o CHKDSK
  3. Não use nenhuma ferramenta de reparo
  4. Não copie arquivos de teste para ela

Cada gravação reduz suas chances.

Eu também faria uma checagem chata primeiro, porque isso economiza tempo quando funciona. Procure por cópias que você esqueceu que existiam:

1. Google Drive, OneDrive, iCloud, Dropbox
  2. Downloads, Área de Trabalho, Documentos, pastas antigas
  3. Anexos de e-mail, apps de chat, coisas que você enviou para alguém

Uma vez eu pulei essa parte, passei uma hora escaneando, e depois encontrei metade dos arquivos em uma pasta antiga de sincronização na nuvem. Me senti meio burro, para ser sincero.

Se nenhum backup aparecer, eu partiria para um software de recuperação. Eu usei o Disk Drill, e ele recuperou a maior parte dos meus arquivos. No meu caso, foi algo em torno de 90 por cento, embora os nomes e a estrutura das pastas tenham ficado bagunçados.

O que eu fiz:

1. Instalei no meu computador, não no USB
  2. Conectei o USB formatado
  3. Abri o Disk Drill e escolhi o USB na lista
  4. Cliquei em Procurar Dados Perdidos
  5. Usei a Varredura Universal para a unidade formatada
  6. Deixei a varredura terminar completamente, mesmo quando parecia ter acabado antes
  7. Visualizei os arquivos antes da recuperação
  8. Salvei os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo USB

A parte da visualização foi muito importante para mim. Se uma foto ou documento abria na visualização, as chances de recuperação eram boas.

Mais uma coisa. Se o USB estiver se comportando de forma estranha, leitura lenta, desconexões aleatórias, mensagens de erro, eu pararia de executar varreduras repetidas na unidade física. O Disk Drill tem uma opção para criar primeiro uma imagem byte a byte. Faça a varredura da imagem, não do dispositivo com falha. É mais seguro assim. Aprendi isso tarde demais.

Se o software não der conta e os arquivos forem importantes, tipo fotos de casamento, fotos do bebê, documentos fiscais, então uma empresa de recuperação de dados ainda é uma opção. Caro, sim. Ainda assim, melhor do que sobrescrever a unidade e perder qualquer chance que você tinha.

Eu sei que essa parte é horrível. Ainda assim, uma formatação rápida muitas vezes pode ser recuperada se você parar de gravar na unidade rápido o suficiente.

Sim, se a unidade flash recebeu uma formatação rápida, seus arquivos ainda têm uma chance.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de usar o USB agora mesmo. Cada nova gravação reduz as chances de recuperação. Mas eu faria uma verificação extra antes de gastar tempo escaneando. Abra o Gerenciamento de Disco no Windows e veja se o USB mostra o tamanho esperado e uma partição normal. Se a capacidade parecer errada, como 0 bytes ou um tamanho minúsculo, isso pode ser mais do que um problema de formatação.

Além disso, a formatação completa nem sempre é o golpe fatal que as pessoas imaginam. Em sistemas mais antigos e em alguns dispositivos, partes dos dados ainda aparecem, embora a qualidade dos arquivos geralmente seja pior e os nomes se percam. Então não descarte isso rápido demais.

O que eu faria:

1. Conecte uma vez e confirme se a unidade é detectada.
  2. Se ela desconectar ou travar, crie uma imagem primeiro.
  3. Escaneie a imagem ou o USB com o Disk Drill.
  4. Classifique os resultados por tipo de arquivo primeiro e depois visualize documentos e fotos.
  5. Recupere para o seu PC ou outra unidade externa, nunca de volta para o mesmo USB.

Para documentos, procure por DOCX, PDF, XLSX. Para fotos, JPG, PNG, HEIC, RAW. Os resultados da varredura profunda tendem a perder a estrutura de pastas, então a recuperação por tipo economiza tempo.

Se os arquivos forem documentos comerciais, registros legais ou anos de fotos, não continue reescaneando por horas se os resultados parecerem ruins. A recuperação em laboratório fica cara rapidamente, mas às vezes é a opção mais segura.

Para ajuda com recuperação de arquivos de unidade flash formatada e etapas de recuperação de fotos de USB, este vídeo curto também é útil:
assista a este guia de recuperação de dados de USB

Resumindo, formatado nem sempre significa apagado. Se foi uma formatação rápida, suas chances são boas. Se a unidade estiver saudável, o Disk Drill é um ótimo ponto de partida. Algumas pessoas conseguem recuperar a maior parte, outras não, mas interromper as gravações cedo é o que mais importa.

Sim, possivelmente. Um USB formatado não significa automaticamente que os arquivos foram perdidos para sempre.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @codecrafter, mas eu acrescentaria uma coisa que eles meio que deixaram passar: algumas unidades flash usam nivelamento de desgaste e comportamento semelhante ao TRIM, então a recuperação pode ser menos previsível do que em um HD antigo. Em termos simples, até uma formatação rápida pode ser recuperável, mas pendrives às vezes são estranhos e inconsistentes.

O que mais importa é isto:

• se foi uma formatação rápida, as chances são melhores
  • se você não salvou nada novo nele, as chances são melhores
  • se a unidade ainda está sendo lida normalmente, as chances são melhores

O que eu não faria é passar horas tentando comandos aleatórios de reparo. O CHKDSK é ótimo para problemas no sistema de arquivos, péssimo quando seu objetivo é recuperar arquivos apagados após uma formatação. Ele pode bagunçar o que restou.

Minha opinião:

1. Verifique primeiro se os arquivos ausentes existem em outro lugar.
  2. Se não, recupere o quanto antes.
  3. Se o USB estiver instável, pare e crie uma imagem dele primeiro.
  4. Use um aplicativo de recuperação adequado como Disk Drill e recupere os arquivos para outra unidade.

Além disso, não fique obcecado com os nomes originais das pastas. Depois de uma formatação, as melhores recuperações geralmente se baseiam em assinaturas de arquivos, então fotos/documentos podem voltar, mas parecer desorganizados. Isso é normal.

Se você quiser mais conselhos da comunidade, este tópico tem algumas boas dicas de recuperação de pendrive de usuários do Reddit.

Versão curta: sim, os dados de um pendrive formatado ainda podem ser recuperados, mas pare de usar a unidade agora. Essa parte é decisiva, sem brincadeira.